A importância dos processos para cuidar do meio ambiente

meio ambiente

As ações executadas diariamente pelos indivíduos e empresas possuem um impacto direto ao meio ambiente, gerando problemas de desmatamento, poluição e a escassez de recursos.

A preservação é algo essencial para manter a vida da espécie animal e garantir que os recursos provenientes da natureza não deixem de existir para as próximas gerações.

O modo de conseguir ajudar no cuidado ambiental é apostando e colocando em prática algumas mudanças de hábitos. Algumas transformações podem ajudar a diminuir os problemas que as atividades sociais e econômicas causam ao ambiente, mantendo os animais e recursos naturais seguros.

Pequenas mudanças podem se tornar um hábito e gerar a conscientização necessária para que as pessoas comecem a se preocupar com o meio ambiente. Já as empresas, podem investir em programas de responsabilidade ambiental, criando ações que mobilizem os seus colaboradores, além de traçar estratégias para que a produção tenha menos impactos.

A relevância dos cuidados com o meio ambiente

As pessoas devem fazer a sua parte com relação ao ambiente, ou seja, ter um consumo mais consciente e implementar soluções que diminuam os impactos e problemas.

A responsabilidade ambiental é algo que engloba a todos (pessoas e empresas) que devem atuar diariamente para cuidar e pensar em estratégias que ajudem a reduzir o desmatamento, captura de animais, entre outras questões de grande impacto.

Dessa forma, aqueles que desejam ter um empreendimento precisam analisar se as atividades que serão executadas não irão causar problemas ao meio ambiente. Os trabalhos que tenham um potencial efetivo de algum impacto ambiental, precisam ter uma licença, ou seja, uma documentação especial para poder trabalhar com segurança e conforme as leis ambientais.

No estado de São Paulo, a CETESB licenciamento (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão responsável por controlar, fiscalizar, monitorar e licenciar as atividades geradoras de sujeiras e problemas, visando cuidar e recuperar a qualidade do solo, água e do ar.

O processo de licenciamento é dividido em algumas etapas, já que há diferenças entre as licenças que os órgãos ambientais fornecem. As 4 mais concedidas são:

  • Licença Prévia;
  • Licença de Instalação;
  • Licença de Operação;
  • Licença de Pesquisas Sísmicas.

Cada uma destas opções são elaboradas conforme as análises que o órgão estadual ou municipal realiza a respeito da proposta e planejamento que o empreendedor ou empresário tem para abrir o seu empreendimento. Após a análise, o licenciamento ambiental CETESB é concedido, possibilitando o início das atividades.

As pessoas que desejam construir do zero, podem elaborar um planejamento de obra e apresentar para a empresa de licenciamento que pode avaliar se o serviço está de acordo com as leis ambientais.

Serviços topográficos

Antes de iniciar uma obra, investir em um processo de análise do terreno é muito importante para entender as particularidades solo, o que pode ser feito no espaço é essencial para o sucesso da obra. Investir no serviço de topografia de terreno é a solução para ter todas as informações.

A topografia é um processo que mostra de forma detalhada o tamanho do terreno, questões de relevo, acidentes geográficos, dimensões, tipo de solo, variações altimétricas, entre outros dados que são essenciais para as obras. As vantagens dos serviços de topografia rural e urbana são:

  • Facilita o cadastramento do imóvel;
  • Aumenta a qualidade da obra;
  • Mais segurança no trabalho;
  • Conhecimento amplo do terreno;
  • Reduz os problemas durante a construção;
  • Proporciona informações relevantes sobre o espaço.

O processo de análise exige o uso de alguns materiais específicos como: baliza, nível topográfico, estaca, GPS (Sistema de Posicionamento Global), mira, estaca, estação total, GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), teodolito, entre outros.

O papel dos processos de separação de resíduos

A reciclagem é um procedimento muito importante para a diminuição de lixo, além de dar uma nova oportunidade para materiais que tenham um potencial reciclável. As lixeiras coloridas da coleta seletiva podem ajudar na separação dos resíduos, facilitando o trabalho das cooperativas.

A reciclagem componentes eletrônicos é um serviço que ajuda positivamente a reduzir os problemas ambientais, evitando a contaminação do solo, por conta dos componentes. As pessoas podem levar os aparelhos e equipamentos em postos de coleta, onde as empresas especializadas recolhem e levam para reciclar.

Os profissionais realizam uma análise de todos os componentes do aparelho para decidir o que será ou não reciclado. Os materiais que não podem ser reutilizados são destinados aos aterros.

Portanto, ter a documentação do licenciamento CETESB regularizada é uma forma das empresas atuarem com segurança, respeitando as leis ambientais e trabalhar para realizar serviços que ajudem a reduzir os impactos ao meio ambiente. As mudanças são o caminho para a preservação das espécies e recursos essenciais para as gerações do presente e do futuro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *