Cuidados com resíduos sólidos e qualidade da água

resíduos

Os recursos naturais são necessários para a sobrevivência desde os primórdios da humanidade, se fazendo necessário tomar cuidado com os resíduos.

A história apresenta indícios que os ancestrais do ser humano moderno cuidavam do espaço em que estavam instalados para manter as águas dos rios limpas e a partir da cultivação de alimentos, entendeu que poderia fixar residência em um mesmo lugar.

Conforme é observado em diversas civilizações, mesmo em continentes diferentes, a água sempre foi um elemento fundamental para a presença de tribos inteiras.

Até mesmo as nômades sempre seguiam o percurso dos rios, se aproveitando da disponibilizada em excesso para manter perpetuação da espécie.

Nos dias atuais, é preciso que os governos do mundo todo promovam discussões e debates sobre a importância do meio ambiente e a valorização da água, que é escassa em diversos lugares.

Isso se deve ao aquecimento global provocado pela ação do ser humano e a produção industrial, muito pungente em diversos pontos geográficos em todos os continentes.

Resta à sociedade, de uma forma geral, fazer a sua parte para encontrar um equilíbrio, em todos os setores, envolvendo:

  • Consumo consciente;
  • Reciclagem de materiais;
  • Indústrias responsáveis;
  • Produção agropecuária justa.

Outros elementos da cadeia produtiva também devem ser revistas, como a caça indiscriminada de animais e a pesca em períodos específicos tanto no mar quanto nos rios. Há outras ações que podem ser realizadas, envolvendo cada um desses setores.

Empresas apresentam soluções personalizadas

O aproveitamento dos recursos disponibilizados pela natureza têm influenciado profissionais a se especializarem em áreas específicas para que o meio ambiente não seja tão prejudicado.

O setor industrial contrata uma empresa de consultoria em licenciamento ambiental para a instalação de uma planta fabril em conformidade com a legislação que rege todo o território nacional.

Isso não significa que os tempos em que a poluição do ar, dos rios e do solo ficou para trás, pois muitas empresas que já estão instaladas não se importavam com esse cuidado quando foi construída.

Dessa forma, é preciso que o poder público e a atuação de organizações não governamentais fiscalizem o setor, os processos de fabricação, como ocorre o tratamento de agua industrial e se há a presença de filtros antipoluentes nas chaminés, tão característica nesse tipo instalação.

Projeto padrão atende setor industrial

As fábricas e indústrias estão espalhadas por todo o território nacional, como forma de expansão e ocupação territorial pelos mais diversos estados do país.

Da Zona Franca de Manaus, na região norte, até os complexos têxteis no sul do Brasil, muitas empresas precisam passar por uma fiscalização rigorosa.

A adaptação das instalações industriais é uma forma de atender a legislação que protege a natureza e o meio ambiente. A construção de uma estação compacta de tratamento de efluentes industriais pode ser o suficiente para que os rios, lagos e mares não sofram perdas irreparáveis na fauna e flora local, com consequências em escala global.

As empresas que trabalham nesse modelo de projeto desenvolvem equipamentos padronizados, que podem ser aplicados em qualquer segmento industrial.

Elas atendem às normas regulamentadoras de órgãos fiscalizadores como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e organizações não governamentais que atuam na proteção à natureza.

A construção de uma estação de tratamento de efluentes industriais permite que a própria empresa utilize a água de reuso em pontos específicos, como a rega de jardim, a lavagem de pátios e frota de veículos, e até mesmo disponibilizar no encanamento dos vasos sanitários.

O resfriamento de máquinas industriais também pode ser uma tarefa da água de reuso, assim como a limpeza dos filtros presentes nas chaminés que captam os resíduos, resultado da queima de elementos de produção.

Resíduos sólidos: responsabilidade da sociedade

A sociedade civil também é parte importante de todo o processo de recuperação do meio ambiente, mesmo que seja de forma pontual e caseira.

O poder público municipal, no caso a prefeitura, pode realizar a contratação de uma empresa torre coleta de lixo reciclável, com encaminhamento para indústrias especializadas em no reaproveitamento de material descartado.

Esse tipo de serviço é valorizado pela população, principalmente, quando é bem instruída e se torna responsável pela separação adequada de produtos que podem ser reciclados, como:

  • Vidro;
  • Papel;
  • Metal;
  • Plástico.

A educação ambiental faz parte do processo de transformação de uma sociedade, mostrando os benefícios que podem ser conquistados quando o simples ato de separar os resíduos sólidos de forma adequada reflete para a própria população.

A empresa de lixo reciclável pode fazer parte de todo o processo, em colaboração com outras empresas instaladas no município.

Há muitos exemplos de sucesso que podem ser utilizados em palestras e informativos disponibilizados aos moradores. Dessa forma, todos saem ganhando.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *