Como evitar a poluição do meio ambiente

ambiente

O meio ambiente reúne um conjunto de critérios e elementos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos dos seres vivos. Esses seres formam o equilíbrio da fauna, da flora, dos seres humanos e da sociedade. Vários ecossistemas ajudam na composição do planeta e eles precisam estar em equilíbrio para funcionar.

Ao longo dos anos, a poluição ambiental, assim como o desmatamento das florestas e a emissão de gases do efeito estufa se intensificaram e começaram a comprometer esse equilíbrio.

Como resultado, temos um desequilíbrio climático, disseminação de doenças e diversos biomas afetados. Por conta da necessidade de preservar e manter os cuidados relacionados ao meio ambiente, é importante entender os danos que a poluição do solo provoca e como é possível evitar este problema.

A poluição do solo

A poluição é um tema bastante importante quando falamos sobre preservação ambiental. Evitar a poluição e criar estratégias de contenção de elementos poluentes é uma responsabilidade de todos, envolvendo a sociedade, empresas, assim como políticas públicas governamentais.

Especificamente, no caso da contaminação do solo, é possível desencadear outros problemas, como é o caso da poluição dos lençóis freáticos e de vários corpos hídricos.

A poluição ocorre quando existe uma alteração do solo, gerando uma degradação. Por meio de uma avaliação técnica é possível identificar quais foram os fatores que geraram a contaminação, as áreas afetadas e os impactos causados.

Esse processo de degradação ambiental é prejudicial para o meio ambiente, que tem todo o seu ecossistema afetado. Existem vários tipos de poluição do solo, variando desde a poluição por meio de empresas que não têm uma política de tratamento dos seus dejetos até o vazamento de material contaminante e pelo acúmulo e descarte equivocado do lixo.

Sem dúvidas, o impacto da geração de lixo cada vez maior é fatal para o meio ambiente, causando uma contaminação do solo. Por isso, é importante desenvolver ações de preservação ambiental, entre elas:

  • Separar o lixo e encaminhar para centros de reciclagem;
  • Não despejar dejetos no solo, rios ou mares;
  • Empresas devem adotar medidas de tratamento dos seus dejetos;
  • Utilizar materiais que se degradem mais rápido na natureza, evitando o acúmulo.

Essas são algumas iniciativas importantes para a contenção da poluição ambiental que podem ajudar a preservar o meio ambiente e seus recursos.

O descarte correto do lixo

Para compreender sobre a melhor forma de descarte do lixo, é importante saber diferenciar os tipos de lixo. Por exemplo, temos o material orgânico, que não pode ser reciclado, como o papel higiênico ou os restos de comida, com exceção de alguns elementos como cascas de frutas ou de ovos que podem ser utilizados como adubo.

Existem resíduos que são mais difíceis de se decompor na natureza, como é o caso do vidro e do plástico. Dependendo do material, o tempo mínimo de decomposição é de 400 anos.

Enquanto muitos materiais ainda não foram decompostos, muitos outros vão sendo gerando, causando o acúmulo. Temos alguns tipos de lixos que podem ser reutilizados, como os restos de madeira ou móveis. Para esses materiais, existe a coleta seletiva, onde é possível separar o lixo que será realmente destinado ao aterro do que vai para um centro de reciclagem.

Além disso, também existe um tipo de lixo específico, que é altamente contaminante se não for descartado de forma correta. Estamos falando do descarte aparelhos eletronicos, como celulares, notebooks e computadores.

O grande problema desses equipamentos são as baterias, que são compostas por elementos químicos e metálicos, como o lítio, que é altamente contaminante em contato com o solo e o meio ambiente.

Isso vale também para pilhas e alguns eletrodomésticos, que também não devem ser descartados no lixo comum. Neste caso, existem locais específicos de coleta desse material, para que o descarte ocorra de forma apropriada.

Identificação de locais contaminados

Para uma empresa que deseja identificar a contaminação do solo, é possível solicitar um diagnostico de terreno contaminado com oleo diesel ou outra substância.

Isso pode ocorrer também durante algum processo de vazamento de agentes contaminantes. De modo geral, é essencial que as empresas contem com mecanismos de prevenção para esses acidentes, monitorando e tratando os agentes químicos.

Por fim, é possível solicitar também uma analise de anions quimica analitica, que é capaz de identificar os elementos químicos ou ânios presentes em uma amostra e emitir um laudo com o parecer sobre a qualidade do elemento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *