Quais são os tipos de sondagem de solo? Quais as suas funções?

Analisando o período contemporâneo, uma empresa de sondagem de solo desempenha seu papel principalmente em pesquisas no ramo de construção civil, sobrepondo-se ao ramo dominante há algumas décadas, o da mineração – ainda atuantes nos dias atuais. Estes procedimentos são aplicados, geralmente, com o intuito de identificar o tipo de solo e suas especificidades, no que diz respeito ao lençol freático, resistência a fatores naturais, entre outras informações relevantes a algum tipo de empreendimento da engenharia. As variações existentes de sondagens de solo podem ser categorizadas como: sondagens a trado, rotativa ou à percussão SPT.
As sondagens do tipo a trado, consistem em investigações no solo a partir de uma perfuração manual, de pequeno diâmetro e profundidade rasa. São utilizadas para a coleta de amostras que serão destinadas a estudos de caracterização laboratorial do solo, além da usabilidade para a realização de identificação do nível d’água em alguma região.
Realizadas a partir de um trado manual ou mecânico, podem alcançar profundidades que variam de 6 a 30 metros, em solos de resistência baixa ou média, visando a análise das camadas do local de escavação – que constituem um perfil estratigráfico do local. As sondagens rotativas, por outro lado, são aplicadas em estudos geotécnicos em solos impenetráveis ao método de sondagem SPT (que será mencionado posteriormente), como por exemplo, territórios com uma incidência maior rochas em sua estrutura, catalogando esses perfis rochosos. Através de uma perfuração motorizada com um barrilete, rotacionado e pressionado simultaneamente contra o solo perfurado, é possível adquirir amostras daquele terreno para as finalidades devidas.

A perfuração do solo pode ser executada em estruturas diferentes

Além disso, uma outra variedade dos tipos de perfuração de solo frequentes em construções civis e etapas de mineração, dá-se pela sondagem do solo a percussão SPT, método dominante de análise e estudo geotécnico na contemporaneidade.

A sondagem a percussão spt é, assim como os mencionados anteriormente, um método de investigação do solo no processo de uma construção civil, frequente nos estudos preliminares do direcionamento de um engenheiro civil no contexto de uma obra – simples ou complexa. A sigla SPT advém do inglês, “Standard Penetration Test”, em que na tradução livre significa teste de penetração padrão. Esta sondagem de solo preço pode variar a partir de terrenos e/ou obras diferentes, com índices de 1% no custo total de uma obra se comparados a outros países (entre 1% a 3%), segundo estudos da ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental).
Para a identificação do nível da água e coleta de sedimentos daquele local, a sondagem spt procedimento padrão para uma possui as seguintes etapas principais:

  • A normalização prévia das documentações pertinentes ao serviço: prescritos através na NBR 6484/2001, norma técnica proposta pela ABNT;
  • A instalação de um amostrador padrão: instrumento que possibilitará as conclusões em relação ao nível da água (lençol freático) – por perfuração no solo;
  • A coleta de amostras do solo, juntamente ao teste de umidade e resistência da terra;
    Por fim, é acoplado um torquímetro a fim de definir medidas pertinentes;

A respeito das vantagens e desvantagens a partir da sondagem a percussão spt, podem ser descritas principalmente as seguintes questões positivas desta opção:

  • Baixo custo por m² sondado, comparada às outras variações de perfuração de solo;
  • Equipamento de simples manuseio, sem a necessidade de mão-de-obra específica;
  • Entre outras.

Além de possíveis apontamentos negativos acerca desta maneira de perfuração, como:

  • Impossibilidade da sondagem em territórios íngremes ou solos inclinados;
  • Dificuldade de acesso a sedimentos em solos rochosos e terras mais densas;
  • E a similar dificuldade da análise de petrografia – composição, textura, estrutura – deste sedimento encontrado a partir de uma sondagem spt.

Contar com especialistas é uma forma de otimizar os processos!

Para um bom procedimento deste âmbito, é importante que se escolha uma empresa de perfuração de solo adequada à finalidade requerida, que garanta qualidade no serviço, transparência nas etapas realizadas e um ótimo atendimento.

Acerca da sondagem de solo preço, o custo-benefício é de fácil identificação, uma vez analisadas as vantagens. “Medir os pesos” entre os prós e contras de cada perfuração de solo específica, é uma etapa essencial para a escolha correta do projeto adequado. A importância da sondagem na construção civil pode ser demonstrada pela descrição de inúmeros fatores a partir da não-execução deste procedimento, no qual geram grandes transtornos durante a obra.

Entre estes problemas, estão: o aumento dos gastos no orçamento prévio, atrasos no cronograma devido ao não conhecimento das especificidades daquele tipo de solo/local onde a construção está sendo feita, e até a inviabilização do projeto, entre muitos outros. Uma empresa de perfuração de solo comprometida com as normas técnicas, bem-estar do cliente, além de um serviço de qualidade buscam, de maneira transparente, apresentar todos estes procedimentos de construção civil.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *