Instalação de sistema que integra o gado e a plantação

plantação

O Sistema Silvipastoril (SSP), é um tipo de sistema que visa integrar o gado e a plantação em um mesmo local, contribuindo para o aumento da produtividade de uma área.

Para realizar essa combinação, que é intencional e benéfica ao meio ambiente ( por reaproveitar o mesmo espaço de terra), existem alguns detalhes técnicos que precisam ser vistos antes. Primeiro, é importante compreender os benefícios dessa integração, que são:

  • Maior economia para o produtor;
  • Atuação com sistemas considerados como multifuncionais;
  • Reduz a possibilidade de degradação do solo;
  • Aumenta a capacidade de produção;
  • Reduz a erosão do solo;
  • Contribui para conservar o solo e a qualidade das águas.

Para instalar esse tipo de sistema, que é tão importante e contribui para a preservação natural e fixação do carbono, é importante realizar uma topografia de terreno de forma prévia.

A topografia consiste em um elemento que verifica os nivelamentos do solo para verificar se o projeto está apto para a instalação. Isso é importante tanto na criação do projeto, assim como no processo de planejamento da instalação de um Sistema Silvipastoril (SSP).

Além disso, quem deseja trabalhar com os recursos ambientais, ainda mais em uma união entre plantio e gado, precisa pensar na conservação ambiental, assim como em planos de gerenciamento dos animais, solo, recursos naturais e Transporte de resíduos (ou o reaproveitamento, a depender do material).

Ações de planejamento e cuidado são importantes no momento em que uma licença ambiental prévia ou definitiva for solicitada. Todos esses detalhes serão avaliados visando se a empresa terá os cuidados ambientais e irá reduzir os impactos, por meio da não poluição do solo.

Como obter uma licença ambiental?

Uma das grandes questões para iniciar um sistema de gado e plantio é a licença ambiental, que no estado de São Paulo é o Licenciamento ambiental cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Basicamente, essa companhia é vinculada ao Governo do Estado e atua na fiscalização e no monitoramento das atividades que possam afetar negativamente o meio ambiente.

Essa empresa ainda, fica responsável pelos licenciamentos voltados ao meio ambiente no estado de São Paulo. Além disso, a companhia visa reduzir a poluição, impactos ambientais, assim como contribuir para a preservação do meio ambiente.

Esse procedimento de licenciamento ambiental é quando uma empresa solicita aos órgãos públicos e ambientais a realização de atividades em uma área de campo.

A ideia dessa licença é mostrar quais são as fontes de poluição no local, assim como se os fatores que colocariam aquela área ambiental em risco estão controlados. Por isso, existem alguns tipos de licença que vão avançando dependendo do tipo de solicitação.

A Licença Prévia, é autorizada na fase de planejamento do que será instalado no local. Nesse processo é o momento de ver se a obra é viável, além de buscar as medidas de controle ambiental e se encaixar dentro de exigências técnicas.

Também existe a licença para instalar um empreendimento ou programa que já tenha sido aprovado ambientalmente, assim como as licenças operacionais.

Seja qual for a licença, o ponto em comum é seguir as normas ambientais, mitigar ou minimizar os impactos ambientais e se encaixar dentro das normas técnicas de segurança do meio ambiente. É importante ressaltar que muitas licenças são renováveis e apresentam prazos.

Para realizar essa solicitação na Cetesb, a empresa interessada pode tentar um licenciamento simplificado, mais digital, com a entrega de documentação. A depender do tipo de instalação no local, se envolver a presença de animais, a licença ibama deve ser concedida, visando evitar transporte ilegal de animais, multas empresariais e impactos ambientais.

Escolhendo as melhores plantas

Com a liberação em mãos, fica mais fácil iniciar todo o projeto que envolve a instalação de um sistema agro pastoril. Para isso, é importante estar atento à escolha dos sementes e das plantas que serão instaladas no local.

Uma recomendação, diz respeito ao uso de sementes de grama, que podem apresentam algumas flores. Em suas hastes existem algumas sementes pequenas que são coletadas por abelhas ou são transportadas pelo vento. Com isso, ocorre um processo de polinização de forma mais facilitada.

Existem várias lojas especializadas em fornecer os produtos e ferramentas necessárias para o inicio do plantio, e que podem ajudar nesse processo, como na escolha da semete de grama., ou na do fertilizante.