Entenda a reciclagem de materiais utilizados no dia a dia

A reciclagem é o nome dado ao processo de transformar resíduos em materiais novos para a produção. A reciclagem é um dos braços da sustentabilidade, que é dividida em três frentes de ação, conhecidas como os três R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Exemplo disso, é a compra de sucata de cobre para esse fim.

Desde o século passado, pesquisadores e cientistas vêm constatando que nosso planeta, por ser limitado em questão de espaço e recursos naturais, exige que tenhamos um sistema de sustentabilidade baseado na reutilização.

Isso já é um fato, e até para os mais leigos faz sentido, já que estamos em um planeta com limites físicos, a nossa produção também tem limites.

Podemos comparar com a dinâmica de nossos lares. Quando compramos comida e outros bens, levamos para dentro de nossas casas, e fazemos isso várias vezes durante a vida.

Porém, nossos ambientes de descanso e lazer, por maiores que sejam, têm um espaço fixo e limitado. Se formos acumulando coisas, uma hora não haverá mais onde armazenar nada.

O que fazemos então? Adquirimos apenas as coisas que julgamos necessárias, e descartamos as outras coisas que não precisamos mais. Se você analisar a quantidade de lixo que uma pessoa produz em uma semana ficará surpreso.

Cada indivíduo dispensa em média 1,2kg de lixo por dia (no Brasil), em uma semana já são mais de 8kg de lixo produzido. Nossos lares só não ficam cheios de lixo em questão de dias, porque nós jogamos fora, e os sistemas de saneamento básico da região os recolhem.

O lixo não desaparece, ele precisa ser reciclado

Veja, porém, que no sistema de um lar, os produtos entram, e os resíduos saem. O fluxo em uma casa é constante.

Porém, o que acontece com o lixo depois que sai de nossos lares? E o restante dos resíduos produzidos nos processos humanos do nosso planeta? Eles precisam ir para algum lugar.

Claro que a natureza se encarrega de uma forma ou outra, dos resíduos. Todavia, os componentes fabricados pelo ser humano demoram muitos e muitos anos para se decompor naturalmente.

Um simples pedaço de plástico de uma garrafa de água, que não demora nem 10 min em nossas mãos antes de ser descartada, pode levar milhares de anos para se decompor.

Com o passar dos anos, o lixo acumulará, até que não haja mais lugar para ser colocado. E isso não se trata de uma teoria conspiratória ou algo do tipo, mas é um princípio físico, “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço”.

Por isso, é fundamental reduzir os resíduos formados, através da reciclagem. Vamos entender agora um pouco mais sobre o processo de reciclagem, e como podem ser reutilizados os materiais que compõe as coisas que usamos no nosso dia a dia.

Plástico

O plastico presente na maioria de nossos produtos e bens de consumo é um material artificial feito de longas cadeias de moléculas. O plástico foi uma das maiores invenções humanas e, graças a ele, muitos tipos de produtos que antes eram fabricados em metal se tornaram mais baratos e acessíveis.

Hoje em dia, é praticamente impossível estar longe de algum objeto que contenha plástico. Porém, ainda que tenha sido revolucionário, o plástico demora muitos anos para decompor-se naturalmente. Portanto, ainda que haja gastos, ele precisa ser reciclado e reutilizado, e não jogado em lixões.

O Pead reciclado é a versão reutilizada do Polietileno de alta densidade. Assim como outros plásticos reciclados, como o pebd, ele é altamente usual e sua reciclagem pode ser mecânica ou química.

Na mecânica, o plástico é triturado e transformado em grânulos pequenos, e volta a ser matéria-prima. E na reciclagem química o plástico passa por processos químicos que o levam de volta ao estado de materiais petroquímicos básicos.

Reciclagem de baterias

As baterias geralmente são compostas de vários materiais diferentes e sua reciclagem precisa ser cuidadosa. Cada componente é reciclado de uma maneira distinta.

A bateria tracionaria é um conjunto de acumuladores elétricos recarregáveis. Por conter chumbo, as baterias precisam ser recicladas obedecendo às regras de segurança.

Usabilidade do cobre

Outro componente muito reciclado é o cobre, presente na maioria dos aparelhos eletrônicos. Muitos ferros velhos fazem a compra de sucata de cobre e depois revendem para centros de reciclagem, que por sua vez, farão o tratamento e transformarão a sucata em matéria-prima novamente. Outros materiais do nosso cotidiano que podem ser reciclados são:

  • Papel;
  • Vidro;
  • Borracha;
  • Alumínio;
  • Isopor;
  • Computadores.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *