O meio ambiente e seus serviços de tratamento de efluentes

No funcionamento de uma indústria, é comum que acabe por gerar resíduos provenientes de determinadas confecções e serviços.

Esse tipo de resíduo não pode ser descartado a esmo na natureza, pois, neste caso, a ocorrência da contaminação dos meios naturais, como rios, córregos, nascentes e áreas verdes, é eminente, prejudicando todo o ecossistema local, a sua fauna, flora e todos os elementos que ali se baseiam para viver.

Sendo assim, existem alguns procedimentos de praxe, que tem como intuito encaminhar melhor essas cargas residuais para estações de tratamento.

Facilitando assim tanto o processo de descarte quanto o de reutilização desses elementos, para que não causem avarias e impactos negativos nos meios ambientais onde eles são submetidos. Como uma espécie de saneamento.

Entender melhor como funcionam esses métodos é basicamente ter em mente os serviços que uma empresa precisa contratar para encaminhar seus resíduos oriundos de sua produção.

O contrário disso, ou seja, o descarte no meio natural, sem que haja nenhum tipo de tratamento, acarreta em multas previstas por lei, pois o descarte incorreto de resíduos na natureza, é, segundo as leis vigentes do Brasil, um crime ambiental que pode desencadear até detenção dos responsáveis.

Portanto, é mais que necessário que se entenda como se dão esses procedimentos, mesmo os comuns, como o Laudo de caracterização de vegetação e como devem ser aplicados em cada tipo de indústria.

Pensando nisso, nós elaboramos este texto com alguns detalhes relacionados à como ocorrem esses tratamentos. Desta forma, aconselho à você que permaneça com a sua leitura e entenda melhor quais os pormenores e questões que envolvem os serviços de tratamento de efluentes.

Estação de tratamento de efluentes industriais

A água pode ser devidamente utilizada pelo meio industrial em uma série de aplicações, como na incorporação aos produtos, lavagem dos pisos, tubulações e máquinas, nos seus sistemas de geração de vapor ou resfriamento, ou mesmo no próprio processo industrial e vasos sanitários.

A realização do tratamento de agua apenas não se mostra necessária quando o líquido é incorporado aos produtos ou então evaporada.

Em todos os outros casos, os efluentes líquidos industriais, ou a chamada água residuária, necessitam passar por procedimentos de tratamento, já que uma vez são contaminados com os mesmos resíduos provenientes dos da produção.

Desta forma, deve-se pontuar que a utilização da Estação de tratamento de efluentes industriais é indicado conforme o tipo de carga poluidora e a presença de seus contaminantes.

Desta maneira, apenas especialistas sérios e devidamente qualificados podem avaliar e efetivamente realizar a coleta de amostras para análises de diversos pontos que representam a carga orgânica e tóxica presente nesses efluentes.

Para que você entenda de maneira clara, é preciso saber que esses processos aqui citados, diz respeito àqueles que buscam remover os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes, isso através de separações físicas, como:

  • Gradeamento;

  • Peneiramento;

  • Caixas separadoras de óleos;

  • Sedimentação;

  • Flotação.

São os processos físicos que também removem a matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal, reduzindo e eliminando a presença de microrganismos por meio da filtração em areia ou em membranas de microfiltração.

Estação compacta de tratamento de efluentes industriais

Corporações que contam com uma Empresa de tratamento de efluentes industriais possui uma série de vantagens e benefícios.

Principalmente no momento em que vivemos, onde a economia dos recursos naturais é evidente, trabalhar para preservar o meio ambiente é um dever de todos pertencentes à sociedade.

E uma boa maneira de fazer isso, é contando com a estação compacta, que além de requerer uma área pequena para a sua instalação, também é responsável por dotar o sistema com níveis altos de remoção de poluentes, podendo assim evoluir para que se tenha a obtenção de água para uma diversidade de aplicações, como lavagens de pisos, peças, máquinas e etc.

Empresa de licenciamento ambiental

Basicamente, uma empresa de licenciamento ambiental é um tipo de prestadora de serviços especializados na devida organização da documentação necessária para que se possa atender a demanda junto ao órgão ambiental devidamente competente.

Como, por exemplo, os documentos necessários para a realização do licenciamento ambiental para determinada obra ou projeto a ser realizado.

Essas empresas podem estar atuando nos mais diversos campos e segmentos distintos, esses que possuam a necessidade de tramitar algum tipo de processo ambiental, como as incorporadoras e construtoras, assim como também os postos de combustíveis, indústrias e etc.

Sendo assim, é imprescindível que haja estações de tratamento de afluentes, como também a existência da fossa septica, unidade essencial para tratamento de esgotos.

Dessa maneira, buscamos diminuir os impactos gerados para com o meio ambiente, trabalhando para o que produzimos não acarrete em destruições e perdas para o meio ambiental.