O descarte de resíduos perigosos

resíduos

Os cuidados com o meio ambiente são ações muito importantes que para que as pessoas possam viver com qualidade de vida, saúde e para que os problemas de desmatamentos, poluições por resíduos e aquecimento global sejam evitados.

Entender a importância dos cuidados com o ambiente e como isso influencia diretamente na sua vida é uma forma de buscar atitudes sustentáveis e eficientes.

Atitudes simples como não jogar lixo nas ruas, por exemplo, é uma ação benéfica para o cuidado do meio ambiente.

A mudança de comportamento pode parecer uma coisa que não surte efeito, mas, se cada pessoa mudar os seus hábitos de consumo e a forma como se relaciona com as questões ambientais, ajudará a evitar os impactos ambientais, que podem causar sérios problemas para a sociedade.

A importância dos cuidados ambientais

A preservação do meio ambiente é importante porque, é dele que os recursos naturais essenciais para a sobrevivência das espécies como água, alimentos e diversas matérias-primas são geradas.

Se não houver mudanças no modo como as pessoas se relacionam com as questões ambientais, estes recursos importantes podem acabar e prejudicar das formas de vida no planeta.

A degradação ambiental causa consequências muito graves, por exemplo, o aquecimento global que é a alterações dos ciclos naturais de animais, plantas, falta de água e poluições são causados por ações incoerentes dos humanos, que são feitos há anos.

Ao longo dos anos e gerações, vários dos recursos naturais foram prejudicados pelas atividades e trabalhos realizados pelas pessoas, como queima de combustíveis fósseis, descarte incorreto de lixo e esgoto em mares e rios, expansão desordenada das cidades, inadequação da gestão hídrica, queimadas nas matas, florestas e outros problemas.

Pensando nessas questões, as empresas, tem buscado maneiras de mudar a sua postura perante o mercado e o seu consumidor, mostrando a todos que os cuidados e preocupações com o meio ambiente é essencial para uma boa atuação nos negócios.

A contratação de profissionais de gestão ambiental tem sido recorrente. As pessoas que são especialistas nessa área, analisam as formas de administração e o exercícios de atividades econômicas e sociais, verificando os impactos e problemas ambientais que essas atividades causam e propõem soluções para reduzir esses problemas.

A engenharia ambiental é outro setor que ajuda na avaliação das áreas ambientais, questões de tratamento de água, drenagem, cuidados com águas pluviais e residenciais, gestão de resíduos, ecossistemas e outros pontos que são importantes para o ambiente.

Os profissionais dessa área analisam os problemas de forma integrada e quais impactos podem causar a área econômica, social, tecnológica e ecológica. Trabalhando com um gestor ambiental, juntos podem ajudar a melhorar a atuação e a maneira como as empresas se relacionam com os recursos naturais.

O engenheiro ambiental pode atuar no gerenciamento de áreas contaminadas, em órgãos como a CETESB (Companha de Tecnologia de Saneamento Ambiental), organizando medidas para reduzir os riscos e números de áreas que possam estar contaminadas e trazer problemas para a população.

Medidas adotadas nas empresas para melhorar o meio ambiente

A implementação de algumas mudanças nas empresas e em outros espaços, podem ajudar as pessoas a se conscientizarem. A coleta seletiva, por exemplo, que consiste em realizar a separação do lixo por grupo é uma maneira de entender um pouco mais sobre os resíduos e dar um destino útil a eles.

No momento de separação, há cinco tipos de lixeiras que possuem cores diferentes e que representam cada tipo de resíduo:

  • Alumínio;
  • Papel;
  • Plástico;
  • Vidro;
  • Lixo orgânico, destinada aos alimentos.

Essas formas de descarte ajudam as cooperativas de reciclagem a transformar o lixo em algo novo e reaproveitável.

Outro tipo de coleta muito importante é a coleta de lixo hospitalar, que deve ser feita com muita atenção, pois, os resíduos hospitalares podem causar contaminações. Os profissionais que realizam esse serviço, usam uma incineradora para descartar o lixo com segurança.

A questão do transporte de resíduos é um assunto muito importante, que possui muitas regras que são definidas por órgãos ambientais, que ajudam as empresas a realizarem a separação dos resíduos, de acordo com as leis e evitar sérios problemas de saúde, ao ter contato com o resíduo.

Portanto, os cuidados com o meio ambiente é uma obrigação de todos para evitar o desaparecimento de recursos e das espécies.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *