Tire suas dúvidas sobre desassoreamento de rios e lagoas

Hoje em dia, é muito comum que rios, lagos, oceanos e afins estejam poluídos com diversos tipos de dejetos, sujeiras, lodo, barro e todos os outros tipos de elementos que ou foram jogados ou chegaram lá por alguma outra adversidade.

E para que isso seja possível de ser mudado, é necessário que empresas especializadas possuam um licenciamento ambiental, que é um processo administrativo que exerce um controle e realiza um acompanhamento de atividades que usem recursos naturais.

Ou seja, esse documento faz com que sempre que uma empresa lide com recursos naturais e utilizará algo que possa agredir a natureza, entre outras exemplificações, deve possuir instrumentos para recuperar o ambiente.

Um desses tipos de serviços que fazem com que o local, principalmente falando sobre água, seja revitalizado é o desassoreamento. Para que você saiba mais sobre ele e como ele funciona nesses processos, acompanhe o artigo a seguir.

O que é o desassoreamento?

Quando embarcações e outros tipos de transportes necessitam de certas profundidades para navegar e são impedidos disso por causa dos dejetos dentro da água, o processo de dragagem de rios e afins começa.

Isso porque quando muitos elementos começam a poluir, faz com que a mudança das águas de seu ecossistema seja prejudicada. E para que isso não ocorra mais, o reequilíbrio e a normalização devem ser devidamente feitos.

Ou seja, desassorear é o ato de remover todos os tipos de problemas causados por ações humanos ou desbarrancamento de terra conforme os fenômenos naturais que podem acontecer.

Entre os dejetos estão:

  • Lodo;
  • Lama;
  • Lixos;
  • Entre outros.

Enfim, o desassoreamento de lagoas pode ser feito a partir do momento em que sua empresa se encontra alinhada nas leis e normas regulamentadoras ambientais, juntamente com o licenciamento já citado.

Isso porque, dependendo do que ocorrerá, até mesmo esse ato pode mudar o curso das águas, então para que nada seja feito e atrapalhe todo o sistema, é necessário ter um projeto bem detalhado.

O desassoreamento de córregos deve ser visto como algo muito rigoroso e necessário, pois ele ajudará sempre que puder a preservar diversos tipos de recursos naturais e desenvolvê-los mais ainda.

Além disso, há diversos tipos e métodos que ele ocorre, mas hoje falaremos somente de um que é um dos mais procurados nesses casos, isso porque ele é mais facilidade e muito ágil em seus feitos.

Como ele pode ser feito?

Iremos falar sobre o hidrojateamento, que é um dos mais modernos, rápidos e eficientes hoje em dia. Esse tipo de desobstrução é feito via a cabo, mas ainda não é tão difundido em todo o mercado, pois seu preço é um pouco elevado.

Costuma ser muito procurado, mas infelizmente as condições não são grandes como o meio profissional. Mas, o seu resultado é um dos melhores, não proporciona nenhum tipo de sujeira e a limpeza do ambiente fica muito melhor.

Esse serviço, por seu nome, já deixa uma pista de como funciona, que é um bombardeio de partícula muito rápidas, que conseguem desobstruir os encanamentos inserindo jatos de água em uma pressão muito densa.

E justamente por isso, ele é capaz de mover e também de construir qualquer objeto que seja um dos fatores de bloqueio da parte interna de todos esses tipos de encanamento.

O equipamento desse hidrojateamento é mais especializado e necessita de mangueiras de alta pressão para que seu trabalho possa ser feito. Além disso, esse método deve ser feito somente por pessoas experientes.

Pois como alguns materiais são mais específicos, devem ser manejados por técnicos profissionais na área que conhecem todos os objetos com que irão lidar. Lembre-se sempre de contratar uma empresa especializada para fazer esse trabalho de forma perfeita.

Outros serviços que esse método pode fazer são em redes de esgotos, caixas de gordura, tubulações industriais entre outros. Enfim, dessa forma todos os locais desejados serão limpos de uma forma muito eficaz.

Seja um rio, uma lagoa ou qualquer outro tipo de local relacionado, lembre-se sempre de entender o que está acontecendo com eles chamando um consultor que irá sempre levar a melhor resposta e opção para sua corporação e estabelecimento.

Por fim, essas foram as dúvidas tiradas relacionadas ao desassoreamento de rio, lagos e outros tipos de locais semelhantes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *