Cuidados: consultoria ambiental e tratamento de resíduos

tratamento

Para cada ação que será realizada, seja em uma residência, empresa ou pela sociedade civil é importante pensar em como isso impactará o meio ambiente e se esse impacto será positivo ou negativo.

Para isso, empresas que pretendem realizar uma construção ou até mesmo montar um novo negócio, como indústria, deve pensar também em ter um plano de gerenciamento e licenciamento ambiental.

Por exemplo, no caso de uma indústria que gera vários resíduos tóxicos, é importante pensar em uma forma de tratamento desse material.

O mesmo vale para os ambientes residenciais e comerciais que também sejam efluentes e dejetos que precisam de tratamento para não serem descartados na natureza de forma tóxica e agressiva.

Contribuir para reduzir a poluição ambiental é uma função de todos e existem legislações específicas sobre isso. O primeiro passo é buscar por uma consultoria em licenciamento ambiental.

Essa empresa apresenta tanto ambientalistas como engenheiros ambientais que têm como objetivo criar um plano de gerenciamento ambiental prevenindo riscos e danos ambientais.

Para isso, é importante estar atento a alguns detalhes como o tipo de empresa e de dejeto gerado, onde ele será descartado, se a empresa emite algum gás poluente, qual é a legislação vigente no município, assim como em âmbito estadual e federal, dentre outros.

Ainda, essa empresa faz todo um estudo e análise da presença de corpos de água ao redor, como rios e lagos, além de buscar preservar tanto o solo como fauna e flora.

Essa organização também contribui para:

  • Que o negócio consiga liberação para funcionar;
  • Que a empresa obtenha o licenciamento ambiental;
  • Criação de estratégias de como não impactar o meio ambiente;
  • Verificação da emissão de gases poluentes na atmosfera;
  • Avaliação do risco ambiental de montar uma empresa.

Além dessas ações, contar com uma empresa de licenciamento ambiental não representa somente pensar nas documentos necessários, mas também como uma forma de pensar no meio ambiente e atuar nesse aspecto de preservação ambiental.

Tratamento de água e esgoto em uma empresa

É possível que sua empresa conte com as próprias estações de tratamento de água e de esgoto, a partir de uma implantação de uma estação menor em sua indústria ou negócio.

Essa estação por meio de procedimentos como decantação, floculação, aeração, aplicação de cloro, correção de pH, tornam a água mais pura e limpa para que seja despejada nos rios de forma tratada.

Para isso, pode-se contar com empresas especializadas em tratamento de agua e esgoto, assim como na instalação desse sistema em sua indústria ou negócio, como uma forma de obter um licenciamento ambiental, sem afetar o meio ambiente.

Ainda, é possível pensar também em uma forma de armazenamento deste resíduo, por meio de tanques de polipropileno para galvanoplastia, que são muito resistentes, inclusive à ferrugem e corrosão.

O gerenciamento do lixo

Um dos problemas ambientais que mais geram conflitos é a questão do lixo.

Com o planeta Terra tendo vários moradores, o lixo aumentou até por um consumismo exacerbado mas também, pelo desgaste de materiais que podem ter reutilização ou serem encaminhados para um centro de reciclagem.

Isso é importante para reduzir a quantidade de lixo em circulação, que em muitos casos param em lixões, aterros sanitários e até mesmo, podem contaminar o meio ambiente.

Para obter um serviço com maior qualidade em seu negócio, é importante contratar uma empresa de lixo para realizar o gerenciamento desse material, encaminhando o material da coleta seletiva (papel, plástico, vidro, alumínio) para as cooperativas e gerenciamento o restante para os locais apropriados, sem afetar o meio ambiente.

Outros detalhes importantes

Outro elemento importante, além das questões ligadas ao meio ambiente é pensar na segurança da informação para sua empresa.

Para isso, existem algumas certificações que podem ser obtidas pela empresa, tanto no sentido de obter qualidade, mas também para obtenção de segurança nos processos da empresa.

Estamos falando da obtenção do ISO 27001, assim como da auditoria ISO 27001, que é o processo de verificação se as medidas de segurança da informação foram adotadas pela empresa, os processos como isso foi feito e os resultados.

O sentido da auditoria é verificar, confirmar e perceber se a empresa realmente merece obter essa certificação.

Essa ISO é importante porque foi formulada por vários profissionais do ramo de segurança da informação, que consiste em todas as informações emitidas pela empresa, desde as que devem ter divulgação assim como as interna, como relatórios, senhas e sistemas fiscais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *