Qual a relação das sucatas com o meio ambiente?

sucatas

O Brasil é o país campeão no ranking mundial de produção de sucata. Por isso, pensar na relação da Compra e venda de sucata com os impactos ambientais é uma demanda necessária.

Afinal, o que fazer com uma lata de alumínio que demora no mínimo 200 anos para se decompor na natureza? Neste sentido, a comercialização desses materiais com foco em reciclagem é uma alternativa interessante, mas que ainda precisa de muitos avanços e conscientização.

Não é à toa que o Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço destaca que hoje o país reaproveita apenas 1,5% da sucata que vem de ferros-velhos e peças enferrujadas ou abandonadas.

Neste cenário, qual é a melhor forma de lidar com a Sucata de inox e outras matérias-primas? Se você tem uma empresa que trabalha com esses resíduos ou quer saber como destinar esse material sem causar tanto impacto ambiental, esse post pode ser útil!

Sucata de inox : entenda a legislação ambiental

Todos os resíduos de sucata precisam ser descartados de acordo com a Lei Federal 12.305/2010, que segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Entre as várias indicações para tratamento e descarte desses materiais, uma que se destaca neste caso que é que toda empresa de sucata deve se responsabilizar com a destinação adequada dos resíduos. Basicamente, isso inclui o compromisso de ações como:

  • Direcionar os materiais para centros de triagem/reciclagem;

  • Não descartar os resíduos em rios, lagos e mares;

  • Ter um controle do destino adequado das sucatas;

  • Analisar o tipo de sucata de acordo com o risco de contaminação;

  • Prezar pelo tratamento adequado no caso das sucatas especiais.

Ao cumprir essas obrigatoriedades, a Compra e venda de sucata pode ser um negócio muito rentável e benéfico para o meio ambiente.

É importante lembrar que além do metal e do inox, outros materiais como vidro, alumínio, papel e aço também são considerados sucata. Quer saber mais quais são as vantagens desse mercado na prática? Leia o tópico abaixo!

Compra e venda de sucata: vantagens

Quando uma empresa de sucata cumpre todos os requisitos da legislação ambiental e incentiva a reciclagem de materiais, há muitas vantagens que podem surgir da comercialização desses resíduos.

A reciclagem por si só é um processo vital para o meio ambiente, pois dá nova vida aos resíduos que seriam descartados de forma incorreta e isso movimenta bastante o setor industrial.

Um exemplo prático: sabe a latinha de refrigerante que você encontra na rua? Ao ser reciclada, essa lata pode se transformar em objetos artesanais, compor a matéria-prima de outros produtos e ainda ajuda a reduzir 95% dos gases de efeito estufa.

Além da redução dos impactos ambientais, a compra e venda de sucata também é algo que movimenta a economia e gera fonte de renda para as pessoas que trabalham com a reciclagem e para empresas do setor.

Isso é vital para o meio ambiente. Afinal, com tanta produção de resíduos, como plásticos, metais, inox, vidros e outras matérias-primas, o reaproveitamento das sucatas é um ato de compromisso com o planeta.

Reciclagem de sucata e possibilidades

A reciclagem de sucata dá vida a vários produtos. Uma pia inox, por exemplo, é um material 100% reciclável, muito útil na rotina. Além de sustentável, o inox é um material fácil de limpar, resistente e protegido contra os processos de oxidação.

Ou seja, há vários motivos para comercializar e transformar as sucatas e matérias-primas que dão origem a esse produto. O grande desafio socioambiental neste cenário é integrar as empresas que trabalham com aluminio e inox, e vendem esse material reciclado para as indústrias.

É por isso que uma estratégia para aproveitar a comercialização desses resíduos, tanto na economia quanto no meio ambiente, é promover ações de conscientização para as empresas do meio e indústrias.

Quando o processo de tratamento da sucata é realizado de forma adequada, sem dúvidas, os dois lados ganham e isso reflete na questão ambiental.

Transformar uma sucata que a princípio parecia sem utilidade em uma mesa inox, não te parece algo rentável? É nessa linha que as empresas de reciclagem devem se aproximar das indústrias, apresentando os benefícios e possibilidades da reciclagem (não são poucas).

Esse tipo de atitude não só é um nicho de mercado, como reforça a necessidade de uma atuação socioambiental mais responsável das empresas de forma geral.

Afinal, a grande questão não é só o país ser um grande produtor de sucatas, mas sim, o destino que esses resíduos estão tendo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *