Importância de laudos e documentações para o meio ambiente

laudos

Para a proteção dos espaços ambientais, os órgãos de proteção exercem seus trabalhos elaborando laudos e documentações que exigem das pessoas uma postura correta com o meio ambiente.

Essa documentação é que certifica e autoriza a realização das atividades, desde que não causem um grande impacto ambiental.

Os cuidados com o meio ambiente são muito importantes para a diminuição dos impactos ambientais, problema que é resultado das atividades executadas pelas pessoas em seus trabalhos e fora deles, com pequenas atitudes erradas, que praticadas diariamente geram grande problema de poluição.

A importância de laudos e documentações

No ramo da construção civil, por exemplo, as tarefas e etapas para realizar uma obra geram um grande impacto ambiental, em todos os seus processos.

Esse fato gera a necessidade dos engenheiros terem um licenciamento ambiental, documento que autoriza a execução dos trabalhos, fiscalizando os impactos que as atividades causam ao ambiente.

Antes de iniciar o projeto de construção ou reforma, os serviços de topografia podem ser realizados, para ajudar os arquitetos e engenheiros a entenderem as características do solo no canteiro de obras e obterem uma planta detalhada sobre o local.

Os profissionais da área topográfica analisam o espaço, considerando o alto e baixo relevo, os declínios ou outros tipos de acidentes geográficos que o local possa ter. A topografia é muito importante para o acompanhamento de obras e movimentações de terra.

Com o uso de drones, teodolito, GPS e outros equipamentos, os especialistas elaboram a planta do local e o projeto que auxiliará os profissionais da construção a fazerem as etapas de trabalho com segurança, diminuindo o número de problemas ambientais em uma obra.

Projetos de conjuntos habitacionais, condomínios e empreendimentos imobiliários precisam obter a documentação com a aprovação de loteamentos.

O órgão responsável por essas questões é o Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais) do estado de São Paulo.

Depois de vários estudos e análises de documentos e a emissão de uma licença ambiental, é possível obter um certificado graprohab que autoriza a realização de projetos de empreendimentos e imóveis habitacionais.

Esse documento é muito importante para iniciar qualquer obra relacionada a habitação.

Ao dar início ao projeto de construção é muito importante ter um profissional da engenharia de risco, que trabalha para criar soluções e medidas que ajudam a diminuir os riscos e acidentes que podem acontecer nas obras e nas instalações de máquinas e equipamentos, problemas técnicos e quebra de itens.

A engenharia de risco ajuda as construtoras a se prevenirem e evitarem problemas econômicos e burocráticos na obra.

Em projetos de empresas, o serviço de arqueação de tanques é muito executado. A arqueação é um trabalho que determina a capacidade volumétrica de:

  • Tanques;
  • Reservatórios;
  • Silos;
  • Embarcações.

E outros espaços usados para o armazenamento de combustíveis, assim como outros produtos.

O objetivo de uma arqueação é ter um controle da capacidade metrológica e dos estoque das empresas. Este serviço deve ser feito por técnicos especializados, que seguem as regras da ISO 7501-1.

Os profissionais usam trenas, instrumentos calibrados e medidores para fazerem a arqueação.

A utilização de laudos nos projetos

Um laudo é um documento obrigatório que possui todos os levantamentos de riscos e das atividades.

O laudo ambiental, por exemplo, é fundamental para entender os riscos que o local possui e se este influencia nas tarefas que serão executadas no espaço.

Toda empresa, para o ter o seu funcionamento sem problemas, precisa de um laudo ambiental, que pode ser obtido nos órgãos responsáveis que cuidam das questões ambientais.

Outro laudo muito importante é o laudo tecnico, certificado que deve ser obtido durante os processos de finalização de uma obra. Deve ser emitido por pessoas especializadas nessa área.

As construtoras, condomínios e empreendimentos de grande porte necessitam desse laudo para certificar que as obras seguem os padrões de qualidade e não apresentam riscos.

As pessoas da área de laudos realizam vistorias e através das análises visuais, elaboram um documento com situação favorável ou não para a obra.

Fachadas, hall de entrada, caixa d’água, subsolos e outras estruturas são analisadas criteriosamente, onde o principal objetivo é encontrar possíveis irregularidades ou não.

Os laudos, independente, da área ajudam a evitar problemas ambientais, certifica e autoriza as pessoas a executarem as suas atividades com segurança e sem causar problemas burocráticos e de impactos.

Portanto, antes de iniciar qualquer serviço é muito importante obter os laudos e documentos necessários trabalhar com segurança, qualidade e sem causar mais impactos e problemas ao meio ambiente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *