Processos fundamentais para cuidar do meio ambiente

ambiente

Os cuidados com o meio ambiente são essenciais para a qualidade de vida animal e humana. A preservação dos recursos naturais é importante para a continuidade das espécies, evitando a extinção e os problemas de escassez na natureza.

Os serviços e projetos para ajudar nos cuidados e preservação ambiental são um jeito de ajudar o ambiente e reduzir os impactos das atividades econômicas que são realizadas todos os dias, em diversas empresas de pequeno, médio e grande porte.

Diversas áreas realizam serviços relacionados a produção de mercadorias que as pessoas utilizam no dia a dia. O trabalho de fabricação é feito com uso de materiais e matérias-primas vindas do meio ambiente.

O processo de descarte dos resíduos e materiais que são usados muitas vezes é feito de maneira incorreta, gerando problemas como: poluição, enchentes na cidade, contaminação de mares, rios e lagos, doenças na fauna, flora e impactos na saúde humana.

Considerar esses fatos e investir em um projeto de descarte adequado para os resíduos são essenciais para o meio ambiente, além de gerar resultados positivos para a economia.

Ações que podem ajudar o meio ambiente

Os indivíduos chamam de lixo tudo que não possui mais uso para eles, porém, nem tudo que as pessoas jogam fora é lixo.

Alguns materiais podem ser reciclados, ou seja, passam por vários processos de transformação até ganharem uma nova forma e uso. A reciclagem é um método que ajuda o meio ambiente, diminuindo a quantidade de resíduos e cria novas oportunidades de atuação.

Os espaços de reciclagem, são cooperativas que recebem os materiais para serem reciclados, muitas vezes precisam de mão de obra para as tarefas, gerando empregos e boas ideias aos seus funcionários, que se tornam mais conscientes em relação ao meio ambiente.

A maneira mais simples de contribuir para a reciclagem é destinando os materiais para a coleta seletiva, método com lixeiras coloridas. Cada cor corresponde a um tipo de resíduo: alumínio, papel, plástico, vidro e orgânico.

Fazer o uso das águas pluviais é outro modo de ajudar o ambiente. Um sistema de captacao de agua, conhecido como cisterna é o mais utilizado em empresas e residências.

Esse reservatório consegue fazer a captação e armazenamento do recurso hídrico, com segurança, qualidade e proporciona economia nas contas de água, além de ter um impacto positivo no meio ambiente, já que é sustentável.

Tratamento de água e esgoto

Uma estação de tratamento de efluentes é um sistema operacional de saneamento básico que cuida dos métodos de tratamento de esgoto e outros resíduos poluentes. O termo efluente é usado para se referir a resíduos líquidos produzidos na indústria e o esgoto sanitário ou doméstico.

Os processos de tratamento de esgoto e água são uma exigência da legislação ambiental e precisam ser feitos por questão de saúde.

A ETE compacta é uma estrutura que realiza os processos físicos, químicos, biológicos e tratamento de esgoto, removendo as cargas poluentes presentes nos resíduos, deixando-o adequados para serem devolvidos ao ambiente como um efluente tratado, evitando problemas de poluição.

Os tipos de tratamento de esgoto, utilizados nas estações são:

  • Gradeamento;
  • Lodos ativados;
  • Filtro biológico;
  • Decantação;
  • Lagoas de estabilização;
  • Flotação;
  • Equalização;
  • Separação de óleos;
  • Neutralização.

Esses procedimentos são usados na estação de tratamento de esgoto para reduzir a quantidade de cargas poluentes presentes nos resíduos.

Tratamento de água

A água que é usada nas empresas e comércios passa por várias etapas de tratamento para atingir uma qualidade e ponto para serem usadas nas atividades diárias. As ETA (Estações de tratamento) são indicadas para o processo de purificação do recurso hídrico.

O sistema de tratamento de água usado nas estações consiste em: coagulação, floculação, filtração, decantação, desinfecção, correção de pH, tanque de contato, fluoretação e flotação.

Antes de iniciar todas essas etapas, existem a fase de pré-cloração e pré-alcalinização com a colocação de cloro, cal ou solda para ajustar os níveis do pH que são exigidos no processo de tratamento.

Efluentes industriais

Os resíduos produzidos na indústria também necessitam de processos de tratamento. O método usado, depende das características físicas, biológicas e químicas dos efluentes.

No tratamento de efluentes industriais são realizados processos: suspensão sedimentar, peneiramento, uso de caixas separadoras de gorduras e óleos, métodos aeróbios e com biofilmes, além dos sistemas de química para deixar os efluentes industriais com baixo índice de cargas e partículas poluidoras.

Portanto, os serviços das estações de tratamentos e ações que as pessoas e empresas realizam todos os dias são formas de ajudar a reduzir os impactos ambientais e agir em prol da preservação do meio ambiente, ajudando a manter os recursos naturais e vegetais importantes para as espécies.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *