A importância do tratamento de efluentes

Os cuidados e o tratamento com o meio ambiente são essenciais para a preservação de dos recursos naturais e para a vida das espécies animal e humana no planeta.

Problemas de impacto ambiental sempre existiram, mas, nos últimos anos têm aumentado desenfreadamente e se não houver uma postura mais incisiva em relação às atividades que causam problemas ambientais, os recursos e o próprio ambiente podem comprometer a vida das espécies.

As atividades de cunho econômico e social, por exemplo, a produção desenfreada de mercadorias das empresas, são como uma mola propulsora, ou seja, provocam mais problemas de impacto ambiental.

Uma mudança de comportamento dos indivíduos e uma política que pense com mais carinho no meio ambiente pode ajudar as pessoas e companhias a terem ótimos resultados e principalmente a salvar o planeta.

Com uma grande quantidade de processos produtivos em várias empresas de segmentos diferentes, os resíduos e elementos que não são mais usados nos serviços são descartados.

Muitas vezes, em lugares inadequados, causando poluição e acúmulo de efluentes, sujeiras que é produzida por rede de esgoto e processos industriais que são lançados no meio ambiente.

A partir do momento em que os resíduos são descartados no meio ambiente, eles sofrem uma alteração que causa problemas de degradação, poluição e contaminação, que pode comprometer a qualidade do solo, das águas, do ar, além do tempo de vida útil dos recursos naturais, existentes na natureza.

Para evitar estes transtornos, é muito importante que as empresas responsáveis pelo saneamento básico e distribuição de água, realize o tratamento de efluentes, pois, este serviço ajuda a diminuir os problemas do meio ambiente.

A importância do tratamento de efluentes

Os efluentes são divididos em: domésticos, que são os dejetos e esgoto produzidos nas residências que correspondem por 99,9% de água e o restante são sólidos orgânicos e inorgânicos.

Os líquidos são as águas usadas nos processos diários que acontecem em residências, comércios e indústrias, além da água da chuva. Já os industriais são os gases resultantes que as etapas de produção de mercadorias que acontece em várias companhias.

As empresas de tratamento da agua, para deixar o líquido com qualidade para o consumo, precisam fazer a separação, retirando os efluentes contidos nela.

Ter um espaço específico para realizar o tratamento dos efluentes é muito importante, pois, garante que a água não terá problemas de contaminação e os resíduos podem ter um cuidado especial.

Para realizar este serviço é necessário ter equipamentos para tratamento de efluentes como:

  • Separador de óleo e graxa;
  • Tanques de armazenamento;
  • Sistemas de aeração;
  • Sistema de flotação por ar dissolvido;
  • Queimador de biogás;
  • Roteador anaeróbio;
  • Membranas de filtração;
  • Entre outros itens.

Todos esses processos e ferramentas ajudam na realização dos processos.

Equipamentos e aparelhos de qualidade são essenciais para o trabalho, mas, não são suficientes. A presença de produtos quimicos para tratamento de efluentes é muito importante, porque, conseguem alterar a qualidade do efluente, deixando menos prejudicial ao meio ambiente e as pessoas.

Alguns dos produtos atuam como: agentes de floculação, coagulação, oxidação, redução de pH, desinfecção e redução, em várias e diferentes etapas, com o objetivo de melhorar o efluente.

Etapas e procedimentos do tratamento de efluentes

O tratamento de efluentes possui algumas etapas: tratamento primário que consistem em remover os sólidos e materiais graxos. Secundário que retira todo o material orgânico e biodegradável, de natureza solúvel e o terciário que ajuda na retirada dos materiais que, mesmo, diluído nas etapas anterior ainda não foi eliminado da água.

Existem processos biológicos, físicos e químicos que podem ser usados para tratar o efluente, antes de descartá-los em rios, assim é possível evitar a poluição ambiental.

Os produtos para tratamento de efluentes são importantes para facilitar as etapas e conseguir acelerar o serviço.

Cloro, ozônio, hipoclorito de sódio, de cálcio, cal, sulfato de ferro, alumínio, permanganato de potássio, cloreto férrico e entre outros produtos que ajudam a tratar da água e efluentes com qualidade, sem prejudicar o ambiente.

Um formato de tratamento que pode ser feito em espaços residenciais é a utilização de uma fossa septica, que é uma forma de tratamento primário de esgoto doméstico que ajuda na separação e transformação dos resíduos, além de ser uma forma simples e indicada para as zonas rurais ou que não tenha saneamento básico.

Sendo assim, os cuidados com a água e efluentes é extremamente necessário para ajuda nos cuidados do ambiente, evitar problemas de doenças e contaminações que prejudicam as pessoas.

Cuidar do descarte de resíduos é uma forma das empresas mudarem a sua atuação, mostrando a sociedade que é possível realizar os seus processos produtivos com qualidade e zelar pelo meio ambiente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *