Conheça práticas sustentáveis e legislações ambientais

sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente se torna cada vez mais, uma das maiores necessidades da população. A degradação ambiental, muito por conta da atividade humana, é prejudicial para toda a população, e principalmente, para a natureza.

Justamente por isso que muitas pessoas começaram a entender mais sobre o assunto e buscam alternativas para atenuar o desgaste ambiental, adotando medidas sustentáveis no dia a dia.

As empresas também estão inseridas nesse contexto, e diversas delas passaram a investir pesado em ideias que minimizam o desgaste ambiental do planeta.

Nesse texto apresentaremos para vocês processos e serviços que podem ser eficientes no combate à problemas recorrentes nas empresas e que podem ser modificados para obter uma prática mais sustentável. Continue com a gente e confira!

Licenciamentos importantes

Uma empresa que estiver de acordo com todas as medidas regulamentadas e que estão prontas para o funcionamento, devem obter diversas licenças de trabalho, como a licença de operação, que certifica que a empresa está plenamente apta para iniciar suas operações.

Também existem regulamentações que estão estabelecidas na legislação ambiental, como a licenciamento IBAMA, que nada mais é do que um licenciamento que atesta que o empreendimento age de acordo com ideais de sustentabilidade necessária.

A fiscalização e monitoramento das empresas que não estão de acordo com as práticas essenciais de sustentabilidades são observadas por órgãos públicos.

Em São Paulo, por exemplo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) é a organização responsável por providenciar CETESB licença, que também é um direcionamento fundamental para testemunhar que a empresa adota ideias e atividades que vão de acordo com preceitos sustentáveis.

Ideias sustentáveis

Muitas empresas vêm adotando como medida a sustentabilidade no trabalho. Essas ações, por mais pequenas que sejam, já são importantíssimas para a melhoria na qualidade do meio ambiente.

Os principais donos e responsáveis pelo comando da operação das empresas têm estado, ou deveriam estar cada vez mais atento com as possibilidades que podem ser implementados nas práticas dos funcionários.

Essas pessoas que ocupam cargos mais altos, e realizam o comando de todos os procedimentos da empresa, devem estabelecer normas e regulamentos internos e também oferecer conteúdo para orientar os funcionários de como as mudanças no uso de componentes prejudiciais ao meio ambientes são ultrapassados e devem ser extinguidos.

Naturalmente, essa orientação só funciona quando os responsáveis dão um bom exemplo, também agindo de acordo com as ideias apresentadas.

Agora, listamos para vocês uma série de práticas que podem ser executadas na empresas que têm preceitos sustentáveis, e que são imprescindíveis atualmente. Confira:

  • Arborizar os espaços do trabalho;
  • Trocar elementos plásticos, como copos, por outros materiais;
  • Diminuição do uso de luz artificial;
  • Orientação para diminuir o gasto com a água;
  • Respeito às regulamentações ambientais.

Relevância da reciclagem de resíduos

Deixamos fora da lista talvez o elemento mais importante de práticas sustentáveis, tanto nas empresas, como em momentos do nosso dia a dia, que é a reciclagem.

Você, provavelmente, já andou pelas ruas e observou cestos de lixo espalhados pelas calçadas com diversas cores e com nomenclaturas específicas.

Esses dispositivos são essenciais, já que permitem que os materiais recicláveis sejam descartados de maneira organizada, facilitando o trabalho de separação de reciclagem.

Essa prática pode também ser muito utilizada nas empresas, dispondo de cestos de lixos adequados para cada tipo de material, como metal, vidro, plástico e papel. Não cabe mais nos dia de hoje descartar resíduos sólidos em lixos de decompostos.

Por isso, existem empresas especializadas que fazem a captação e a organização dos lixos recicláveis e levam para os locais adequados, como empresa de reciclagem de papel.

O papel e o papelão são elementos ainda muito usados nas nossas vidas, em diversos setores. Nos estabelecimentos, isso não é diferente, o papel é utilizado, por exemplo, na documentação.

Já o papelão é um elemento fundamental em diversas situações, como entregas de produtos, já que são materiais de papelão que fazem a proteção e armazenam o produto que será entregue.

Dessa forma, é indispensável que a reciclagem de papelão, tanto nas residências, como nas empresas, deve ser feita de forma adequada, destinando esse material reciclável para os destinos apropriados.

Existem lugares específicos de reciclagem que recebem esses materiais e efetuam um pagamento por eles. O preço do papelão para reciclagem 2019 não é muito alto, mas, independente do valor recebido, essa atitude deve ser posta em prática.

Estamos no século XXI, portanto não é mais admissível que a população não adote o mínimo de medidas sustentáveis. A degradação do meio ambiente cresceu muito nas últimas décadas, principalmente, pelo descarte totalmente inapropriado de materiais não biodegradáveis.

Então, adotar medidas de sustentabilidade, seja nas empresas ou no nosso dia dia, se torna cada vez mais imprescindível e não podem ser deixadas de lado.