Entenda como funciona o tratamento de água

A água é muito importante para a sobrevivência dos seres vivos, tomando cerca de 70% do planeta. Mas, para ela chegar até os seres humanos, é necessário que ocorra um tratamento desse material, pois ele pode ser contaminado com resíduos sólidos, bactérias e semelhantes.

Essa água é enviada para uma estação de tratamento de água ou esgoto, que são compostos por empresas de tratamento de efluentes em SP, que trabalham no análise e distribuição desses materiais.

Se esse serviço não for realizado, provavelmente, as pessoas que consumirem essa água podem correr risco de contaminação e infecção com doenças graves.

O mais interessante é que essa estação de tratamento não trata a água apenas para chegar ao consumidor, mas também para que ela seja devolvida ao meio ambiente de forma limpa, sem poluir e contaminar.

A fase de limpeza de efluentes

Para que essa limpeza seja realizada, é necessário fazer um pré-tratamento, com a separação de resíduos sólidos da água.

Depois, se aplica alguns produtos químicos com o objetivo de remover esses sólidos, principalmente por meio de floculação e decantação (quando o sólido fica depositado no fundo do tanque por gravidade).

Após isso, ocorre uma aplicação de alguns produtos para retirar os contaminantes da água, assim como a aplicação de flúor e controle do pH (relacionado à acidez da água).

O sistema de tratamento de água e os procedimentos tecnológicos: a osmose reserva

Esse procedimento é considerado de elevada tecnologia, com o objetivo de realizar a remoção de impurezas presentes na água por meio de um processo chamado de retenção de moléculas.

A membrana osmose reversa é semipermeável, atuando na remoção também de partículas, bactérias e íons. Esse processo pode ser utilizado, inclusive, quando se deseja realizar a dessalinização da água.

Esse processo é tanto físico como químico, no qual ocorre a retirada dos sais presentes na água. Com isso, a água fica própria para ser consumida.

Atualmente, no mundo, cerca de 97% da água do planeta é salgada (vinda dos oceanos) e por isso, essa técnica pode ser uma alternativa para a falta de água doce. Porém, esse processo ainda é considerado de alto custo.

Mas, você deve estar se perguntando: como o processo de dessalinização é feito? Bem, a água salgada é posta em um tanque, e exposta ao sol, para que seja evaporada.

O processo de osmose acontece exercendo uma pressão sobre a solução de sal. Com a osmose, ocorre uma passagem de substância considerada pura, destinada a uma solução, por meio de uma membrana que é semipermeável.

Para retirar o sal da água, esse processo precisa ocorrer de forma inversa. Esse procedimento é considerado versátil e muito útil, bloqueando tanto o sal como possíveis impurezas que possam estar presentes na água, oferecendo bastante qualidade.

Os filtros de água

Outro procedimento de limpeza da água se refere ao uso de filtros de água. Este bem, muitas vezes, é tratado, mas ainda seu consumo não é indicado, no caso de beber, pois ela não é considerada potável.

Com isso, os filtros de agua são indicados para finalizar a purificação dessa água, de modo que ela esteja própria para o consumo humano.

O uso de abrandadores de água

Esses materiais são equipamentos que servem para remover sais tanto de cálcio como de magnésio da água.

Com isso, existe o objetivo de evitar a formação de crostas em tubulações, que acabam afetando a qualidade dos canos e da própria passagem da água.

O abrandador de água preço é utilizado principalmente no alimento de caldeiras que atuam tanto no aquecimento como no resfriamento da água.

Esses materiais possuem uma resina de ions, que reduzem a chamada “dureza da água”. Isso ajuda até na economia de água, diminuindo a necessidade de manutenção nas tubulações onde o sistema atua.

O uso do carvão ativado

Esse material é feito à base de carbono, que possui uma porosidade elevada, atuando na forma de coleta seletiva dos gases e impurezas presentes na água. Esse material também pode ser utilizado como um filtro, apresentando as seguintes características:

  • Consegue clarificar a água;
  • Retirar o odor ou mal cheiro da água;
  • Atua na purificação tanto de líquidos como de gases;
  • Serve como um filtro importante.

Outra vantagem é que esse material pode ser utilizado em vários segmentos, tanto na residência como na indústria.