Identificação de lençóis freáticos precisa de cuidados especiais

A implementação de diversos empreendimentos imobiliários, em diversos municípios do país, fizeram com que os terrenos recebessem atenção para suportar as estruturas que foram construídas.

A base do terreno de muitos condomínios residenciais, empresariais e industriais possuem resquícios de outros empreendimentos que podem ter causado algum tipo de contaminação.

Recuperação de solo

A implementação de técnicas de remediação do solo são implementadas para que possam receber diferentes empreendimentos, que tenham o acesso de pessoas e animais, sem prejuízo da saúde física ou mental de qualquer usuário.

Como muitos aterros sanitários foram eliminados dos municípios, passando a ter espaços exclusivos para o encaminhamento dos mais diferentes resíduos sólidos, como lixo doméstico, da construção civil e resquícios hospitalares, esses terrenos precisaram passar por uma readequação.

Para realizar a supervisão e os trabalhos em um terreno contaminado, é preciso que seja colocada em prática uma análise e remediação da contaminação do solo, com a intervenção de empresas capacitadas, e que possam identificar e eliminar qualquer traço de elementos contaminantes, para não prejudicar a implantação de empreendimentos imobiliários.

Esse trabalho tem como objetivo a retirada de fontes de contaminação tanto do solo, quanto de lençóis freáticos, que podem estar presentes na parte subterrânea do perímetro.

Com isso, a possibilidade de redução de riscos ao meio ambiente diminuem. São diversas etapas de estudo e pesquisa, e que devem ser realizadas de forma minuciosa, definindo quais os procedimentos a serem adotados, para cada área a ser recuperada.

Para que a limpeza e descontaminação sejam realizadas, vários processos devem ser implementados, conforme a tecnologia empregada na remediação, seguindo alguns passos:

  • Verificação preliminar e histórico local;
  • Detalhamento pós-investigação confirmatória;
  • Avaliação de riscos apresentados no solo e na água;
  • Utilização de tecnologia para reabilitar a área.

Autarquias públicas também devem verificar a possibilidade de implantação de qualquer empreendimento, para poder liberar o uso do espaço, quando há qualquer resquício de contaminação do solo.

A investigação detalhada cetesb também realiza a coleta de dados, com todos os documentos existentes da área, e prepara um plano de investigação, com a coleta de amostra do solo e da água, que é encaminhado para análise em laboratórios.

Ao final das coletas e da verificação de todo o histórico, inclusive com a realização de entrevistas com profissionais responsáveis pela área, é elaborado um relatório conclusivo, que pode liberar a construção de empreendimentos imobiliários.

A possibilidade de tratamento de todo o meio ambiente, com a restauração do solo e da água, também deve ser levada em consideração.

Esse tipo de trabalho é realizado com a implementação de tecnologia, desenvolvida para atender esses espaços, para que eles possam ser utilizados, permitindo a valorização territorial, principalmente para que haja um sistema de tratamento de água e esgoto.

Cuidados com abastecimento de água local

Nesses locais, que passam por tratamento e recuperação do solo, é possível instalar sistemas de abastecimento de água, provenientes de lençóis freáticos que não sofreram nenhuma ação contaminante.

É preciso verificar, por meio de análises laboratoriais, qual o procedimento para que possa ser utilizado a água de um poço cacimba, pois se houver a presença de qualquer agente contaminante, ela pode levar riscos à saúde dos usuários.

Por isso, é preciso contratar empresas técnicas, que trabalham no setor de verificação e análise, e coletar a água no local, principalmente se for uma área de recuperação de solo.

É possível realizar adaptações, com a implementação de filtros, entre outros elementos da própria natureza, que permitem o uso da água em tarefas que não atuem no sistema animal, como lavagem de pisos e rega de pomares e jardins.

As cacimbas de agua são bastante comuns na área rural, e atendem de maneira satisfatória os moradores, que precisam contar com um sistema de abastecimento local, já que muitas concessionárias não atendem áreas mais afastadas dos centros urbanos.

Por toda a importância atrelada ao uso da água no dia a dia das pessoas, principalmente nas áreas rurais, a limpeza de poço artesiano também deve ser levada em consideração, para eliminar qualquer agente contaminante, e que possa causar doenças na população.

Toda a perfuração, a manutenção, e as bombas de captação de água devem ser implementados de forma correta, para garantir o sustento das famílias, e até mesmo de todo o processo de fornecimento de alimentos para o mercado consumidor.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *