Limpeza e manutenção de caixas d’água: qual a importância?

A higienização dos locais é fundamental para o bem estar do ser humano. Isso faz com que ele viva de maneira mais saudável e, ainda, proteja a natureza. Uma das formas de realizar essa proteção do meio ambiente é a realização da investigação confirmatória de passivo ambiental.

Por meio dela, o solo, a água e o ar de determinado local são analisados, para saber se estão contaminados ou não. Assim, estuda-se as características físico-químicas daquele espaço.

Após isso, os resultados obtidos a partir dessa análise embasam ações para aquele local, sendo elas de tratamento ou não.

Mas, existem formas de manter o ambiente limpo e saudável, fazendo com que a investigação confirmatória Cetesb seja positiva. Uma delas é a limpeza da caixa d água.

A importância de limpar a caixa d’água

Realizar a limpeza de um reservatorio de agua é importante por diversos motivos. O primeiro deles é, claro, a saúde das pessoas que estão em volta daquele local. Com isso, diversas doenças podem ser evitadas. Fazer a limpeza de caixa d água anvisa, portanto, é fundamental.

Mesmo que a água passe por todo um processo de tratamento antes de chegar aos reservatórios, é preciso que eles estejam em boas condições para que isso se mantenha.

É preciso lembrar que não utilizamos água apenas para beber, mas também para tomar banho e cozinhar. Assim, a maioria das nossas necessidades básicas dependem disso.

O segundo motivo é a própria preservação do meio ambiente, principalmente em locais onde a caixa d’água fica no chão e em locais abertos, como sítios e chácaras. Com esse reservatório limpo e frequentemente cuidado, a água guardada ali não corre o risco de infectar qualquer outro local.

A água contaminada pode ser perigosa para o solo, por exemplo, sem contar que a falta de manutenção pode contribuir com a proliferação de focos de mosquito da dengue.

Alguns problemas que podemos citar como referencia causados pela falta de higienização da caixa d’água são:

  • Entupimentos;
  • Bactérias e protozoários;
  • Criadouro para o mosquito Aedes aegypti;
  • Impossibilidade de utilizar a água;
  • Desperdício.

Como fazer a higienização da caixa d’água

A Anvisa recomenda que as caixas d’água sejam higienizadas a cada 6 meses. No caso de condomínios, empresas e indústrias, essa limpeza é obrigatória. Porém, muitas pessoas acabam não fazendo por não saberem como se faz.

O primeiro passo para iniciar a higienização é desligar o registro, para evitar que entre água enquanto o processo acontece. É preciso retirar toda a água que está dentro da caixa.

Para que não haja desperdício, reserve o líquido e utilize-o em limpezas ou outros serviços da casa. A reutilização ajuda o planeta e ainda garante economia do uso de água em sua casa.

Em segundo lugar, feche também o registro de saída da caixa, para que os produtos não saiam e contaminem outros líquidos.

Pode-se colocar, também, panos nas saídas de água para evitar vazamentos. Para o momento da limpeza em si, o ideal é utilizar esponjas macias e panos. Caso haja muita sujeira, utilize escovas de fibra vegetal. É importante não utilizar produtos de limpeza, como sabão e detergente.

Após toda a limpeza e a retirada dos resíduos de sujeira, é importante acrescentar água sanitária. Isso vai eliminar todos os microrganismos presentes no reservatório. O ideal é usar meio litro de produto para cada 500 litros de água. Tampe a caixa e deixe assim por cerca de duas horas.

Esvazie completamente a caixa d’água, abra todos os registros e tampe. Um dica extra é anotar quando foi feita essa limpeza, para saber quando será necessária a próxima.

Quando o reservatório já estiver todo cheio, deixe a água escorrer por alguns minutos antes de utilizá-la. Essa é apenas uma precaução para evitar o gosto de água sanitária.

Manutenção e higienização

Para deixar essa higienização ainda mais completa, o ideal é contratar empresas especializadas no assunto. Assim, a segurança de que tudo será feito da maneira correta é maior.

Normalmente, empresas que realizam esse tipo de serviço também fazem a manutenção das caixas d’água. Ou seja, elas verificam se não há defeitos e nem problemas que vão além das sujeiras. Isso evita diversos problemas futuros, que envolvem tanto a falta de água quanto acidentes.

A limpeza e a manutenção dos reservatórios é de extrema importância em todos os locais que contém esse tipo de abastecimento de água. Assim, doenças podem ser evitadas e problemas como desperdício de água potável.

Isso significa que cuidar das caixas d’água também é cuidar do nosso corpo e do meio ambiente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *