Como evitar grandes impactos ambientais

Não importa a área que trabalhamos, seja ela industrial, social ou de outros ramos, sabemos da importância que os projetos ambientais possuem. Cada vez mais a salvação da natureza é discutida e também aplicada.

Atualmente, várias empresas começaram a ser criadas com esse planejamento, justamente para que seja possível ter um ramo somente sobre assuntos ambientais. Ou seja, há muitas associações e também corporações que visam sempre salvar nosso planeta.

 Sabemos que, quando vivemos em uma sociedade avançada,composta por indústrias e fábricas de variados assuntos e elementos, é impossível que nenhuma parte deles acabe agredindo o nosso verde, porém o importante é sempre revitalizar o ambiente que foi prejudicado.

É, justamente, esse o trabalho que essas empresas fazem, e dentro delas é possível aplicar variados planos e estratégias, fazendo com que cada vez mais a exploração diminua e a preservação tome conta de todos os cantos do mundo. Para saber mais um pouco sobre o que elas fazem, leia e confira o texto.

Estudos de impactos ambientais

O primeiro e importante instrumento utilizado por essas empresas é o estudo de impacto ambiental EIA. Ele é capaz de avaliar todos os impactos ambientais significativos que uma empresa grande ou um empreendimento podem fazer sobre o meio ambiente, seja ele de forma positiva ou negativa.

Os estudos e pesquisas levam em conta diversos elementos, como:

  •  Localização;
  •  Instalação;
  •  Operação;
  •  Ampliação.

Através de todas essas análises feitas passo a passo, um processo será aplicado, para que possa acontecer as audiências públicas, com a presença de pessoas importantes, que impactam na decisão da comunidade para descobrir sobre o projeto em questão.

Sendo assim, a decisão será unânime, sempre pensando como será o conjunto de tarefas técnicas do diagnóstico ambiental e de todos os impactos e medidas que serão tomadas em programas de monitoramento quando o empreendimento estiver funcionando.

Caso a decisão seja positiva,  o local começa a tomar a sua forma programada desde o início, mas sempre tomando cuidado e acompanhando todos os planos relacionados ao meio ambiente, para poder construir seu empreendimento e ao mesmo tempo salvar a nossa natureza.

Mas, se ocorrer a decisão contrária e negativa, é porque, com certeza, há variados elementos que irão somente prejudicar o meio em que o local será construído, e não proporcionará absolutamente nada de novo ou bom em troca. Nesse caso, é necessário mudar todas as suas estratégias e recomeçar o planejamento.

Laudo de caracterização

Outro ponto fundamental, assim como  os estudos que foram falados acima, é o laudo de caracterização de vegetação, que é o resultado de um conjunto de estudos técnicos que irão identificar todas as espécies de flora existentes em um local.

 

Esse documento incluirá características, estado de conservação da vegetação e todas as espécies de vegetais que estão vivendo naquele ambiente que está sendo estudado, para algum tipo de construção ou outras finalidades.

 

O laudo será aplicado quando for necessário estudar alguns pontos, como os processos de desmatamento, a intervenção em áreas de preservação e a supressão de vegetação que pode estar ocorrendo no local.  Assim é possível entender a situação do lugar e tomar a decisão a partir nível de intervenção que está sendo realizada.

Reciclagem eletrônica

Por último, mas não menos importante, o texto será finalizado pela reciclagem eletrônicos. Esse tipo de reciclagem foi criada nos últimos anos, a partir do aumento de produtos eletrônicos e todo o lixo por ele proporcionado, após o seu uso.

Conhecido também como “e-lixo”, deve ser descartado de uma forma mais específica, porque se for feito incorretamente, pode ser muito prejudicial à saúde do meio ambiento, logo, atingindo todas as pessoas de forma negativa.

Todo descarte de lixo deve ser feito cuidadosamente, e, quanto mais o lixo possuir elementos pesados e matérias-primas que prejudicam a natureza, mais eles devem ser descartados com cuidado máximo.

Alguns dos elementos que estão relacionados a esse tipo de lixo são os metais pesados, vidro de monitores, placas de circuitos e diversos outros componentes digitais utilizados anteriormente em algum eletroeletrônico.

A reciclagem de lixo eletronico já possui variadas técnicas, e é cada vez mais exigida, principalmente para ambientes industriais. Assim é possível o reaproveitamento de todas as peças de um jeito melhor e mais respeitoso possível em relação ao meio ambiente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *