Cuidados com meio ambiente: como introduzir em nossa rotina?

meio ambiente

As ações humanas na Terra podem levar a diversos impactos dentro do meio ambiente, por conta disso é muito importante sempre buscar atitudes que ajudem.

Às vezes, parece uma causa que exige um esforço grandioso além do nosso alcance, mas mudar pequenos hábitos pode ser o suficiente para ajudar o meio ambiente, especialmente, se pudermos envolver mais pessoas.

Felizmente, os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente, segundo pesquisa da plataforma de cursos online com certificado.

O aumento do número de pessoas interessadas em reduzir o uso de objetos descartáveis aumentou nos últimos anos.

Assim como houve também o número de vegetarianos, além de diversas outras práticas sustentáveis.

Veja neste artigo alguns hábitos que você pode estabelecer dentro da sua vida diária.

1. Separe o lixo para a reciclagem

Você sabia que menos da metade do lixo gerado em território brasileiro é reciclado?

Os números são preocupantes, principalmente considerando que São Paulo produz mais 2.800 toneladas de resíduos por dia, o suficiente para encher mais de 380 caminhões de lixo.

Para onde vai todo esse lixo? Para ferros-velhos e aterros sanitários onde passarão décadas, centenas ou mesmo milhares de anos esperando para serem decompostos.

A reciclagem é um processo que facilita a transformação físico-química dos resíduos sólidos para que possam ser reutilizados como matéria-prima ou produto.

Com isso em mente, a reciclagem vem sendo uma excelente atitude muito importante para ajudar na diminuição de lixo e, assim, ajudar o meio ambiente.

Muitas comunidades ao redor do Brasil não possuem coleta seletiva, mas possuem centros de reciclagem de lixo. Com esse serviço, você pode fazer sua parte para proteger o meio ambiente.

2. Reduza o consumo de água e ajude o meio ambiente

De acordo com informações da Empresa Mineira de Saneamento Básico (Copasa), a cidade de Belo Horizonte utiliza o dobro da quantidade de água recomendada pela OMS.

Refletindo isso, a capital mineira, como vários outros lugares, tem tido um clima quente e seco nos últimos anos.

A falta de chuva fez com que muitas pessoas ligassem o alerta e reduzissem o consumo. Mas, lembre-se, a mudança de hábitos não deve acontecer apenas em tempos de crise.

Portanto, se você deseja proteger o meio ambiente, busque sempre lembrar de:

  • Fechar a torneira ao lavar a louça;
  • Reduzir o tempo de banho;
  • Não lavar quintal com mangueira;
  • Não deixar a torneira aberta o tempo todo ao escovar os dentes.

Uma dica muito importante é sempre reutilizar a água na máquina de lavar ou coletar água da chuva em um balde, e assim lavar o quintal, carro, entre outros.

3. Alimentação mais saudável

Podemos destacar que a alimentação humana está totalmente relacionada a questões ambientais como o desmatamento.

Por isso, devemos repensar nossos hábitos na hora de proteger o meio ambiente.

Essa informação é corroborada por um da mesma plataforma de cursos online, que afirma que a pecuária é a maior causa de desmatamento na Amazônia.

Esses dados são suficientes para estimular mudanças dentro dos hábitos alimentares de diversas pessoas ao redor do mundo.

Eliminar a carne da dieta tende a ser uma excelente forma drástica para diversas pessoas, mas ainda há opções que podem ajudar a proteger o meio ambiente.

Além disso, os modelos agrícolas dos proprietários de terras que usam pesticidas pesados ​​levam à contaminação do solo e das águas subterrâneas, e finalmente, à morte de importantes animais ambientais, como as abelhas.

Uma atitude importante é buscar sempre consumir produtos que sejam orgânicos, principalmente os da agricultura familiar.

Portanto, além de ajudar o meio ambiente, apoiar modelos sustentáveis ​​de produção de alimentos e ajudando as famílias dos agricultores.

4. Evite itens descartáveis

O plástico é um dos maiores vilões da atualidade, e se a gente tem o objetivo de proteger o meio ambiente, devemos sempre evitar esses aparelhos.

Os materiais plásticos podem levar centenas de anos para se decompor, sendo das maiores causas de poluição em ambientes marinhos e terrestres, afetando sua flora e fauna.

Porém, há algumas ações que tendem a tomar para reduzir o desperdício de plástico. O principal é evitar itens de uso do mesmo.

Atualmente, este tema é tão popular que várias soluções foram criadas para reduzir a necessidade desses aparelhos e, assim, ajudar a proteger o meio ambiente.

Por exemplo, temos canudos de aço inoxidável, escovas de dentes de bambu, cotonetes com palitos biodegradáveis ​​e muito mais.

5. Prefira as energias renováveis ​​

Tudo o que fazemos sempre vai visar a geração e a transformação de energia, e como algo tão presente em nossas vidas, devemos atentar para sua origem.

Podemos destacar que uma das fontes de energia mais utilizadas hoje em dia é o petróleo.

Ele é formado pelo soterramento de diferentes modelos de matéria orgânica, sendo um processo que levou milhares de anos para acontecer.

Portanto, podemos destacar que o petróleo não é uma fonte de energia renovável, as suas reservas vão se esgotar algum dia.

A queima de óleo é totalmente prejudicial ao meio ambiente, ele libera dióxido de carbono. Sendo um gás que potencializa o efeito estufa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *