Sustentabilidade favorece preservação de meio ambiente

sustentabilidade

A sustentabilidade é uma pauta que está sempre em debate, com ações promovidas pelo poder público, por empresas privadas, organizações não governamentais e pela própria sociedade.

A proteção do meio ambiente é colocada em prática de diferentes formas, dependendo da instituição responsável por um espaço ou pela situação em que a fauna e a flora se encontram.

Dois grandes responsáveis pela poluição ambiental, a indústria e a construção civil, estão aplicando programas de recuperação ambiental.

Os recursos naturais são utilizados de maneira inteligente, evitando desperdícios de matérias-primas e direcionando os resíduos sólidos para locais apropriados.

A reciclagem também faz parte da realidade desses espaços produtivos, tornando o meio ambiente tema central em diferentes setores.

Construção civil desenvolve projetos sustentáveis

O impacto que o setor da construção civil provoca no meio ambiente é alto, mas isso está se revertendo com o passar do tempo. A aplicação de novas tecnologias e produtos voltados para os projetos imobiliários tem diminuído o número de resíduos sólidos.

As construtoras e as incorporadoras imobiliárias desenvolvem projetos em que a sustentabilidade está no escopo inicial. As áreas demarcadas para a construção de bairros planejados e condomínios residenciais, comerciais e industriais seguem determinações que constam da legislação dedicada ao meio ambiente.

A solicitação de licenciamento ambiental empreendimento imobiliário segue diversas normas regulamentadoras. Toda a infraestrutura deve ser analisada para reduzir ao máximo os impactos provocados em relação ao meio ambiente, observando pontos cruciais como:

  • Presença de espécies nativas;
  • Recuperação de solo contra erosão;
  • Preservar recursos hídricos;
  • Atenção a pontos frágeis.

Áreas litorâneas e serranas tendem a ser exploradas e, nesse quesito, as incorporadoras e construtoras devem cumprir diversas etapas para atender à legislação ambiental. O licenciamento pode ser obtido após apresentação de projeto de compensação e a preservação do meio ambiente.

Cuidado na emissão de gases tóxicos

As fábricas e indústrias foram, por muito tempo, significado de prosperidade e desenvolvimento urbano. Por um lado isso está completamente correto.

Por outro, muitos controles ambientais foram ignorados. e com o passar dos anos, muitas perdas foram sentidas e, atualmente, o setor industrial está passando por uma reformulação.

A emissão de gases tóxicos na atmosfera, a poluição de rios e lagos, além da concentração de metais pesados no solo precisou ser revisto a partir do século XXI, provocando uma nova revolução nas indústrias, em todo o mundo.

A partir de então, as empresas passaram a fazer um controle de poluição ambiental acompanhado de profissionais capacitados, fiscalização do poder público e órgãos que defendem a natureza a qualquer custo.

Isso tem apresentado mudanças significativas, com energia limpa sendo aplicada nas fábricas, como a instalação de placas solares e estruturas eólicas, e a captação e o tratamento adequado dos resíduos industriais.

Empresas devem apresentar planejamento concreto

Para alcançar a eficiência na energia limpa, a redução de desperdício de matérias-primas provenientes de recursos naturais e diminuição na emissão de gases e outros poluentes, o mundo corporativo passou a adotar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para empresas, independente do setor em que atua.

Com isso, a construção civil passou a rever o conceito de resíduos sólidos e procurou uma forma de reaproveitar madeira, vidro, ferro e concreto, tornando muitos desses elementos em bens de consumo novamente.

A instalação de filtros nas chaminés industriais, além de outros projetos de redução poluente no chão de fábrica, mudou a perspectiva de muitas empresas, alcançando fábricas em escala mundial.

Decoração residencial com flores e plantas

Seja no setor público, na iniciativa privada ou em uma residência doméstica, o meio ambiente precisa estar no centro do debate, garantindo a preservação da fauna e da flora.

Devidamente utilizados, os recursos naturais podem se renovar continuamente, sendo utilizados nos mais diferentes setores produtivos da sociedade.

A decoração de uma casa ou um apartamento pode ser feita com a instalação de plantas exóticas comprar com produtores que trabalham com esse tipo de material sem agressão à natureza.

A humanidade depende da água presente na chuva, nos rios, nos mares e nos lagos. As árvores são muito utilizadas para a construção de imóveis residenciais e estruturas industriais.

O ferro e o aço, além de muitos outros metais, são obtidos na natureza, e passam por transformações que permitem a construção de veículos, maquinários e muitos outros produtos,.

Da mesma forma, guardadas as devidas proporções, existem os fornecedores de plantas ornamentais que trabalham com produtos orgânicos e voltados para o ambiente doméstico.

Em todos os casos, é preciso cuidar do meio ambiente para que a sociedade possa aproveitar os recursos naturais por muito tempo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *