Logística reversa e responsabilidade

A exploração da natureza tem sido constante há muito tempo pela sociedade. Com a industrialização e o aumento de demanda de produtos e serviços voltados à população, as empresas passaram a se adaptar a um cenário em que algumas matérias-primas passaram a ficar mais escassas, como madeira nobre, e a poluição de solo, água e ar passaram de níveis toleráveis à saúde das pessoas.

Uma questão debatida em diferentes locais do globo terrestre, as empresas e corporações mundiais passaram a intensificar a aplicação da sustentabilidade nas linhas de produção, incentivando processos industriais voltados à sustentabilidade e reaproveitamento de material com possibilidades de reciclagem.

A população também faz parte deste processo de reeducação no descarte correto dos resíduos sólidos. A separação dos materiais se dá por meio de coletas seletivas, com lixeiras apropriadas para receber:

  • Vidro;
  • Plástico;
  • Papel;
  • Materiais ferrosos;
  • Inservíveis.

Desta maneira, a sociedade também faz a parte que lhe é responsável, em conjunto com os serviços públicos que recolhem e proporcionam a destinação correta, com a ajuda de empresas públicas e privadas, transformando o que antes era conhecido como lixo em novos materiais de consumo, reforçando a presença da economia verde em todo o mundo.

Campo de atuação responsável

A construção civil é uma das áreas mais importantes na transformação de materiais descartados e recebem um tratamento para recuperação de resíduos sólidos, como madeira, concreto, sobras de obras, transformando-se em matéria-prima para diferentes produtos que são colocados à disposição da sociedade.

A criação de uma empresa de reciclagem específica para atendimento deste setor em localizações estratégicas tem dois pontos positivos que devem ser destacados.

O primeiro se refere à aplicação de tecnologia a favor do meio ambiente. O segundo é o aproveitamento de materiais que podem ser muito úteis, mesmo após passar por diversas etapas de transformação, dentro do setor de atuação.

Esses processos se resumem à sustentabilidade aplicada em diferentes pontos da industrialização de materiais, com diversos benefícios para o meio ambiente e a sociedade, como?

  • Redução da poluição do ar, solo e água;
  • Preservação de reservas naturais de matéria-prima;
  • Promoção de oportunidades de renda e trabalho;
  • Tratamento e reciclagem de resíduos diversos.

Os ganhos financeiros são vantajosos para todos os envolvidos, pois as possibilidades de reaproveitamento são infinitas. As mudanças aplicadas pela legislação federal tornaram as empresas de diversos setores mais responsáveis, com fiscalização de órgãos públicos e organizações não-governamentais atuantes e pertinentes.

Os espaços antes denominados lixões passaram a ser conhecidos como aterros controlados, impedindo a contaminação do solo e de lençóis freáticos, assim como o surgimento de pragas e doenças relacionadas a animais transmissores, como ratos e mosquitos.

Tecnologia faz parte da solução da reciclagem

O crescimento do uso de equipamentos eletrônicos se intensificou nas primeiras décadas do século XXI, com o barateamento de custo de produtos relacionados à tecnologia, como celulares, televisores, videogames, aparelhos de som, tablets, computadores e periféricos, como scanners e impressoras.

Não só isso, o consumo de pilhas e baterias também aumentou, levando o descarte de lixo eletrônico a um nível alarmante.

Visando a reciclagem como uma solução apropriada, e seguindo as resoluções adotadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob a lei 12.305/2010, ficou institucionalizado a melhoria dos trabalhos de destinação de resíduos sólidos, inclusive com a implementação de logística reversa, ou seja, reciclando, reaproveitando ou transformando de maneira correta os componentes destes produtos.

reciclagem de lixo eletrônico passou a fazer parte do dia a dia da sociedade, mesmo de maneira simplificada, como a dispensa em pontos de coleta seletiva, que também recebe outros materiais que podem ser enviados para centros de triagem e reciclagem.

Indústrias se adaptam a uma nova realidade

A preocupação com a natureza nem sempre foi pauta principal entre os setores industriais, comerciais ou mesmo nos domicílios. As mudanças climáticas e a poluição do ar foram sinais de que algo estava errado e era preciso rever muitos conceitos, principalmente nas indústrias.

Dessa forma, a instalação de estação de tratamento de água foi um dos tópicos ajustados dentro da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, de número 6.938/81, que pune e multa agentes poluidores e causadores de danos ambientais.

As chaminés industriais com filtros, a recuperação de passivos ambientais e a determinação de áreas de preservação ambiental passaram a fazer parte dos projetos de instalação de empreendimentos relacionados ao desenvolvimento urbano dos municípios.

Para cada etapa do tratamento da água, ao final os rios, lagos e mares devem ter uma taxa de 99% de aproveitamento. É um passo importante para a recuperação da natureza.