5 razões para você reciclar o seu lixo

Apesar dos benefícios da reciclagem serem amplamente divulgados nos últimos anos, são poucas as famílias que aderem ao processo de separação do lixo em suas residências. Seja por falta de costume, conscientização ou porque no seu bairro não tem coleta de resíduos.

Se você é novo na reciclagem, ou não tem certeza sobre algumas das questões envolvidas nesse processo — ou está apenas imaginando se vale a pena todo o esforço — a seguir tem 5 razões pelas quais você deve reciclar o seu lixo.

  1. Reduz os danos ambientais;
  2. Todos se beneficiam;
  3. Incentiva as pessoas a pensarem globalmente;
  4. Não tem custos;
  5. A contaminação é reduzida.

1. Reduz os danos ambientais

Lixo jogado fora e não reciclado vai acabar em um aterro, ou incinerado, ou irá prejudicar o meio ambiente de alguma outra forma. Quanto mais resíduos forem reciclados, menos danos serão causados ​​ao meio ambiente.

Por isso, o primeiro passo é coletar os materiais que podem ser reciclados, como papel e o papelão, o vidro, as latas e embalagens plasticas.

Mantenha esses itens em sacos de lixos separados do lixo orgânico. Em seguida, coloque cada item nas lixeiras específicas, inclusive utilize caçambas para a retirada de entulho, caso esteja fazendo alguma obra.

2. Todos se beneficiam

Todo mundo ganha com a reciclagem. Não é apenas benéfico para o meio ambiente e uma maneira de combater o aquecimento global, também é bom para empresas e indústrias porque conserva energia.

Isso porque, é mais barato recuperar matérias-primas de lixos reciclaveis do que passar pelo processo prejudicial e caro de extraí-los do zero ou passando pelos processos originais de fabricação.

Uma vez que os itens foram coletados nas lixeiras, o material reciclado é usado em muitos processos de fabricação e muitas empresas encontram usos muito inovadores para os materiais.

Os reciclados são vendidos exatamente como as matérias-primas são vendidas. Como visto, o uso de material reciclado consome menos energia e reduz o impacto ambiental de muitos produtos.

3. Incentiva as pessoas a pensarem globalmente

Reciclar faz as pessoas pensarem globalmente, já que não é apenas um problema para um país, é um problema para toda a raça humana e, portanto, um problema mundial.

Quanto mais pessoas se envolverem com a reciclagem, mais recursos podem ser disponibilizados para reciclagem e mais pressão pode ser colocada nos fabricantes e nas lojas para usar materiais renováveis.

Reciclar não é apenas algo com que um punhado de ambientalistas deveria estar envolvido — é algo que todo mundo precisa fazer. Há evidências científicas esmagadoras de que os resíduos sintéticos que não são reciclados estão causando sérios problemas para a saúde, o clima e o ecossistema em geral.

Além disso, quanto mais pessoas comuns reciclarem, mais forte é a mensagem aos políticos e líderes de que é necessária uma ação forte em nível nacional e internacional. As pessoas comuns que assumem a responsabilidade por seus resíduos, fazem uma diferença política, bem como prática.

4. Não tem custo

A reciclagem é gratuita, tudo o que lhe custará é uma pequena quantidade de tempo, classificando seus resíduos nas categorias básicas e lavando latas e garrafas, assim como óleo de cozinha, para o descarte correto – essa separação também e feita em em uma empresa de reciclagem de plástico.

O próximo passo no processo de reciclagem do lixo é comprar mercadorias feitas de materiais reciclados, tais como sacolas ecológicas, roupas e sapatos feitos de material reciclado como garrafas PETs, entre outros itens, produzidos, especialmente, por essas empresas citadas anteriormente.

5. A contaminação é reduzida

O lixo polui o ambiente em geral, inclusive por isso é feita a coleta de resíduos perigosos em ambientes hospitalares, por exemplo. O lixo, independentemente da sua origem, contamina o mar e o solo, pode ser perigoso para a vida das aves e dos animais.

Além disso, esses materiais também prejudicam os ecossistemas locais. A reciclagem é a maneira mais responsável pela qual o lixo pode ser tratado.

Muitos dos recursos que são usados ​​para produzir produtos e embalagens no mundo moderno são finitos. O plástico requer petróleo, por exemplo, e o óleo um dia acabará. Quanto mais cedo e mais extensivamente pudermos usar combustíveis e materiais renováveis ​​e reciclá-los, melhor.

Enfim, você pode reduzir a quantidade de lixo que gera no dia a dia, independentemente de ser reciclável ou não, pensando nas coisas que você compra.

Quanto menos embalagem de plástico um produto tiver, por exemplo, menos desperdício sobrará após você tê-lo usado ou consumido.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *