Meio ambiente e sustentabilidade, desafios e soluções

meio ambiente

Todas as pessoas devem estar cientes de todos os desafios atuais do planeta e, devem sempre estar comprometidos com o futuro do meio ambiente e sustentabilidade. 

Por conta disso, diversos Cursos Online sobre sustentabilidade destacam que as pessoas tenham atividades que busquem sempre visar dentro da contribuição do desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades atuais, garantindo que as gerações futuras também possam usar os recursos da terra para atender às suas necessidades.

O que é meio ambiente?

A sustentabilidade e o meio ambiente referem-se a todos os recursos naturais que são necessários para que a sociedade sobreviva e prospere cada vez mais.

A sustentabilidade sempre está buscando utilizar os recursos naturais com sabedoria, sem agredir o meio ambiente, protegendo assim o uso para as gerações futuras.

Meio ambiente é o ambiente em que a vida existe, que vai conter todas as suas condições ambientais, físicas, químicas e biológicas. 

Em outras palavras, quando se fala sobre os recursos naturais, é referente basicamente ao meio ambiente, pois tudo que se encontra nele será usado em nosso dia a dia depende dele direta ou indiretamente.

Proteger o meio ambiente tem se tornado uma das principais bandeiras mundiais, sendo um dos princípios do desenvolvimento sustentável.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é basicamente a capacidade das pessoas de usufruírem de todos os recursos que são naturais da Terra sem a necessidade de comprometer o uso do meio ambiente para as gerações futuras.

Assim, estamos cada vez mais cientes de usar sempre o termo em nossas vidas diárias, como, por exemplo: o consumo de produtos naturais, a reutilização de objetivos, a reciclagem, o uso de meios de transporte públicos, entre outros.

Investir em medidas voltadas à aplicação de práticas que são sustentáveis ​​dentro da cadeia produtiva estão entre as ações de diversas empresas para aprimorar processos, reduzir o impacto ambiental e atrair consumidores.

Pesquisa do Certificado Cursos Online, plataforma de Cursos Online com certificado, mostrou que os brasileiros têm interesse em consumir marcas que focam no meio ambiente e na qualidade de vida dos envolvidos.

Benefícios das ações de sustentabilidade das empresas

A gestão da sustentabilidade ganhou muito espaço dentro da agenda estratégica de uma instituição. A visão é fundamental para o aumento do crescimento e da manutenção das empresas dentro do seu mercado, visando sempre ficar mais atento com as exigências dos recursos naturais e o desenvolvimento das nações.

A diminuição dos recursos naturais e o aumento dos custos tornaram a busca da eficiência em uma grande prioridade. Além disso, houve um aumento da preocupação com o impacto da atividade econômica dentro do meio ambiente e das mudanças climáticas.

Os consumidores exigem que os produtos e processos de produção tenham menos impacto no meio ambiente, um tema que vem ganhando cada vez mais atenção de organizações internacionais, governos, organizações e sociedades.

O branding e a identidade corporativa estão mais ligados à postura de uma organização em relação às questões ambientais, somando-se à importância de melhorar a eficiência do uso de recursos naturais e dentro da redução das emissões de gases.

Economias de baixo carbono e circulares, e suas novas tecnologias e modelos de gestão associados, estão na vanguarda da agenda de competitividade. As empresas que fizerem o melhor uso dessas oportunidades terão mais vantagem competitiva.

A CNI vem trabalhando dentro dos poderes Executivo e Legislativo, ela conta com diversas propostas com o objetivo de desburocratizar o ambiente de negócios, facilitando assim a vida dos empresários e contribuir muito para que exista a retomada do crescimento sustentável brasileiro.

As propostas referem-se tanto aos antigos gargalos que permanecem barreiras à competitividade das indústrias brasileiras.

Desafio

Diminuir ou evitar todos os impactos das mudanças climáticas 

O setor da construção civil é responsável pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa.

Isso se deve em parte ao fato de que os condicionadores de ar usam eletricidade para aquecer ou resfriar espaços fechados.

Portanto, é imprescindível a utilização de materiais que reduzam o consumo de energia, tenham componentes facilmente adaptáveis ​​e gerem desperdício mínimo, como a lã de vidro.

Reduzir o consumo de energia = garantir a luz futura

O isolamento é uma excelente solução com o objetivo de reduzir o uso de eletricidade em um edifício, reduzindo assim o impacto ambiental e financeiro.

Ao isolar adequadamente os edifícios, até 90% das necessidades energéticas de ar condicionado do edifício podem ser reduzidas, seja aquecendo ou resfriando o ambiente.

Elimine o desperdício

Uma boa gestão de resíduos e de recursos dentro da sua cadeia de construção deverá ser uma prioridade para todos os envolvidos.

O setor da construção civil responde por aproximadamente 40% do uso total de energia, 25% do uso total de água, 40% dos recursos naturais e 30% da geração de resíduos sólidos.

Portanto, este trabalho deve buscar eliminar sempre o desperdício de materiais e promover assim um ambiente com um menor consumo de recursos naturais possíveis.

Garantir saúde e bem-estar

Passamos a maior parte do nosso tempo em edifícios, seja em casa, na escola ou no escritório. Por isso, é importante manter o ambiente interno limpo e saudável, principalmente para crianças, gestantes e idosos.

O ar interior é frequentemente mais poluído do que o ar exterior. Isso é causado por poluentes emitidos por móveis, utensílios domésticos, materiais de construção e atividades realizadas dentro de casa.

Muitos poluentes internos diferentes podem estar presentes no ar interno e ter efeitos muito diferentes na saúde humana.

Ambientes internos também podem ser afetados por acústica ruim, iluminação ruim ou ventilação ruim. Por isso, um bom tratamento acústico é essencial para criar um ambiente mais confortável e saudável para as pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *