Sistema hidráulico no tratamento da água

tratamento

A água que passou por tratamento é o um recurso essencial para a vida das pessoas, porque, é com ela que os indivíduos cozinham, tomam banho, bebem, lavam roupas, louças, objetos, entre outras coisas.

Para conseguir utilizar a água, é muito importante que o líquido receba um processo de tratamento adequado, processo este que deve ser feito pelas empresas de distribuição, porque, esse trabalho de tratá-la, evita problemas de doenças por contaminação.

Até chegar na torneira das residências a água, precisa ter alguns processos de tratamento, usando equipamentos e produtos que podem deixá-la limpa e adequada para o consumo.

As ETA (Estação de Tratamento de Água), usam vários procedimentos químicos para conseguir filtrar e limpar a água que sai das torneiras de residências, empresas e espaços comerciais.

Cuidados com a água

Esse cuidado excessivo com a água não é exagerado, pois, a água quando é captada dos mares, contém todas as partículas e bactérias que os animais e pessoas que circulam nela.

Depois do processo de captação, o líquido é levado para as estações de tratamento e ficam por lá, cerca de três horas e passa por etapas de decantação, filtração e outros procedimentos, para que atinja as condições específicas e adequadas para o uso.

O tratamento é feito pelas empresas de tratamento, com profissionais da área química, que entendem sobre a retirada de impurezas e substâncias estranhas de líquidos ou fluidos.

Os problemas de poluição das águas é uma das formas de poluição que os seres humanos e as suas atividades praticam com muita frequência, deixando as condições de utilização da água quase nula.

Por isso, os tratamentos são importantes, mas, a criação de consciência ambiental, ou seja, não jogar lixo nos mares, rios, lagos e até mesmo no chão é uma simples e pequena ação, porém, se as pessoas praticarem esse ato todos os dias podem ajudar a preservar a vida dos animais marinhos e os mares.

Os resíduos líquidos, restos de esgoto e da agricultura como resultados de atividades do setor industrial, são descartados no meio ambiente, prejudicando as condições de utilização das águas.

As atividades econômicas, alteram as condições da água, principalmente, quando ocorre o derramamento de metais pesados e líquidos como: óleos, produtos químicos e outras substâncias.

A importância do tratamento de água

A atuação das empresas de tratamento de efluentes é essencial para retirar toda a carga poluidora da água e deixá-la adequada para o uso.Existem alguns tipos de tratamentos, que são indicados e realizados, de acordo com o tipo de poluente. Os procedimentos de tratamento são:

  • Preliminar;
  • Primário;
  • Secundário;
  • Terciário.

Remoção de nutrientes e desinfecção, são alguns dos procedimentos que são feitos em uma estação de tratamento de efluentes.

O tratamento de efluentes é importante, porque, nas estações, os profissionais do ramo, fazem a separação do esgoto e resíduos que possam comprometer a água.

Antes de chegar nas residências e empresas, a água precisa de um cuidado rigoroso, pois, algumas pessoas usam agua de reuso, ou seja, durante um determinado tempo, o mesmo líquido é utilizado várias e várias vezes.

Para conseguir reutilizar a água em empresas e residências, é muito importante ter um sistema para cuidar das condições da água, ou seja, limpar, filtrar e tratar o líquido, deixando-o adequado para reutilização.

A instalação de um sistema de reuso de água, é uma maneira sustentável de utilizar a água, além de ser um benefício para a economia de recursos hídricos.

O reuso e tratamento é feito com o uso de um filtro cartucho que é acoplado no reservatório ou caixa de água. O filtro retira todas as impurezas que comprometam a qualidade da água.

O tratamento de esgoto, precisa ser realizado para garantir a separação dos resíduos da água, evitando problemas de contaminação.

A captação do esgoto é feito por tanques, que realizam a floculação, retirada de impurezas, várias etapas de filtragem até que a água esteja pronta, despoluída e adequada para retornar aos seu local de origem, sem causar problema a saúde das pessoas.

Sendo assim, o tratamento de água é essencial para o funcionamento da sociedade, com qualidade, segurança, evitando problemas as pessoas, mas, para que esse processo tenha efeitos positivos, é necessário desenvolver consciência ambiental e cuidar dos recursos naturais, pois, essa postura pode ajudar na durabilidade dos bens da natureza, ajudando a vida animal e humana.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *