Tratamentos com a água

O bem mais precioso para o ser humano é a água. Mesmo com o nosso planeta sendo composto, em sua maior parte, por água, é necessário, muitas vezes, que esse bem passe por alguns tratamentos para que seja possível ser consumido.

Neste texto você saberá um pouco mais sobre esses processos, e quais os seus benefícios.

Procedimentos de depuração líquida

Para reconhecer a importância da água na história da humanidade, basta perceber que, desde a antiguidade, os rios serviam como referência para os acampamentos, e durante a história moderna, as principais cidades do mundo contam com rios, que cortam os municípios e servem como fio condutor do assentamento para a construção de obras.

Sua importância também deve ser reconhecida como um importante meio de locomoção, por meio de canoas e barcos, que são muito utilizados, ainda hoje, em muitos municípios ribeirinhos.

A partir do crescimento das indústrias, muitos polos industriais se estabeleceram em regiões que ofertavam o abastecimento de água de forma contínua, e a poluição tornou-se um problema, que está sendo contornado com a aplicação de rigorosas leis ambientais, e a instalação de diferentes equipamentos para realizar o tratamento de agua, que retorna para os rios e seus afluentes, de maneira que o impacto seja o menor possível, inclusive com a prática de recuperação de fauna e flora ribeirinhas.

As empresas se movimentaram, e agora são obrigadas a constar, desde o início do projeto de instalação de uma fábrica ou indústria, os sistemas de tratamento, para evitar qualquer tipo de poluição, desde a diminuição de resíduos sólidos da construção civil, quanto na poluição do ar e da água, no ambiente em que está envolvido.

O trabalho de análise de água e efluentes se dá durante todo o processo de construção, instalação e durante todo o período de funcionamento de uma indústria.

As indústrias que foram instaladas em períodos anteriores, antes da aplicação da lei ambiental, já seguem normas de adaptação, para impactar, da menor forma possível, o meio ambiente.

A instalação de filtros e outros tipos de equipamento, em todo o processo de industrialização, tornou-se obrigatória, e é devidamente submetida a análises ambientais, em períodos alternados.

Os modelos de gestão do tratamento de água podem ser realizados de diferentes maneiras, mas que atendam aos requisitos exigidos por lei.

Por isso, muitas indústrias devem se atentar aos projetos que serão utilizados no local. O sistema de osmose reversa é um dos processos utilizados, não só para a reutilização de águas industriais, como também pode ser aplicado no setor agropecuário.

Com este sistema devidamente instalado, as águas que são captadas diretamente do solo, como poços, lençóis freáticos e captação de água da chuva, o excesso de sal pode ser revertido, e ser aplicado em plantações e abastecimento de alimentos de animais.

Como a água é essencial no escopo industrial, desde á área de limpeza de máquinas e equipamentos, até o resfriamento e geração de vapor máquinas de grande porte, muitas empresas investiram, e ainda investem, em uma estação de tratamento de efluentes compacta, que pode ser adaptada a pequenos espaços, e ainda assim, remover, de maneira satisfatória, agentes químicos e outros processos que poderiam poluir o meio ambiente.

Esta água de reuso pode ser disponibilizada para a limpeza de máquinas, pátios, veículos, além de disponibilizar para vasos sanitários.

Todos estes sistemas de tratamento e despoluição, que são aplicados na captação e despejo de água na natureza, trazem inúmeras vantagens ao meio ambiente, como:

  • Recuperação da água e seu reaproveitamento;
  • Redução de custos por meio do tratamento praticado;
  • Adaptações podem ser realizadas constantemente;
  • Qualidade da água em constante recuperação.

Contribuição de aplicações domésticas

Mesmo as soluções domésticas podem ser aplicadas na indústria, e vice versa. Em sistemas hidráulicos que contam com a presença de captação de chuva, ou poços artesianos e cisternas, é preciso que as saídas de distribuição possuam um purificador de agua, para que possa ser consumido.

A água que passa por processos industriais, conhecida como de reuso, não pode ser consumida, nem por humanos, nem por animais.

Por isso, o mais indicado é que seja construído um sistema hidráulico que passe por processos exclusivos, e que sejam destinados única e exclusivamente ao consumo, seja na limpeza de alimentos e outros equipamentos, que tenham contato com um filtro de água, para que possa ter a garantia de pureza, para não prejudicar a saúde.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *