Importância de contratar uma consultoria ambiental

Em uma empresa um dos princípios fundamentais a se preocupar é a respeito da preservação ambiental e das formas como a empresa lida com o meio ambiente.

Por exemplo, em uma indústria que gera resíduos contaminantes, a empresa não pode só descartar isso no rio ao lado. É necessário ter um manejo de resíduos sólidos e um bom planejamento ambiental.

A legislação determina que a empresa possua formas de preservar à natureza, evitando a contaminação. O descumprimento das normas acarreta multas elevadas e grandes danos ambientais, como destruição da fauna e flora.

Por isso, uma consultoria de meio ambiente pode te ajudar a organizar os problemas internos no setor ambiental e realizar um planejamento correto de ações que não impactem tão negativamente à natureza.

Consultor ambiental: o que faz?

O consultor ambiental pode ser formado em engenharia ambiental ou ter especialização em meio ambiente. Ele vai estudar junto à empresa, os seguintes pontos:

  • Quais são os estragos e impactos ambientais que esta atividade está causando?;
  • Verificação das instalações da empresa, matéria-prima, forma de trabalho e recursos utilizados;
  • O que a empresa precisa melhorar em relação ao aspecto ambiental?;
  • Na fiscalização do cumprimento de normas brasileiras acerca da preservação ambiental.

O consultor trabalha para que as políticas ambientais e as legislações sejam cumpridas. Isso evita multas para a empresa, além do fato de contribuir para a preservação ambiental.

A intenção é que a empresa trabalhe de forma harmônica e tranquila com à sociedade, com o meio ambiente e com o espaço a sua volta, sem trazer grandes impactos negativos.

O consultor também pode ajudar a montar um Projeto de compensação ambiental, que visa compensar alguma ação negativa que a empresa tenha feito com uma propriedade ambiental, por exemplo:

  • Ações de reflorestamento;
  • Restauração de mananciais ou rios;
  • Plantação de árvores ou sua reabilitação;
  • Preservação de áreas importantes para o meio ambiente.

Por exemplo, muitas vezes uma empresa deseja construir em um local onde há mata nativa. O empresário não pode só retirar as árvores e começar a construção do seu empreendimento.

A depender do tipo de árvore, a cada remoção de uma unidade, ele precisaria replantar 50 ou 100 árvores ou mudas, no lugar. Isso se chama compensação.

Com isso, os empresários conseguem redirecionar de forma assertiva seu investimento, verificando o que compensa ou não para a empresa.

Estudo de Impacto ambiental: prevenção e cuidado ambiental

Um consultor pode trabalhar também realizando o Estudo de impacto ambiental EIA. Esse estudo serve como um instrumento de controle de prevenção de danos ao meio ambiente.

Ou seja, essa é uma documentação bastante técnica que visa identificar os riscos ao meio ambiente de determinada atividade.

Quando um risco é identificado, a ideia é estudar e verificar quais são as melhores alternativas para evitar ou reduzir esses danos.

A Constituição Brasileira exige a realização do EIA, quando ocorrerá uma obra ou instalação que cause danos ou degradação ambiental.

Ou seja, antes de realizar essa atividade é necessário verificar um estudo sobre os impactos ambientais que determinada atividade causará.

O estudo garante um equilíbrio e a manutenção ambiental, sendo de extrema importância, pois atua de forma preventiva.

E, não somente os impactos ambientais são verificados, mas também os sociais, em como determinada obra ou ação impacta negativamente uma sociedade.

Os aspectos físicos, biológicos e até econômicos também devem ser levados em consideração.

A topografia atuando na preservação ambiental

Outra temática bastante interessante dentro da preservação ambiental é a topografia. Esse é um procedimento que descreve de forma minuciosa os detalhes de um local.

A topografia deve ser realizada na construção civil, como edifícios e pontes, em loteamentos, em mapas, em medições de espaços, na própria geologia (que realiza o estudo da terra), dentre outros.

A divisão topográfica ocorre das seguintes formas: por Levantamento Planimétrico e Levantamento Altimétrico.

No caso do Levantamento planialtimétrico preço, representa as projeções horizontais de pontos dentro do terreno. Ou seja, o profissional realiza as medidas corretas do terreno, que muitas vezes, não corresponde com a da escritura.

Já o levantamento Altimétrico funciona na determinação de alturas no caso do relevo do solo. Ou seja, ocorre o estudo de procedimentos, os métodos de medição, das distâncias, das diferenças entre níveis e ângulos, dentre outros.

Esses levantamentos topográficos geralmente podem se apresentar com desenhos, projetos arquitetônicos e até de implantação.