Como as empresas têm trabalhado para ajudar o meio ambiente

O planeta que conhecemos e vivemos, é tudo o que a maioria tem e entende como lar e moradia, Por isso, de alguns anos até agora, a demanda por uma postura ecologicamente correta por parte das empresas tem sido uma das maiores exigências da sociedade.

Essa exigência tem dado resultado pois, em todo o mundo, as grandes corporações têm atendido aos apelos sociais e respondido de forma positiva às fortes cobranças, demonstrando boa vontade em rever políticas de descarte.

Muitas dessas empresas têm apoiado causas em prol do meio ambiente e ONGs que trabalham em prol da preservação do planeta.

A reciclagem de materiais descartados e o tratamento de rejeitos têm sido uma preocupação constante, principalmente no setor de construção civil e indústrias, que, quando não podem reaproveitar o material, precisam tratar os rejeitos para que sejam descartados de maneira correta e sem prejudicar a natureza.

Dentre os materiais recicláveis que apresentam alto índice de reaproveitamentos e são bastante utilizados tanto pela construção civil quanto pela indústria, temos:

  • Borracha;
  • Alumínio;
  • Concreto;
  • Ferro.

Formas de reaproveitamento de materiais

A borracha possui tantas utilidades no processo e reaproveitamento que é quase impossível citar todas. E, todos os dias, pessoas diferentes mostram novas formas de utilização do material geralmente quando são descartados como pneus velhos.

A reutilização parte de simples vasos de flores, camas para animais e balanços para crianças, até móveis para residências e produtos para revenda.

Antigamente, quando a consciência ecológica pela preservação do meio ambiente não era tão presente na sociedade, os pneus velhos, quando não podiam mais ser reaproveitados e consertados para utilização em carros, eram lançados na natureza, provocando um enorme e negativo impacto sobre a natureza, pois a borracha leva muito tempo para se decompor, e, até que conseguisse, as consequências negativas na natureza já estavam estabelecidas.

O alumínio é um elemento que é encontrado com facilidade na natureza e possui inúmeras vantagens em relação a outros tipos de material, além de muito leve é extremamente resistente e possui uma alta taxa de longevidade, mas, na natureza, isso pode ser trágico.

Mas o processo de reciclagem do alumínio é bastante barato e ajuda a combater o desperdício. A reciclagem do alumínio resume-se a derreter o material e reutilizá-lo de diferentes formas em outros locais, em materiais e estruturas. Tudo isso com pouquíssimo gasto e bastante facilidade.

O concreto possui uma vasta aplicação em sua reciclagem, que incide de maneira benéfica diretamente na vida da sociedade. A construção civil aprendeu a reciclar de maneiras diversas os restos de suas construções, em empresa de reciclagem de diferentes materiais.

O concreto não utilizado de demolições entre outros, pode ser usado para produzir:

  • Bancos;
  • Móveis;
  • Asfalto;
  • Blocos de concretos.

Outras formas de cuidar do meio ambiente

Os cuidados com o meio ambiente englobam diversas formas de preservação, proteção e cuidado. Dentre elas, está a qualidade do ar. Muitas indústrias precisam fazer, regularmente, a Análise da qualidade do ar resultante de seus processos produtivos.

Esses resultados apresentados precisam ser totalmente verídicos e fiéis à realidade.

Órgãos fiscalizadores, responsáveis pelo controle de qualidade do padrão de qualidade do ar estabelecem meios de controle e fiscalização da emissão de gases.

Relatórios apresentados precisam testificar sobre a verdade dos fatos, segundo a resolução estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), estabelece limites seguros para que a saúde da população não seja afetada.

Por essa razão, muitas empresas estabelecem a aplicação do sistema de gestão antissuborno. De acordo com a ISO 37001. A ISO trata da padronização de normas e políticas que coíbam a prática de suborno para maquiar informações reais em favor de alguém ou algum propósito.

Porém, para a aplicação da ISO, é necessário que seja levado em consideração a identidade e a cultura da empresa, antes da aplicação das normas.

E isso vale para a indústria e o maquinário utilizado. Por essa razão, muitas empresas têm procurado formas alternativas de energia para funcionamento de suas máquinas. Um exemplo é a Bateria para Empilhadeira.

Empilhadeiras são amplamente utilizadas, principalmente no comércio, em fábricas estoques e ambientes fechados.

A emissão de poluentes desses equipamentos precisa ser mínima ou nula, para que não haja riscos à saúde de funcionários e clientes. Empilhadeiras possuem tamanhos e capacidades diferentes e precisam ser escolhidas com cuidado, na hora de atender projetos e empresas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *