Consultoria ambiental e processos de preservação

A preocupação com a questão ambiental vem crescendo todos os dias, principalmente para indústrias e empresas que lidam diretamente com esses insumos, como a indústria química, a de bens de consumo e a de construção civil. 

A questão ambiental sempre gira em torno da criação de novas metodologias para um desenvolvimento sustentável.

Mas não é somente isso, os consumidores estão cada vez mais atentos as marcas e modelos que tem em sua política organizacional o desejo de ser um empreendimento sustentável.

Na prática, um desenvolvimento sustentável nada mais é que um tipo de estruturação de produção e planejamento que visa não abusar dos recursos naturais e a não invadir espaços ambientais se não for dentro da legislação e que não cause impacto ambiental e nem social.

Para que todo esse planejamento com o meio ambiente ocorra de maneira correta, existem empresas que trabalham com a consultoria ambiental.

Deste modo, este texto tem o intuito de apresentar a importância da consultoria e de certos processos técnicos para a preservação e o cuidado com o meio ambiente.

Mas, afinal, o que é consultoria ambiental?

A consultoria ambiental é um setor da administração que tem como objetivo estudar e analisar os possíveis danos e impactos ambientais que um empreendimento pode causar. Entende-se como um empreendimento toda operação desenvolvida por empresas, indústrias e comércio como as instalações, recursos e logísticas.

Esse é um setor muito importante para as empresas, pois lida diretamente com a execução de estratégias para o cumprimento de todas as políticas ambientais existentes.

Basicamente, elas indicam outras empresas como a empresa de regularização fundiária para lidar com problemas relacionados com as práticas de um terreno e assim por diante.

Desse modo, a empresa e todos os seus empreendimentos poderão trabalhar de forma harmônica com o meio ambiente, garantindo a qualidade do produto ou serviço e o mais importante de tudo, a preservação ambiental.

Existem muitos pontos importantes para a preocupação de um consultor ambiental como:

Todas essas ações visam evitar que a empresa seja multada por desrespeitar as normas e leis ambientais, além de fortalecer a marca e aumentando a credibilidade frente aos consumidores, se portando como uma empresa verde.

Processo técnicos

A consultoria ambiental visa, quase sempre, a questão ambiental pelos olhos corporativos, o que é de suma importância para um consumo altamente sustentável. Entretanto, sozinha, ela não é o suficiente em muitos casos.

Para que uma consultoria ambiental seja eficiente ela precisa de dados feitos por meio de processos técnicos e que permitem a consultoria.

Além disso, é necessário contar com apoio de órgãos públicos, entidades e ONG’s, que ajudam a controlar e mensurar o impacto ambiental de determinado local ou de um ambiente como um todo.

Um desses processos é o estudo de topografia. A topografia é uma ciência que tem como preocupação o estudo da descrição de um relevo e apresentá-lo graficamente.

Ou seja, a topografia consiste na descrição exata e precisa de um lugar, com suas dimensões, elementos, valores altimétricos, etc.

Dentro do cotidiano, é muito presente na construção civil, pois faz o acompanhamento da obra. Para se ter uma ideia, arquitetos e engenheiros usam plantas topográficas para identificar o tipo do relevo e os limites ambientais que não podem ultrapassar, como a localização de vegetações, cursos d’água, córregos e rios.

Além do estudo topográfico, outro elemento que vem chamando a atenção é a produção de dados por meio do que chamamos de aerolevantamento com drone.

Aerolevantamento com drone

Um dos elementos principais da nova cartografia é a fotografia área. Com ela, os dados geográficos começaram a ficar mais precisos, sendo feitos dentro de aviões ou helicópteros.

Atualmente, a fotografia e o aerolevantamento tem sido feito com drones, que não precisam de tripulantes, apenas de um condutor que pode fazê-lo mesmo em certas distâncias.

Como é feito o aerolevantamento?

Esse processo tem como objetivo levantar dados terrestres e áreas marítimas por meio de câmeras e sensores acoplados ao drone. Há dois tipos de aerolevantamento:

1. Aeroprospecção

É o procedimento que usa equipamentos para captação de dados e informações relacionadas à atmosfera do solo ou então do subsolo, além das superfícies marinhas.

2. Aerofotogrametria

São fotos ou filmagens com o objetivo de adquirir informações métricas da terra para produção de diversos mapas topográficos.

A consultoria ambiental e os processos técnicos são importantíssimas para que as empresas e indústrias formem seus planos de negócio com uma visão empreendedora sustentável, visando a preservação e restauração da natureza.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *