Sustentabilidade e o papel da reciclagem nos descartes

O meio ambiente anda saturado, por causa das ações humanas, como das empresas que utilizam recursos naturais sem se preocupar com as políticas de reparação de danos ambientais como reflorestamento, reciclagem, reaproveitamento de materiais etc.

Os consumidores vão às compras, sem pensar que muitos aparelhos e equipamentos eletrônicos são oriundos de desmatamentos e extração imprópria de minérios, por exemplo, passando por diversas etapas insustentáveis antes de chegarem às prateleiras.

Respeito e cuidado com os espaços públicos também devem ser observados por todos que os utilizam, como cidadãos e cidadãs, consumidores e comerciantes, trabalhadores, funcionários, empreendedores e empresários.

Aqueles que encontram alternativas para uma nova economia, principalmente as voltadas à economia verde, relacionadas à preservação do meio ambiente, devem ser celebrados, e incentivados por todos os envolvidos.

Reaproveitamento de peças ajuda ambiente

Uma das novas aberturas de mercado está na reciclagem de veículos que já atenderam ao propósito, mas ainda podem ter peças reaproveitadas, recicladas e transformadas em novos produtos, sem prejudicar o meio ambiente, ou sem necessitar da transformação da matéria-prima em estado bruto.

Com uma frota de veículos que cresce todos os dias nas cidades brasileiras, é muito comum encontrar diversos empreendimentos voltados ao desmanche de carros.

E é nessa área que se descobre que há uma enorme fonte de renda, tanto para quem utiliza desse expediente para se livrar de um carro ou uma moto que não tem mais utilidade, até para aqueles que precisam de peças, muitas vezes para substituição em um carro que ainda está em uso, em bom estado de conservação.

Até mesmo o governo federal brasileiro está atento aos benefícios desse tipo de trabalho, regularizando a atividade comercial de desmonte de veículos, em concordância com a Lei 12977, promulgada em 2014.

Com isso, as peças comercializadas passam a ter identificação, como procedência e modelos de veículos, para inibir o comércio paralelo.

Diversos benefícios se apresentam, quando partes de um veículo são reaproveitadas.

Todas as peças, quando não são reaproveitadas pela própria indústria automobilística, podem ter a destinação correta e se transformar em outros produtos, que podem ser destinados aos consumidores, de forma ambientalmente correta.

Entre outras vantagens que podem ser observadas no emprego dessa indústria verde, estão:

  • O aço reciclado não perde qualidade;
  • Pneus, baterias e fluídos passam por processos ecologicamente correto;
  • Custo de peças recicladas é menor;
  • Poluição do ar tem queda acentuada.

A sucata de veículos é um novo meio, também, de enfrentar a crise de energia elétrica e a crise de abastecimento de água, pois com a reciclagem empregada de forma expansiva, há economia desses dois elementos, que são muito presentes quando os veículos são fabricados com matéria prima bruta, e todo o tratamento que precisa ser feito. o processo de reciclagem economiza nesses dois setores, sem contar na própria economia de captação de matéria-prima na natureza.

Três produtos recicláveis de qualidade

Enquanto os veículos podem ter cem por cento de suas peças transformadas e com destinação correta perante o meio ambiente, outras indústrias também passam por um processo de reestruturação, para que os produtos usem menos matéria-prima advinda diretamente da natureza, e para que reutilizem produtos que já não oferecem mais nenhuma funcionalidade, e que podem ser devidamente reciclados.

Evitar mais danos ao meio ambiente é uma proposta que deve estar inserida em todos os segmentos da sociedade, Por isso, a reciclagem de diferente materiais, que são de uso diário, e podem ser separados de acordo com o tipo de material, deve ser estimulada em residências, comércios e indústrias.

A sucata de plástico é uma das mais comuns, pois diariamente são consumidos milhões de litros de refrigerante, que são acondicionados em garrafas pet, que podem ser reciclados, e voltar para o mercado consumidor de maneira limpa e eficiente.

O plástico é aplicado em diversos materiais, como galões de água, galões para produtos de limpeza, e até mesmo se transformar em saco de lixo.

Ainda no setor de bebidas, muitos sucos, refrigerantes e cervejas são comercializados em latas, que se transformam em sucata de alumínio, e podem ser reciclados de diferentes maneiras, podendo se transformar em brinquedos, panelas, aparelhos domésticos e voltando até mesmo para a indústria de alimentos.

Um dos metais mais valorizados para a reciclagem, podendo ser encontrado em moedas de diversos países, inclusive na de cinco centavos de Real, é a sucata de cobre, que oferece uma facilidade de transformação, podendo ser aplicada nos mais diversos segmentos de ligamentos ferrosos

Enfim, com atitudes e práticas positivas como as descritas neste texto, é possível caminharmos para um mundo mais limpo, equilibrado e sustentável. Pense nisso!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *