Cuidados que as empresas devem tomar em relação ao solo

A perfuração do solo é um trabalho com grande importância e é graças a ela que temos combustíveis como o petróleo e o carvão mineral, ou pedras preciosas e ouro.

Todavia, para fazer isso são necessários alguns cuidados, qualquer erro durante a perfuração pode ser mortal.

Tipos de serviços são realizados no solo

Métodos foram desenvolvidos e hoje são conhecidas como MND (métodos não destrutivos). Empresas especializadas na área foram criadas e iniciaram o seu trabalho nessas diretrizes.

Locais como metrôs já têm esses métodos sendo aplicados na hora de fazer os túneis subterrâneos, por exemplo.

Para estar, sempre, de olho nos perigos oferecidos pelas ações das indústrias no meio ambiente existe Consultoria ambiental de cada empresa.

É ela quem vai dizer se aquela área pode ser mexida, se o recurso natural que eles utilizam ainda pode ser retirado, se é preciso que seja feito o reflorestamento dos recursos vegetais tirados do solo e assim por diante.

Estes métodos são de suma importância para a preservação do ambiente que está sendo perfurado.

Entre os métodos está o licenciamento ambiental empresas, ele é responsável por fazer o controle das atividades humanas sobre o meio ambiente, verificar se o que está sendo feito será prejudicial ou não, etc.

É importante que o licenciamento seja concedido à empresa, assim ela pode começar a exercer atividades, que envolvam o meio ambiente, de forma regularizada.

Deve-se ter ele devido ao fato de que muitas empresas fazem estragos no meio ambiente, inconscientemente, e para que isso não ocorra e sua empresa precise lidar com um processo burocrático resultando em uma multa, muitas vezes, é indicado de início que seja adquirida essa Licença.

Além do método citado acima, outro criado foi as empresas de furo direcional.

Estas empresas trabalham com uma técnica diferente, e melhor, para a instalação de dutos subterrâneos, pois elas fazem um túnel horizontal que dará origem aos dutos subterrâneos.

É um método que previne que estragos aconteçam no futuro, como a abertura de valas nas superfícies.

Temos o exemplo do Aterro sanitário, que é o local onde resíduos são descartados para evitar a contaminação do meio ambiente, e, para que o resíduo seja despejado, é necessário que um buraco no solo seja feito, é aí que entra a perfuração do solo.

Com a criação do furo direcional horizontal os riscos de contaminação do solo ficaram menores.
Outra forma é o ensaio de permeabilidade, que consiste em determinar a permeabilidade do solo em que se pretende trabalhar.

Permeabilidade do solo é a capacidade que o solo tem para a absorção de líquidos, ela é muito importante quando o assunto envolve inundações.

Muitas vezes o território está tão cercado por moradias e asfalto que toda a água que era para ser absorvida pelo solo acaba indo para rios e ocasionando o enchimento demasiado dele, fazendo com que transbordem e alaguem a cidade.

Atente-se ao impacto ambiental

Estar de olho no impacto ambiental que se está causando, ou pode causar, é muito importante.

Para as empresas que cuidam dessas perfurações de solo, sejam na construção civil, em aterros ou até mesmo na criação de poços, é necessário tomar todo um cuidado para sempre preservar o que temos de melhor: a natureza.

Regulamentar o seu serviço é o meio mais indicado para isso, então tome todas as precauções necessárias, há toda uma legislação por trás de trabalhos que envolvam o meio ambiente.

A Geotécnica é a parte da engenharia que estudará o solo para avaliar se ali pode haver construções, perfurações, retiradas de terra ou a abertura de valas a céu aberto, ou como ele reagirá ao sofrer alterações por intervenção humana.

Ela previne desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, mantém o lençol freático do local em total preservação e ainda lida com um problema decorrente de toda a humanidade: a gestão do lixo.

O intuito de todos esses métodos, adotados pelas empresas, é diminuir todo um impacto ambiental que pode trazer grandes problemas à população no futuro, problemas que, até, já temos como os decorrentes de uso indevido dos recursos naturais ou do gerenciamento errado do lixo.

O efeito estufa é um deles, decorrente do acúmulo de gases na atmosfera, que formam uma camada que dá acesso aos raios solares e à absorção de calor na Terra.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *