Energia solar: 10 curiosidades

 

A energia solar é uma fonte renovável que contribui para economia de recursos e preservação do meio ambiente. 

Apesar de ainda estar um pouco tímida no Brasil, mesmo com dois grandes empreendimentos realizados pelo grupo italiano da Enel, já temos números significativos e isso é um avanço. Conheça aqui neste artigo 10 curiosidades sobre energia solar.

A importância da energia solar

Entender o funcionamento e os conceitos em torno da energia solar nos leva através de sua história e a necessidade de aprender com novas informações e pesquisas realizadas em torno do assunto. 

Além disso, a compreensão dificilmente será completa, afinal, os avanços são constantes. Mais ainda, sempre haverão novas maneiras e práticas relacionadas à preservação do planeta e os benefícios que isso traz.

De qualquer modo, é de suma importância buscar informações acerca dessas novas tecnologias e de como preservar nossos recursos.

Afinal, a energia solar é um recurso limpo e renovável que pode durar por milhares de anos, até que o sol desapareça e, certamente, isso é improvável. 

Na prática, essa forma de fornecimento de energia é mais sustentável e chega até a ser mais econômica, a longo prazo. Entre os principais benefícios estão:

  • Pode ser vinculado ao sistema de energia da rede fornecedora tradicional;
  • A energia produzida pode resultar em desconto na conta de luz tradicional;
  • É ecologicamente vantajoso;
  • Pode ser utilizado em redes externas e internas;
  • Recurso de fornecimento de energia menos invasivo;
  • Pode suportar equipamentos de aquecimento e resfriamento;
  • Há aparelhos que já são adaptados ao sistema.

Confira no tópico a seguir mais algumas informações sobre o sistema. 

10 fatos curiosos sobre a energia solar:

  1. A história da energia solar remonta ao século VII aC, quando lupas foram usadas para gerar fogo.
  2. Quando a luz do sol viaja na atmosfera, a radiação diminui em 23%. Isso se deve à reflexão e absorção produzidas quando a luz solar passa pelas camadas da atmosfera.
  3. Durante a Idade Média, os agricultores europeus sabiam tudo sobre a importância de aproveitar a energia do sol. Eles orientaram seus campos com práticas inovadoras de massa térmica para aumentar a quantidade de energia solar neles.
  4. As plantas convertem a energia solar em combustível natural por meio da fotossíntese que alimentam plantas, árvores e fósseis.
  5. À medida que o sol se aproxima da superfície da Terra, o calor que os oceanos absorvem é responsável pelas correntes oceânicas.
  6. Albert Einstein ganhou o Prêmio Nobel em 1921 por seu trabalho com células solares fotovoltaicas e energia solar.
  7. Os painéis solares que convertem a luz solar em eletricidade são responsáveis por converter 15% da luz solar em energia elétrica, em média.
  8. Algumas celebridades já utilizam a energia solar em suas casas e incentivam seus seguidores em perfis nas redes sociais sobre a importância do sistema para preservação do meio ambiente e economia.
  9. A cada hora, há luz solar suficiente na superfície da Terra para satisfazer 100% da demanda mundial de energia por um ano inteiro.
  10. As reservas de combustíveis fósseis de todo o planeta são equivalentes ao valor da energia solar de três semanas.

São fatos simples, mas podemos perceber o quanto a energia solar tem a oferecer e pode ser benéfica para a preservação do planeta.

Além disso, há muitos anos as pessoas a usavam em seus campos de produção, agora com os avanços é possível torná-la uma fonte de energia em nossos lares e empresas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Wnweb, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *