Meio ambiente: importância da logística reversa

A responsabilidade com o meio ambiente é uma atitude que todas as pessoas deveriam colocar em prática, pois, os problemas ambientais e o aquecimento global tem sido assuntos cada vez mais recorrentes na mídia.

Sinal de que a sociedade precisa se engajar mais em causas e projetos que visam a proteção do ambiente.

Mudar os hábitos diários, pequenas ações que são feitas de forma equivocada, podem ajudar no cuidado e nos ajuda a pensar em qual é o ambiente que desejamos viver.

Essa postura de mudanças tem sido uma atitude que as empresas têm buscado conquistar para melhorarem a sua atuação no mercado e na sociedade, além de mudar a imagem perante o público, mostrando o quanto se preocupam com o meio ambiente.

Medidas que podem ser tomadas para ajudar o meio ambiente

É muito importante tentar implementar alguns conceitos na empresa e levá-los até para a vida pessoal, para que as pessoas possam mudar posturas e assim ajudar o meio ambiente.

Uma medida que toda empresa pode tomar, por exemplo, é implantar uma gestão ambiental de qualidade.

Os processos de gestão ambiental, consiste na administração de atividades econômicas ou sociais que visam o uso de recursos naturais e a melhora do ambiente.

Através de ações ligadas a sustentabilidade, as empresas podem implantar práticas e métodos administrativos que reduzem os impactos ambientais que as atividades realizadas pelo homem causam.

Existem alguns métodos da gestão ambiental que podem ser colocados em prática, por exemplo, utilizar recursos naturais de forma racional, assim é possível evitar desperdícios e falta de recursos.

Fazer o tratamento e reutilização de água dentro dos processos produtivos da empresa, pode ajudar a reduzir o consumo de água.

Utilização de sistemas que evitam a poluição ambiental, por exemplo, o sistema carbono zero, uma espécie de balança ecológica.

Se as empresas queimam uma determinada quantidade de gases, precisam compensar esse processo, realizando ações que ajudem a neutralizar outros gases que estão presentes na atmosfera e fazem mal ao ambiente.

Trabalhar para criar produtos que causam o mínimo de impacto ambiental, é uma atitude sustentável e de muita responsabilidade e cuidado com o ambiente. Essas são apenas algumas ações que podem ser feitas numa gestão ambiental.

Ações que ajudam o ambiente

As empresas, estabelecimentos e outras esferas de atuação precisam implementar a coleta seletiva nos locais. Essa ação consiste num método de descarte onde o lixo precisa ser separado por grupos para facilitar o momento de descarte.

A separação é feita de acordo com o tipo de lixo e os que podem ser reutilizados passa pelo processo de reciclagem, ou seja, ganha uma nova função num novo objeto ou produto, por exemplo, uma caixa de papelão pequena, que pode ser usada e depois pode ser colocada numa lixeira de coleta seletiva e as cooperativas de reciclagem dão uma nova função a esse item.

Colocar lixeiras para cada tipo de material para os resíduos secos, orgânicos, úmidos e recicláveis é uma forma de facilitar o trabalho das pessoas que atuam como coletores.

Tratamento de resíduos é outro processo que precisa ser feito pelas empresas, não importa o segmento, para facilitar o descarte de resíduos e evitar problemas de saúde para a sociedade.

Métodos e processos que respeitem a legislação ambiental precisam ser seguidos para ocorrer o descarte de resíduos.

Realizando o tratamento adequado dos resíduos é possível realizar mais processos de reciclagem e dar um novo destino aos materiais.

Existem alguns ramos de atuação que precisam se atentar aos processos de reciclagem e de questões ambientais, porque, ao se preocupar com essas questões é possível ter benefícios nos processos produtivos da empresa e no ambiente.

Uma fábrica de bombonas, por exemplo, ao aplicar ações de reciclagem, conseguem:

  • Reutilizar materiais;
  • Redução de investimentos em materiais;
  • Evita o desperdício de matéria-prima;
  • Responsabilidade e atitudes ambientais que melhoram a imagem da empresa;

As bombonas são frascos de plásticos que são utilizados para armazenar produtos líquidos. Esses reservatórios ajudam no transporte de produtos de maneira eficiente.

Fazer a reciclagem dessas embalagens é uma maneira de economizar na compra de matéria-prima.

Existem diversas bombonas: de polietileno, PEAD e outros tipos de plástico. O tamanho pode variar podendo ser encontrado em versões de 5 até 200 litros.

Dessa maneira, fazer o descarte correto, consumir de forma consciente, investir em matérias-primas que possam ser recicladas são formas de cuidar do meio ambiente e diminuir impactos ambientais.

Mudando hábitos e posturas diariamente pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa, além de desenvolver uma consciência ambiental.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *