Remediação e proteção do meio ambiente

meio ambiente

O meio ambiente compreende a parte florestal e fauna, que parecem estar tão distantes dos grandes centros urbanos. Contudo, seus processos e atenção ao ambiente pode estar presente na sociedade, empresas, comércios e ambientes industriais, podendo atuar na construção e procedimentos da engenharia civil.

Isso ocorre porque para cada ação exigida na sociedade, existe uma resposta de preocupação com a conservação do meio ambiente.

Atualmente, inclusive, há uma cobrança por medidas consideradas mais sustentáveis. Assim, se você tem uma empresa é importante que ela seja sustentável. Mais ainda, se terá uma indústria, precisa pensar no gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes; ou se tem um comércio, precisa verificar a circulação de sacolas plásticas.

Esses são apenas alguns dos exemplos que justificam a importância de buscar por empresas de consultoria ambiental em sp que auxiliem nesse processo que envolve capital e meio ambiente.

Devido a importância do meio ambiente na sociedade e em todas as relações mundiais, inclusive para a manutenção da vida, este artigo vai abordar sobre a consultoria ambiental e os procedimentos necessários, como a remediação e compensação ambiental. Confira!

A busca por uma consultoria ambiental

Para um negócio ou segmento dar certo, é fundamental que ele tenha a consultoria de uma empresa especializada.

No caso de ações que vão envolver o meio ambiente de alguma forma, podendo gerar risco de contaminação ou poluição, também é importante buscar por uma consultoria ambiental.

É essa empresa que faz uma análise de risco que sua empresa pode causar no meio ambiente e traça metas e estratégias para redução e correção dos danos ambientais, evitando multas para a empresa.

Existem diversas consultorias ambientais em sp e é importante buscar por uma que tenha credibilidade no mercado, anos de experiência, além de contar com uma equipe vasta de profissionais, como engenheiros ambientais e especialistas nos procedimentos necessários.

Remediação e compensação ambiental

Dentre os projetos que podem ser citados ou desenvolvidos por uma consultoria ambiental podemos destacar o projeto de compensação ambiental.

A compensação ambiental deve ser estipulada após uma verificação governamental no que se refere aos custos gerados por danos ambientais causados por uma empresa.

No momento em que o governo consegue identificar as atividades realizadas e como elas afetam o meio ambiente, causando danos, a empresa recebe uma notificação mostrando que ela deve aplicar e adotar algumas medidas que sejam ecológicas.

Uma dessas medidas é atuar na manutenção de reservas ambientais, unidades de conservação e implantação de árvores.

Com isso, se a indústria ou a empresa realizar procedimentos que causem danos ao meio ambiente, é necessário ter em vista um projeto que vise a compensação ambiental, com o objetivo de mitigar os danos.

Esse tipo de projeto está descrito em legislação por meio do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Vale destacar que a elaboração do projeto depende de técnicos e profissionais especializados, como engenheiros ambientais.

Outro tipo de projeto é o de remediação ambiental. Esse tipo de projeto é um conjunto de ações e elementos técnicos que tem como objetivo anular a ação ou diminuir a emissão de materiais nocivos à saúde humana ou que possam ser tóxicos ao meio ambiente. Além disso, existe o objetivo de corrigir áreas que estejam em contaminação.

Desse modo, buscar por empresas de remediação ambiental é fundamental para que seu negócio e sua empresa estejam de acordo com as leis ambientais.

Mais ainda, as empresas de remediação também podem atuar em ações como:

  • Recuperar áreas que estão contaminadas;
  • Pensar nas medidas de correção das áreas;
  • Adequar a empresa às normas e técnicas ambientais;
  • Criar projetos de intervenções.

Além de recuperar áreas e fazer bem ao meio ambiente, essas empresas podem atuar também na proteção do solo, na verificação da qualidade da água e para evitar a contaminação de lençóis freáticos.

Vale destacar que isso deve ser feito seguindo as recomendações do Ministério do Meio Ambiente e as diretrizes para gerenciar áreas que possam estar contaminadas ou que necessitem de um licenciamento ambiental.

Dentro dessa questão da análise de qualidade da água de rios e lençóis freáticos, vale a pena destacar a ação como sendo fundamental para evitar a contaminação desse bem, não renovável e tão precioso, que é a água.

Ou seja, para uma empresa que precise ou deseje se instalar próximo a um rio há a exigência de realizar o monitoramento dessa água, assim como para a pessoa que deseja instalar em sua residência um poço artesiano.

Todo esse processo gera a necessidade de ter uma outorga poço artesiano sp que conceda a autorização da realização desse poço sem causar danos ambientais e evitar que o cliente ou empresa sejam multados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *