Meio ambiente: práticas sustentáveis das empresas

ambiente

O meio ambiente é essencial para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável e equilibrada. Provedor das matérias-primas utilizadas nos processos industriais para confecção de produtos, a sua conservação é primordial para a geração atual e, principalmente, para a geração futura.

Com o objetivo de estabelecer um método de produção e consumo mais consciente a aplicação de um desenvolvimento sustentável é muito importante para as empresas, que ao adotarem essa filosofia passam a ser mais conscientes, sustentáveis e diferenciadas no mercado, sendo a preferência de muitos consumidores.

O desenvolvimento sustentável busca o equilíbrio entre as necessidades produtivas de uma sociedade e a conservação dos recursos naturais, para que sejam utilizados de forma consciente, para que estejam disponíveis não apenas para o agora, mas para o futuro também.

Por ser medidas que impactam toda a sociedade há normas e legislações ambientais que contribuem para que medidas mais ecológicas sejam adotadas pelas empresas.

Algumas delas estão descritas abaixo, suas funcionalidades e benefícios às empresas e ao meio ambiente.

Estações de tratamentos

As estações de tratamentos são destinadas a processos de limpeza e aprimoramento das águas de forma geral. A estação de tratamento de esgoto é um dos tipos de estações que há que são utilizadas limpeza da água para que os impactos não sejam aplicados nos rios e mares.

As estações de tratamento de esgoto conhecidas pela sigla ETE, são locais para o tratamento do esgoto que pode ser definido como a água que após ser utilizada torna-se imprópria para uso e consumo.

Com origem residencial e empresarial as águas que escoam pelos ralos segue por tubulações que as conduzem para as estações, evitando que os solos, mares, rios e lagos sejam poluídos pelos dejetos presentes nessas águas.

O objetivo principal da estação de tratamento de esgoto ETE é remover os agentes poluentes da água para que sua devolução aos espaços hídricos aconteçam em boas condições, obedecendo o que está exposto e vigente nas leis, principalmente, quanto aos índices e parâmetros que são fiscalizados por órgãos ambientais.

Utilizando processos químicos-físicos ou biológicos as ETEs conseguem garantir a remoção de todos os poluentes de maneira eficiente.

A maioria das estações atuam com sistema de filtragem e remoção das partículas sólidas que são retidas por grades e compartimentos, depois as partículas menores são filtradas pelos processos de sedimentação e decantação.

Após isso são aplicados produtos para remoção de bactérias e microrganismos vivos. Depois de todas as etapas a água apresenta os indicies ideias para seu descarte sem causar problemas ambientais.

As indústrias utilizam do modelo de ETE compacta que realiza a mesma função, com a vantagem de serem menores. Assim sua instalação é simplificada e o espaço é mais fácil de ser encontrado dentro das fábricas.

Assim, antes delas realizarem os descarte de seus dejetos que já estão tratados e não apresentam riscos ao meio ambiente.

Captação de água na ajuda ao meio ambiente

A água é um recurso natural mais importante á vida humana na terra, por isso a sua conservação e aproveitamento conscientes são necessários, visto que água doce, ou seja, potável é limitada no planeta.

Com o objetivo de aproveitá-la ao máximo foi desenvolvido o sistema de captação de água da chuva que pode ser adotado tanto por empresas quanto pelos indivíduos.

Conhecido como cisterna, o sistema de captação consiste em captar e armazenar a água da chuva para reaproveitamento empresarial ou doméstico, econômicos e sustentáveis, eles podem ser desenvolvidos em diversos locais, pois as versões disponíveis no mercado possuem tamanhos diversos.

Com funcionamento simples a água escorre das calhas e são transportadas para o reservatório que faz a filtragem removendo os agentes poluidores como galhos e folhas e depois estão disponíveis para uso.

A água captada pelo sistema de captacao de agua não serve para o consumo humano, pois outros tratamentos são necessários, mas a água pode ser aproveitada para limpeza, irrigação e outras atividades, que são desenvolvidas por meio de uma prática mais sustentável e consciente.

Ruídos Ambientais

Os ruídos e barulhos presentes nas edificações podem ser exagerados e causar problemas de saúde ás pessoas presentes nos locais ou em seu entorno, para que esses problemas sejam minimizados há um laudo de ruído ambiental que deve ser respeitado e emitido para regularizar as comunidades, independentemente de reclamações ou não.

Os laudos são emitidos para as seguintes áreas:

  • Áreas de sítios e fazendas;
  • Áreas residenciais urbanas;
  • Áreas de hospitais e escolas;
  • Áreas industriais;
  • Áreas mistas.

Adotando todas as medidas ambientais presentes na lei e outras que também não são obrigatórias, mas necessárias é possível ter um equilíbrio ambiental para que o desenvolvimento social e industrial seja cada vez mais responsável e sustentável.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *