Como fazer o tratamento e armazenamento de resíduos diversos?

Todo tratamento de água é considerado como um processo turbinado natural de limpeza de qualquer rio, pois na água dos rios é possível encontrar bactérias que se alimentam das matérias orgânicas, das quais saem do esgoto e auxiliam na eliminação da sujeira.

Entre as vantagens que um Tratamento de esgoto oferece, é possível citar a agilidade, ou seja, trata-se de um serviço rápido, pois contém microrganismos em grandes concentrações.

Essas concentrações são superiores as que se encontram nos rios, por isso, demonstram mais eficiência. O trabalho de redução de impurezas presente no esgoto geralmente envolve, ao menos, cinco etapas para que essa água, já tratada, retorne ao ambiente.

O sistema de estação de tratamento de água começa barrando as impurezas visíveis aos olhos como, por exemplo, geladeiras e até mesmo fios de cabelos. O próximo passo é eliminar qualquer grão de terra e partículas em suspensão. Por último, e não menos importantes, a eliminação das sujeiras solúveis presentes na água. Resumindo:

  • Limpeza de sujeira visíveis;
  • Eliminação de areia;
  • Eliminação de sujeiras solúveis.

Esse tratamento remove cerca de 95% dos desejos (sujeiras), assim essa água pode ser armazenada em Reservatório de água metálico preço de forma acessível.

Com a água armazenada, é possível realizar limpezas de ruas, irrigações de plantios, jardins ou até ser devolvida aos rios sem algum tipo de perigo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada dólar injetado no investimento de saneamento e tratamento de esgoto, é possível conferir uma economia de até U$ 5 em atendimento médico.

Aqui, no Brasil, somente 16% dos esgotos das cidades são tratados e têm água limpa em sua caixa da agua. Infelizmente, quatro de cada cinco doenças são causadas por água ou esgoto sem o tratamento recomendado.

Conheça em detalhes os processos de tratamento da água

A primeira fase do tratamento é sempre de barramento do lixo sólido, pois este geralmente acompanha a água. Para retê-lo, é preciso fazer uso de duas linhas de grades: a primeira tem 10 cm de espaço entre as barras e a segunda tem 2cm, impedindo a passagem de madeira, garrafas, papéis, entre outros itens que surgem pela tubulação.

Depois vai para desarenação, onde se elimina a terra e a areia misturadas na sujeira. No fundo de uma grande caixa, o tubo joga ar na água, fazendo com que as partículas em suspensão formem espirais depositadas ao fundo.

A retenção auxilia de forma eficiente, evitando assim o  atrito dos sedimentos possam resultar no estrago das bombas que impulsionam o líquido durante o tratamento.

Após isso, os grãos de dejetos e de fezes são eliminados na decantação primária, pois eles são mais densos, por isso, ficam mais tempo no fundo do tanque.

Ao finalizar cada uma das etapas mencionadas, faz-se necessário contar com auxílio de uma pá cujo movimentos podem empurrar a massa sólida para um tipo de ralo.

Os materiais resultantes do processo acima podem ajudar nas seguintes produções:

  • Adubo;
  • Energia.

A água ainda suja passa para o tanque de aeração, uma fauna de bactérias e o coração da estação de tratamento. Injeta-se microbolhas de ar, ativando a voracidade desses microrganismos.

O líquido sai quase limpo e é o começo da decantação secundária, da qual é realizada em tanques redondos por uma pá giratória. Esta pá permite a separação dos microrganismos da água limpa, mandando-os para o tanque de aeração.

Poços artesianos também precisam de cuidados

Em um Poço artesiano manual, cisterna ou cacimba, também é preciso ter cuidados básicos no tratamento da água, para isso, é necessário escolher o filtro adequado, pois no mercado existem muitos modelos, sendo assim necessário analisar cada um.

Para ajudar na escolha, preste atenção de como é a vazão de água do poço, observe a espuma, experimente o gosto e veja se a cor não está fora dos padrões (areia ou barro).

Observando esses pontos, o técnico no qual está cuidado do poço artesiano saberá indicar qual o melhor filtro, geralmente ele é feito de inox ou fibra de vidro.

Independentemente do filtro, o importante é fazer uma instalação adequada. Além disso, recomenda-se investir em uma manutenção semanal para a certificação do funcionamento correto do aparelho.

Consulte um especialista para receber orientação completa e sanar qualquer dúvida com relação aos procedimentos.