Confira alguns licenciamentos e laudos importantes

Para uma série de empreendimentos da construção civil serem aprovados, é necessário fazer uma avaliação ambiental do impacto que a estrutura em questão pode ter, por exemplo, no ecossistema local.

Dessa forma, existem alguns laudos e documentos muito importantes no sentido de garantir a atividade legal da empresa, evitando problemas com a justiça, e a devida ocupação dos espaços que demandam análises mais específicas.

No artigo a seguir, conheça mais sobre alguns procedimentos necessários para quem busca obter esses certificados e como eles podem fazer toda a diferença na hora de proporcionar um local seguro e devidamente regularizado.

Laudo de caracterização vegetal

O devido licenciamento ambiental para diversos tipos de empreendimentos.

Obras de infraestrutura ou atividades industriais em várias regiões do Brasil exige a análise de uma série de documentos extremamente importantes, pois são fruto de estudos profundos sobre a vegetação daquele local.

Se a empresa pretende utilizar recursos naturais como matéria-prima ou se a atividade exercida coloca o meio ambiente em risco, é preciso garantir que o desempenho será seguro e, claro que a atitude da empresa perante o que ela provoca ao meio ambiente seja mais sustentável e consciente.

Sendo assim, Laudo de vegetação é fundamental para que as diferentes espécies de flora existentes na região sejam devidamente identificadas e descritas, sem falar nas rochas, na areia, na terra e demais elementos que compõem um ecossistema vegetal.

Esse documento é parte de um processo de licenciamento que pode ser dividido em três etapas, sendo a obtenção do laudo em questão a segunda delas.

Com isso, é possível que ações adequadas e eficazes sejam direcionadas para as localidades que demandam intervenções de diferentes níveis.

O objetivo é proteger o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais da produção e das atividades empresariais, garantindo a manutenção da vida no planeta.

Próximo passo

Como mencionado, são três as etapas para chegar ao licenciamento total nos quesitos de conservação do meio ambiente e atividade sustentável.

Sendo assim, a última e mais decisiva etapa é a de obtenção de Licença de operação CETESB.

Que vai determinar o nível de impacto final das atividades de determinada empresa em determinada localidade e avaliar, a partir dos dados obtidos, se a empresa pode operar, em quais termos, etc.

Tudo isso é muito importante, pois garante que a empresa esteja exercendo atividades sob as normas previstas na legislação ambiental.

Com as mudanças climáticas e os riscos ambientais enfrentados nos dias de hoje, é preciso ter uma consciência cada vez mais ampla a respeito desse assunto e contar com a eficácia de gestão ambiental, em especial dos órgãos reguladores.

Auto de vistoria

Outro passo extremamente importante na regularização de um empreendimento é conferir se o conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais funciona de forma integrada em uma empresa.

Dessa forma, é possível obter um ótimo nível de proteção e segurança no ambiente de trabalho, principalmente no que diz respeito a incêndios e situações de pânico.

E, para que isso seja feito de forma oficial perante o Corpo de Bombeiro, que fiscaliza e controla diversos tipos de sistemas de proteção e prevenção, é necessário realizar Projeto AVCB.

Essa medida vai garantir que o ambiente de trabalho seja totalmente seguro e não possuam condições que possam propiciar o surgimento de chamas, por exemplo, ou mesmo a sua propagação em casos de incêndios que não foram contidos no início.

Além disso, ela também avalia aspectos de impacto ambiental, tornando a localidade onde o empreendimento é instalado ainda mais protegida contra a interferência de poluentes e demais agressões humanas.

Existem alguns casos em que avcb é obrigatório, tais como:

  • Construção
  • Reforma
  • Ampliação de área
  • Mudança de ocupação
  • Regularização de área de risco
  • Estruturas temporárias

Precisa de ajuda?

É imprescindível estar em dia com as conformidades da leis ambientais, pois a negligência nesse aspecto pode acarretar em severas punições que vão de multas altíssimas a prisão.

Afinal, uma empresa que não é capaz de se comprometer com o meio ambiente também não é capaz de respeitar a vida do cliente.

Como muitas pessoas têm se atentado cada vez mais para isso, é importante estar por dentro das exigências no segmento e procurar obedecê-las de forma integrada com uma atitude mais consciente e sustentável.

Felizmente, muitas empresas de gestão e consultoria ambiental podem ajudar nessa parte.

Em qualquer caso, é sempre importante estar atento para as demandas ambientais das obras e conhecer mais sobre os variados impactos que a ação humana pode causar em uma região.

Afinal, todos os laudos, documentos e licenças criados no âmbito da proteção da natureza não foram desenvolvidos por acaso, não é mesmo?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *