Desenvolvimento sustentável e as práticas empresariais

conservação ambiental

O meio ambiente é vital para os seres humanos. Dessa forma, é preciso que a sua conservação e manutenção sejam de responsabilidade de todas as pessoas presentes na sociedade. Além disso, faz com que seja necessário a busca pelo equilíbrio entre os processos de produção e seus impactos ao meio ambiente.

Conhecido como desenvolvimento sustentável, a sociedade tem exigido que as empresas tenham uma postura mais consciente em relação a utilização dos recursos naturais que são utilizados para consumo e produção industrial.

Esse desenvolvimento consiste na adoção de práticas mais saudáveis e sustentáveis ao meio ambiente, como as estacoes de tratamento de esgoto que diminuem a poluição e proliferação de doenças.

A busca por este equilíbrio resulta em posturas e práticas mais saudáveis e benéficas para todas as pessoas, garantindo que no futuro o meio ambiente consiga continuar provendo e atendendo às necessidades humanas.

Abaixo há algumas práticas e processos que são adotadas e que impactam positivamente, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Reciclagem

O processo de reciclagem movimenta a economia e diminui os impactos ambientais causados pela produção excedente de lixo.

A coleta seletiva pode ser aplicada tanto para os ambientes comerciais como residencias. Sendo uma ação coletiva, a reciclagem em muitos territórios é obrigatória e pode resultar em multas e processos caso não seja realizada.

Assim, a reciclagem de embalagens longa vida ocorre por meio de empresas especializadas na área, ou até mesmo por meio de processo manuais e individuais, pois as embalagens podem ser aplicadas em trabalhos de arte e decoração.

Além disso, a reciclagem contribui para a:

  • Diminuição de resíduos;
  • Economia de água;
  • Economia de energia;
  • Diminuição dos agentes poluentes;
  • Preservação dos recursos naturais.

A reciclagem dos produtos e embalagens ocorrem quando essas peças são confeccionadas com materiais que permitem a sua transformação e reaproveitamento. Dessa forma, a coleta de materiais reciclados é separada em quatro categorias: plástico, vidro, metal e papel.

Os lixos que não são reciclados precisam ser descartados de forma correta nos aterros sanitários para evitar a proliferação de insetos que são agentes transmissores de doenças e para não ocorrer a contaminação do solo.

Alguns lixos, como os hospitalares e tóxicos, precisam ser descartados de acordo as normas vigentes, pois os seus impactos ao meio ambiente e pessoas são muito nocivos.

Um dos processos realizado nos aterros sanitários é o sistema de tratamento de chorume, resíduo líquido de cor escura produzido pelo processo de decomposição química e biológica dos lixos que possuem agentes orgânicos.

O chorume também apresenta altas concentrações de metais pesados e substâncias tóxicas, sendo um dos principais agentes poluentes do solo nesses locais.

A fim de minimizar os impactos causados pelo chorume que ocorre naturalmente, os aterros desenvolveram sistemas que impedem o processo de penetração e contaminação do solo, com drenagem dos efluentes líquidos produzidos e camadas de impermeabilização e proteção para evitar o contato com o solo.

Tratamento de efluentes

Outro processo que contribui com o desenvolvimento sustentável é o tratamento das substâncias líquidas e gasosas resultantes da produção das fábricas e indústrias antes do seu descarte em rios e mares.

Atualmente, as empresas possuem estações de tratamento de agua e efluentes, fazendo com que a poluição das águas sejam evitadas e que esse recurso seja utilizado de forma mais consciente e sustentável.

Isso ocorre principalmente porque após a limpeza da água é possível reutilizá-la para irrigação ou limpeza dentro das indústrias.

O tratamento pode ser desenvolvido por meio de processos físico-químicos ou biológicos.

Os modelos de tratamento mais comuns são compostos por cinco etapas, responsáveis por limpar e purificar a água atendendo a legislação vigente para que o seu descarte seja apropriado e não contaminoso.

Os resíduos de estações de tratamento de água que são resultantes do tratamento devem ser descartados de forma apropriado nos aterros ou incineradoras para que a contaminação seja evitada por completo.

As medidas sustentáveis promovem um ambiente saudável e seguro, tanto para o desenvolvimento atual quanto para o futuro.

Além disso, elas estabelecem uma relação de respeito e troca entre o meio ambiente e a sociedade, permitindo que os avanços sejam alcançados sem que ocorra a destruição do ambiente.

Assim, as empresas que investem em diagnóstico ambiental e realizam processos mais sustentáveis por meio de seus resultados, contribuem com o meio ambiente, mas com o prolongamento de sua vida útil dentro do mercado, pois essas ações agregam valor e diferencial competitivo no universo corporativo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *