Poços artesianos e seus processos

A água é o bem mais importante para a humanidade, pois ela está atrelada a diversos processos que os seres humanos praticam.

Entre esses processos estão:

  • Preparo de alimentos;
  • Higiene pessoal;
  • Lavagem de roupas e carros;
  • Irrigação.

É por participar desses diversos processos que a água é um bem considerado essencial, de modo que sem sua presença não há possibilidade de vida.

Por isso, é de suma importância a conscientização do uso racional da água, desde o uso racional por empresas, como pelas pessoas comuns.

A água é abundante no planeta Terra, porém, apenas 3% dessa água é potável. Além do mais, cerca de 2% desses três são de difícil captação, pois estão nas geleiras e outros lugares, sendo assim, apenas um por cento da água é potável.

Uma das partes mais difíceis é fazer a captura da água, isso porque muitas vezes o encanamento não chega a todas as pessoas, a maneira de fazer com que a água seja presente é a perfuração de poços artesianos, que são feitos por empresa de perfuração de poços artesianos.

Poço artesiano: o que é?

O poço artesiano nada mais é que uma forma de realizar a captação de água subterrânea, dos chamados aquíferos.

Os aquíferos nada mais são do que grandes reservas de água que são formados por meio da infiltração da água no solo e também por entre os espaços das rochas.

Assim, a partir do momento em que a água caminha por entre os sedimentos ela é filtrada, tornando-se limpa.

Um poço artesiano com perfuração horizontal pode ser tanto por meio de vazão grande ou pequena. O que definirá se um poço artesiano tem grande vazão ou pouca vazão é o local onde ele será perfurado.

Assim, caso a região perfurada tenha rochas com grande capacidade aquosa, o poço consequentemente será mais forte; já se for em rochas com potenciais baixos, o poço será menos forte, podendo mesmo até secar.

Para que o poço seja feito no lugar certo é preciso fazer a consulta do ambiente e contratar empresas de furo direcional, que faz todo o planejamento do local, do solo de modo a fazer o furo de forma bastante eficiente.

Os poços artesianos geralmente não precisam de bombas d’água, entretanto, é preciso uma bomba para que ocorra o transporte da água interna até um reservatório externo.

O poço artesiano é usado a muito tempo pelas pessoas, sendo uma fonte que outorga a importância de ter água potável e limpa.

Para que o poço artesiano se mantenha, é preciso fazer sempre manutenções, tanto estruturais como a evitar que ocorram falhas.

Máquinas de perfuração

As empresas de perfuração de poços utilizam uma série de máquinas que ajudam na perfuração do solo, criando poços artesianos, são elas:

  1. Sondas rotativas: Essa máquina de sondagem é recomendada para ocorrência de perfuração em locais que possuam muitos sedimentos;
  2. Sondas percursoras: Essa ferramenta é para perfurações em locais rochosas;
  3. Sondas rotopneumáticas: São as ferramentas mais atuais e mais eficientes, perfurando diversos tipos de solos.

Além do poço artesiano

Grande parte dos poços artesianos usam bombas submersas a fim de elevar a água até um reservatório específico. Porém, a bomba ideal sempre vai variar de acordo com a profundidade e também da vazão desejada.

Assim, um poço semi artesiano é aquele que não tem grande profundidade e também é possível a utilização das chamadas bombas centrífugas e injetoras.

Se um poço semi artesiano for construído de maneira correta, não se precisará utilizar grande manutenções, apenas realizações anuais a fim de verificar o funcionamento dos equipamentos.

Além do poço artesiano há também os chamados poços caipiras ou então poço freático. Esse poço tem como objetivo a retirada de água dos lençóis freáticos. O lençol freático, diferentemente, dos aquíferos são reservas de água mais próximas da superfície, assim, o poço é mais raso.

Esse modelo é muito usado em regiões rurais e também em áreas de acesso limitado.

Benefícios do poço artesiano

Os poços artesianos são mais econômicos, podendo ser de grande ajuda em momentos de extrema crise. Garante uma água com qualidade, pois oferecem uma água cristalina. Ajuda em uma melhor distribuição, principalmente em regiões em que a distribuição da concessionária é escassa.

Dessa forma, vimos que o poço artesiano é de grande importância para diversos pessoas garantindo qualidade de água.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *