Conheça os benefícios da energia solar

A energia solar tem se tornado muito popular, devido aos diversos benefícios que proporciona ao meio ambiente e residências que possuem a mesma como principal fonte de consumo. Você sabe o que é e como funciona?  Conheça os benefícios da energia solar, aqui neste artigo.

O que é energia solar e como funcionam os painéis solares?

A energia solar funciona capturando a energia do sol e transformando-a em eletricidade para sua casa ou empresa. Nosso sol é um reator nuclear natural. Ele libera minúsculos pacotes de energia chamados fótons, que viajam os 93 milhões de quilômetros do Sol para a Terra em cerca de 8,5 minutos. 

A cada hora, fótons suficientes impactam nosso planeta para gerar energia solar suficiente para satisfazer teoricamente as  necessidades globais de energia por um ano inteiro. A tecnologia solar está melhorando e seu custo está caindo rapidamente, portanto nossa capacidade de aproveitar a abundância de energia solar está aumentando.

Um relatório de 2017 da Agência Internacional de Energia mostra que a energia solar se tornou a fonte de energia que mais cresce no mundo – marcando a primeira vez que o crescimento da energia solar supera o de todos os outros combustíveis. 

Como funcionam os painéis solares?

Quando os fótons atingem uma célula solar, eles soltam os elétrons de seus átomos. Se os condutores estão conectados aos lados positivo e negativo de uma célula, ele forma um circuito elétrico. Quando os elétrons fluem através desse circuito, eles geram eletricidade. Várias células compõem um painel solar, e vários painéis (módulos) podem ser conectados juntos para formar um painel solar. Quanto mais painéis você puder implantar, mais energia poderá gerar.

De que são feitos os painéis solares?

Os painéis solares fotovoltaicos (PV)  são compostos de muitas células solares. As células solares são feitas de silício, como semicondutores. Eles são construídos com uma camada positiva e uma camada negativa, que juntos criam um campo elétrico, exatamente como em uma bateria.

Como os painéis solares geram eletricidade?

Os painéis solares fotovoltaicos geram eletricidade de corrente contínua (CC). Com a eletricidade DC, os elétrons fluem em uma direção ao redor do circuito. Os elétrons se movem do lado negativo da bateria, através da lâmpada, e retornam ao lado positivo da bateria.

Com eletricidade CA (corrente alternada), os elétrons são empurrados e puxados, revertendo periodicamente a direção, muito parecido com o cilindro do motor de um carro. Os geradores criam eletricidade CA quando uma bobina de fio é girada ao lado de um ímã. Muitas fontes de energia diferentes podem “virar a alavanca” desse gerador, como gás ou diesel, hidroeletricidade, energia nuclear, carvão, vento ou energia solar.

Principais benefícios da energia solar

Redução de impactos no meio ambiente

A energia solar tem o menor impacto negativo no meio ambiente em comparação com qualquer outra fonte de energia. Não produz gases de efeito estufa e não polui a água. Também requer pouca água para sua manutenção, ao contrário de usinas nucleares, por exemplo, que necessitam de 20 vezes mais água. 

A produção de energia solar não gera ruído, o que é um grande benefício, pois muitas instalações solares estão em áreas urbanas, como painéis solares domésticos.

Reduza significativamente sua conta de energia

Gerar sua própria eletricidade significa que você utilizará menos do fornecedor de serviços públicos. Isso se traduzirá imediatamente em economia na sua conta de energia. Além disso, você também pode ganhar dinheiro vendendo a eletricidade não utilizada, gerada, de volta à rede. Por meio de subsídios para painéis solares oferecidos, você pode tornar seu investimento ecológico ainda mais benéfico. 

Quanto mais energia você produzir, menos precisará do fornecedor, o que aumentará sua auto-suficiência energética.

A produção de energia corresponde ao período de maior demanda

As necessidades de energia tendem a ser maiores no período de 11: 00 às 16: 00 horas e depois no início da noite. Naturalmente, este é o período em que o preço da eletricidade atinge um pico. Acontece que a energia solar atinge sua capacidade máxima de produção durante essas horas.

A eletricidade produzida naquele momento tem um valor mais alto do que se fosse gerada à noite. Com o aporte adicional de eletricidade da energia solar, os preços nesses prazos poderiam ser reduzidos a um nível próximo aos das horas da noite.

A energia solar é aplicável em qualquer lugar

Enquanto houver sol, a energia solar pode ser empregada em qualquer lugar. Isso é particularmente útil para regiões remotas sem acesso a nenhuma outra fonte de eletricidade. Há uma grande quantidade de pessoas em todo o mundo sem acesso à eletricidade.

Sistemas solares independentes poderiam ser implantados nessas regiões e melhorar a vida de milhões de pessoas. Além disso, a energia solar também é usada para alimentar naves espaciais e barcos. Atualmente há diversos projetos de veículos produzidos com a tecnologia de funcionamento através de luz solar, os carros elétricos.

Menos eletricidade perdida durante o transporte de longa distância

Parte da energia, em torno de 3 a 5% , é perdida durante o transporte e a distribuição. Quanto maiores as distâncias entre os pontos de produção e de fornecimento, mais energia é perdida. Essas perdas podem não parecer significativas, mas podem influenciar o desempenho da instalação em regiões com alta densidade populacional.

Ter painéis solares no telhado ou no quintal reduz significativamente essa distância, aumentando assim a eficiência dos painéis solares.

Melhora a segurança da rede

A rede é menos vulnerável a apagões se houver muitas usinas espalhadas. Uma rede com alta penetração de energia solar possui milhares de centros de produção de energia amplamente espalhados. Isso melhora a segurança da rede em caso de sobrecarga, desastres naturais ou causados ​​por humanos.

Criação de emprego

Existem muitas vantagens da energia solar e a outra é a criação de empregos. Grande parte do custo associado aos sistemas solares vem da instalação dos painéis. Isso contribui para a criação de empregos locais. O uso de sistemas solares estimula a economia e afeta positivamente a comunidade local.

A energia solar possui mais benefícios do que podemos imaginar, além de ser completamente ecológica.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *