A importância do licenciamento para o meio ambiente

meio ambiente

Cuidar do meio ambiente é algo muito importante para a preservação dos recursos naturais que são importantes para as espécies animal e humana. As pessoas que pensam em ter uma empresa ou um espaço para o cultivo de plantações e animais, precisam se atentar com alguns cuidados em relação as atividades que serão desempenhadas.

A parte prática do trabalho exige algumas precauções para evitar problemas com os órgãos de fiscalização ambiental. Destinar capital para os processos de obtenção das licenças ambientais exigidas, conforme o nível das atividades são formas de trabalhar com qualidade e segurança.

Ter as documentações regularizadas permite aos empreendedores trabalhar sem preocupações com multas e prejuízos financeiros, além de preservar os recurcos naturais.

A importância do licenciamento ambiental

O licenciamento é um procedimento muito importante que visa ajudar na preservação do meio ambiente, graças ao acompanhamento que os órgãos de fiscalização ambiental. O processo visa acompanhar a execução e implementação de atividades que tenham algum potencial de poluição ou que faça uso dos recursos naturais.

Os órgãos estaduais, federais e municipais são os responsáveis por conceder a licença, conforme a avaliação que os documentos e situação do local que a pessoa deseja utilizar para as atividades. Existem quatro tipos de licenças que podem ser concedidas em diferentes casos, são elas: licença prévia, de instalação, operação e pesquisas sísmicas.

O empreendedor ou empresário só pode começar as atividades se obter a licença ambiental de operação, que visa certificar e autorizar que imóvel construído atenda as necessidades exigidas do ponto de vista ambiental. A licença só é concedida se o projeto da edificação atender as regras que os órgãos ambientais determinam.

Alguns projetos exigem um processo de licenciamento diferente, pois podem se dividir nas esferas estaduais e federais. Nestes casos, o indivíduo precisa ter a licença ambiental do estado no qual o empreendimento irá funcionar e um licenciamento feito pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

A licença ambiental Ibama é um documento muito importante que as empresas de pequeno, médio e grande porte precisam ter para trabalhar sem ter problemas com as entidades de fiscalização ambiental.

Licenças concedidas pelo Ibama

A função desta entidade federal é fiscalizar e implementar medidas que ajudem a cuidar do meio ambiente. A elaboração de projetos de fiscalização sobre o uso dos recursos ambientais é muito importante, atuando na preservação dos ecossistemas. O Ibama ajuda a colocar em prática, diversas medidas que são criadas pela Política Nacional do Meio Ambiente.

As pessoas que trabalham com pesca, por exemplo, precisam ter a licença de pesca Ibama. Este documento é obrigatório para pescadores amadores e profissionais que pescam em riachos, lagos, rios, mares e represas. O órgão possui dois tipos de licença de pesca: embarcada e desembarcada.

O documento tem validade anual e deve sempre ser renovado para conseguir atuar no segmento de pesca sem ter problemas com o instituto.

Deste modo, as atividades com potencial de causar algum dano ou problema ao meio ambiente, o indivíduo precisa dedicar tempo para organizar toda a documentação para obter o ibama licenciamento ambiental e poder trabalhar cumprindo com a responsabilidade ambiental e manutenção dos recursos naturais.

Sementes utilizadas em plantações

O capim mombaça é uma espécie de grama muito utilizada no setor da agropecuária para engordar bovinos e caprinos, pois é uma gramínea com muitos nutrientes que ajudam na alimentação dos animais.

Sabendo desta informação, os produtores podem investir na compra de sementes capim mombaça para o plantio, e assim garantir a comida para os animais.

Os benefícios deste capim são:

  • Alta produtividade;
  • Ajuda na alimentação animal;
  • Qualidade;
  • É uma excelente alternativa para áreas onde o solo é fértil;
  • Cresce rápido.

Com muitos ganhos interessantes para o setor agropecuário, pesquisar os valores das sementes de capim mombaça é o modo de ter excelentes resultados nas fazendas, garantindo o alimento dos bichos, e consequentemente, a produtividade da fazenda.

Outra possibilidade que pode ajudar os produtores é comprar o saco com o capim, fator que ajuda na alimentação dos animais sem ter de esperar o crescimento da grama. Por isso, pesquisar o preço do saco de capim mombaça é uma alternativa simples e muito eficiente para agilizar a rotina das fazendas.

Portanto, dedicar tempo e capital para poder organizar a parte de documentação e licenças é muito importante para trabalhar com eficiência, cuidando do meio ambiente e btendo ótimos resultados para o empreendimento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *