Saiba mais sobre o processo de sondagem

Saiba os tipos e seus detalhes, bem como a importância dos procedimentos de soldagem no âmbito industrial.

Para a realização de serviços que necessitem a averiguação de solo, o processo de Soldagem é essencial para que se conheçam os tipos de solo de um determinado terreno e suas características.

Como, por exemplo, o nível que se encontra o lençol freático e qual a sua resistência. Na execução dessa função, a mais conhecida é a SPT.

Neste texto, conheceremos mais sobre esse tipo de abordagem e da realização da sondagem spt e, além disso, veremos também outros tipos mais, que são utilizados para averiguação e determinação de condições de específicos locais.

Por isso, aconselho que continue com sua leitura e venha descobrir quais métodos são esses.

Sondagem SPT

Basicamente, o Ensaio spt – como chamam – se constitui de um específico método de realização da investigação do solo.

Cujo o avanço da perfuração acontece com o trado ou lavagem, utilizando-se da cravação de um amostrador padrão, para que as medidas de resistência sejam devidamente obtidas, como também o nível que se encontra a água.

Na execução da Sondagem spt, ao fim do ensaio a penetração, é possível que se faça a realização da medição do torque necessário para a ruptura da amostra, e aproveitar a perfuração para realizar outros ensaios específicos.

Sondagem mista

A sondagem mista, ou SM, é um outro método de investigação do âmbito da geologia/geotécnica, que funciona na execução da sondagem à percussão (SP) e também da sondagem rotativa em um único e mesmo furo.

Ela é aplicada para que se possa estipular e caracterizar os devidos parâmetros do solo e da rocha ao longo da profundidade.

Sondagem mista possibilita que se ultrapasse o matacão ou blocos de rocha, para que se possa continuar no processo de determinação do solo.

Para a sua realização, são aplicados os mesmos métodos dos outros tipos, como as sondagens rotativas ou sondagens à percussão ou amostragem.

A necessidade da aplicação deste tipo de sondagem se dá quando é necessário a execução de ensaios SPT, mencionados acima, no específico trecho em solo de uma rotativa.

Monitoramento geotécnico

O monitoramento geotécnico possui uma grande importância na verificação de hipóteses ou simulações realizadas a cerca de um solo específico, para a garantia de que essas estão realmente sendo eficazes e seguras, isso desde as concepções primárias do projeto e obra.

Quando se tem a instrumentação certamente bem definida, quaisquer possíveis decisões a serem tomadas se transformam em decisões fáceis e simples.

visto que há o acesso a informações e determinações previamente feitas, essas que se mostram altamente necessárias para a realização de alguns tipos de serviços no local.

Mas o que realmente está sendo monitorado? Hoje, é comum que esse monitoramento seja necessário em:

  • Barragens;
  • Pontes,
  • Edifícios;
  • Controle de escavações e etc.

O processo de monitoramento fará a coleta e observação dos dados sobre o local com a devida precisão, e até mesmo de forma repetida.

Além disso, ele analisará os dados de forma minuciosa e integrará diversas observações distintas por meio do uso de equipamentos variados.

Para se realizar o monitoramento, existem algumas formas distintas que podem variar conforme o objetivo do cliente.

Podemos citar aqui o geodésico, que oferece uma análise de variação em relação ao tempo de deformações e deslocamentos de uma mesma rede ou de elementos externos à ela.

As redes são divididas de duas formas: a relativa e a referência. A relativa diz respeitos ao pontos da rede que devem estar situados no local que está sujeito ao deslocamento ou a deformação.

A referência, ou também chamada absoluta, é aquela realizada dentro e fora da região sujeita às alterações.

Se tratando do métodos não geodésicos, são usados instrumentos de medição para o cálculo de inclinações, alinhamentos, entre outros mais.

Nesses, não são possíveis a verificação de dados sem a comparação com um Boletim de sondagem spt diferente e independente.

Enfim, são esses os importantes e diversos tipos e métodos de sondagem que são aplicadas no meio geográfico.

Elas são essenciais para que se execute obras e projetos com a devida segurança, utilizando-se dados reais das condições do solo e local, para adequar assim o plano de construção e executá-lo da melhor maneira.

Tata-se de mais uma forma em que a tecnologia nos permite realizar projetos e construções, garantindo assim mais praticidade e segurança.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *