Curiosidades sobre o meio ambiente

A atividades que o ser humano executa podem afetar o meio ambiente de forma positiva ou negativa.

Para isso, é importante entender sobre os cuidados que podem ser realizados em pequenas tarefas diárias ou em situações mais complexas, como em construções e reformas, por exemplo.

A emissão de documentos

Para o planejamento e execução de obras, sejam reformas ou construções, ou execução de processos industriais, é necessário sempre estar atento(a) às normas e leis, que interferem em processos que possam envolver o licenciamento ambiental.

Por esse motivo, é sempre recomendado contar com profissionais especializados no setor da construção civil e industrial, que possam obter conhecimento sobre todos os documentos necessários, para certificar a segurança da estrutura sem afetar o meio ambiente.

Um dos documentos essenciais, é o Licença de operação CETESB.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) é responsável pelo monitoramento, fiscalização, controle e licenciamento de atividade que possam gerar poluição, a fim de recuperar e preservar a qualidade do solo, a água e do ar.

Em razão disso, todos os documentos fornecidos pela CETESB podem contribuir com o desempenho da empresa e o resultado de determinado projeto, além de comprovar a segurança para o meio ambiente e as pessoas.

E, após a obra finalizada ou o início das atividades das indústrias, outros documentos devem ser emitidos, como a Renovação de licença de operação CETESB, que manter os padrões de qualidade.

Para emitir estas e outras autorizações para o cetesb licenciamento, são necessários determinados documentos, de acordo com a empresa que solicita, como:

  • procuração, com modelo determinado;
  • Comprovante de Pagamento do Preço de Análise;
  • planta das instalações;
  • Certidão ou Matrícula do Cartório de Registro de Imóveis;
  • entre outros.

Como citado anteriormente, estes documentos podem variar de acordo com a empresa que solicita, seja uma companhia que atua no setor da construção civil ou uma indústria, por exemplo.

A emissão destes documentos apresentados e outras licenças que não foram citadas, permitem que a empresa possa desempenhar suas atividades de maneira segura para todos.

Preservando espécies de animais, conservando a qualidade do solo, ar e água e reduzindo chances de contaminações, por exemplo.

Este processo não pode ser negligenciado, pois as consequências podem afetar, além do desempenho da empresa no mercado, a saúde e bem-estar das pessoas que frequentam o local.

Animais que vivem nas proximidades, além de multas e uma imagem negativa da empresa no mercado, por exemplo.

Descarte de materiais

Diariamente são descartados materiais e resíduos de residências, empresas, construções, indústrias e muitos outros locais, com matérias-primas variadas, que determinam o método de descarte mais seguro e recomendado.

Por exemplo, para um obra o descarte de materiais deve ser feito com o auxílio de uma empresa especializada em caçambas, que será responsável por recolher e conduzir os materiais para seu descarte correto.

Neste caso, entre os materiais comuns de serem encontrados em uma obra, é possível destacar o ferro e o cimento e o Descarte de madeira, que podem afetar o solo.

Gerar contaminação de água e outros problemas para o meio ambiente, se forem desfeitos em ambientes e com técnicas inadequadas.

Outro exemplo é o descarte de lixos domésticos, em que é possível encontrar restos de alimentos, papéis e outros materiais recicláveis.

E, para isso, em muitos bairros é possível encontrar serviços de recolhimento de resíduos secos e úmidos, que são descartados em locais adequados ou serem direcionados para empresas responsáveis pela reciclagem de materiais.

Desta maneira, é importante entender que o direcionamento de materiais e resíduos que não serão mais necessários ou utilizados, deve ser feito por empresas responsáveis e capacitadas.

Que descartem estes materiais de forma segura e que possuam o licenciamento para exercer as atividades.

O direcionamento destes materiais podem afeta, principalmente, o solo e a água do local ou/e das proximidades do espaço utilizado.

A reciclagem de materiais

Muitos dos materiais descartados podem obter outra utilização, os materiais recicláveis, que podem ser adaptados ou restaurados por empresas especializadas ou através do método de DIY (do it yourself ou faça você mesmo).

Estes materiais, após serem restaurados, podem ser utilizados em empresas, indústrias, na construção civil, decoração de ambientes, organização e muitos outros espaços.

Para isso, é possível contar com companhias especializadas ou realizar a restauração em casa, por exemplo, de acordo com o tamanho do material e as ferramentas utilizadas no processo.

Por que os cuidados são importantes?

Como citado anteriormente, os cuidados podem ser aplicados em pequenas atividades diárias.

As leis e normas vigente para orientar e monitorar as tarefas realizadas, podem prevenir acidentes de diversas proporções, como o descarte incorreto de resíduos.

É importante pesquisar sobre empresas no mercado e o descarte correto dos materiais que você possui, além de forma de reciclagem, que pode gerar emprego, produtos novos e, claro, benefícios para o meio ambiente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *