consultoria ambiental e meio ambiente

Hoje em dia, a questão ambiental é uma forte discussão em todos os cantos, as áreas industriais, acadêmicas e tecnológicas estão trabalhando cada vez mais em prol de melhorias para o meio ambiente.

Por isso, existe uma área voltada para a consultoria em gestão ambiental.

Mais aplicada em indústrias, essa consultoria é responsável por analisar as ações da empresa de acordo com as legislações ambientais e fazer um laudo técnico sobre quais são as possíveis questões a serem melhoradas.

Essa consultoria pode ser específica para determinadas áreas e projetos ou mais geral, abrangendo todo o trabalho do local.

Além disso, ela pode trabalhar de duas formas: ou dentro do estabelecimento, auxiliando os gestores em si, ou na parte externa, acompanhando um ambientalista.

Independente de como ela vai realizar esse trabalho, é uma função muito importante, tanto para a empresa quando para o meio ambiente.

As vantagens de contratar uma consultoria ambiental

Para as empresas as vantagens são muitas. Em primeiro lugar, consultores ambientais proporcionam uma proteção maior contra possíveis multas por questões ambientais.

Isso porque, muitas vezes, as ilegalidades cometidas são por falta de conhecimento. Portanto, investir nessa consultoria é tão importante quanto investir no trabalho de avaliação de ativos, ou seja, fundamental para o funcionamento da empresa.

Normalmente, profissionais que atuam com consultoria ambiental são formados em engenharia ambiental, educação ambiental ou qualquer outro curso relacionado ao assunto.

Num geral, são todos cientistas. O mais importante, porém, é que conheçam as regulamentações ambientais, a fim de auxiliar a empresa contratante.

O consultor de gestão ambiental avalia, principalmente, o que a indústria ou a empresa está fazendo que pode prejudicar o meio ambiente.

Um exemplo disso é o laudo de estanqueidade de gás, que mostra se tubos de gás estão vazando e prejudicando o local. Além disso, esse laudo precisa ser feito para a própria segurança do espaço e dos trabalhadores.

Gestores ambientais atuam criando projetos para melhorar as ações sustentáveis daquele local. Para isso, é preciso que ele desenvolva pesquisas e análise os resultados. Num geral, eles podem atuar em todos os tipos de empresas, tanto nas públicas quanto nas privadas.

Reduzir e evitar estragos

Após as pesquisas e análises internas e de topografia externa, é a hora do consultor realizar projetos para reduzir ou evitar estragos.

Isso pode ser aplicado tanto em projetos específicos dentro da empresa quanto na empresa como um todo. Aliás, é possível contratar um funcionário fixo para desenvolver a atividade de gestão ambiental ou contratar serviços terceirizados de consultoria.

Com o diagnóstico gerado após essa análise, as soluções são mais fáceis de se enxergar. Sendo assim, a ideia não é apenas fiscalizar, mas também auxiliar.

Esse laudo ambiental deve conter a análise de riscos que agentes químicos utilizados podem causar, quantidade de ruídos, as condições de iluminação, mapa de riscos, entre outros pontos. Isso faz parte do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que deve conter:

  • Planejamento de prevenção anual;
  • Planos de ação;
  • Registro e divulgação de dados;
  • Avaliação;

É preciso estar atento não só à legislação federal, mas à estadual e também à municipal em relação ao meio ambiente. E não é só isso. Após a criação das soluções, é preciso aplicá-las.

Sendo assim, os consultores também são responsáveis pela fiscalização e acompanhamento dessas atividades, para ter certeza de que tudo esteja correndo da forma correta.

O melhoramento da imagem da empresa

Além de ser uma questão extremamente importante para a natureza e para o bolso do empresário, que vai evitar multas por questões ambientais, contratar uma consultoria dessa também fortalece a imagem da empresa.

Isso porque marcas e negócios que se importam com sustentabilidade são, hoje, melhor vistas no mercado e por seus clientes.

Dessa forma, investir em gestão ambiental é também investir no aumento de referência e confiabilidade do negócio, e, portanto é também uma jogada de marketing.

Com o advento da internet, consumidores estão cada vez mais interessados nas atitudes e ações das empresas. Hoje, não importa apenas que o produto seja bom. É preciso que a empresa seja respeitada. Estar ciente disso e realizar ações sustentáveis pode ajudar nesse quesito.

Por tantas questões, contratar uma consultoria de gestão ambiental é, hoje em dia, uma ação extremamente importante, tanto para o próprio negócio como para a preservação do ambiente onde vivemos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *