Vantagens das fibras de vidro para o meio ambiente

As questões relacionadas ao meio ambiente estão intimamente ligadas à sustentabilidade, fator este que os diferentes segmentos das indústrias estão cada vez mais atentos.

Existe todo um cuidado que envolve o planejamento educacional, cultural e econômico que seja mais comprometido com as necessidades dos consumidores atuais, como também dos de uma geração futura.

Dito isto, o foco das indústrias preocupadas com as questões ambientais é trabalhar um uma vasta gama de materiais, que oferecem leveza, flexibilidade e boa qualidade.

Componentes como ferro, aço e variados de estruturas mais antigas, dão lugar à utilização de materiais alternativos e mais sustentáveis.

Um exemplo a ser citado é a utilização da matéria-prima fibra de vidro, que possui características específicas e vem agradando vários segmentos industriais.

O que é fibra de vidro e para que serve?

A denominação correta e Polímero reforçado com fibras de vidro – PRFV, mais conhecido como fibra de vidro (ou fiberglass), termos utilizados para denominar tanto o material, como ainda a própria fibra.

Sua composição se dá pelo ajuntamento de finíssimos filamentos de vidro flexíveis. Os pequenos projetos em fibra de vidro se ligam pela utilização de resina, seja de poliéster ou outra composição, que use materiais plásticos, oriundos do petróleo.

A adição, neste processo, de substâncias catalisadoras possibilita a polimerização, que é uma reação química.

Características da Fibra de vidro: Aplicações

A fibra de vidro é conhecida por ser leve, mas altamente resistente. Por ser elaborada por meio de propriedades mecânicas e químicas, é a junção de elementos que resultam em maior sustentabilidade, por exatamente ser reforçada, porém mais leve.

Para compreender melhor como funciona uma fibra de vidro, anteriormente é necessário ter acesso a um conteúdo importante: a condutividade térmica (transmissão de calor em áreas específicas).

Por meio desse fenômeno, conhecido como condutividade térmica, quando uma empresa que trabalha com fibra de vidro utiliza esse material, maior a transferência de energia e mais rápida ela é dissipada. Quando mais baixa, mais se economiza em relação ao calor que não é utilizado.

Onde são utilizadas as fibras de vidro?

Nesse contexto, é importante reforçar que, tanto a Sucata de plástico como o vidro, são materiais considerados isolantes.

Ou seja, por meio da fibra de vidro, não é possível situações de propagação de chamas, por exemplo em caso de fogo, e também a liberação de gases tóxicos, sendo assim, a fibra de vidro é um material sustentável.

É muito importante, no atual contexto social e ambiental, que cada vez mais haja a substituição de materiais poluentes e de difícil decomposição por itens sustentáveis e com fácil decomposição ou descarte correto.

Um exemplo é a fibra de vidro, que pode ser utilizada em:

  • Utensílios de aviação;
  • Artigos de criação Náutica;
  • Materiais automobilísticos e de construção civil;
  • Recipientes de reservatórios e armazenamento.

A fibra de vidro é considerada um material inovador, resistente, de longa durabilidade e eficiência, e pode ser utilizada em inúmeros segmentos, além dos citados acima, como é o caso da construção de piscina de fibra.

Sua fabricação passa por processos simples, sem gerar resíduos prejudiciais ao meio ambiente, algo muito benéfico em todo esse contexto de sustentabilidade.

Dessa forma, a fibra de vidro é um material muito mais sustentável e leve, com fácil e curta decomposição, algo que vai de encontro a todo o cenário ambiental atual, que demanda cuidado, atenção e, principalmente, mudanças efetivas de hábitos, tanto industriais como pessoais no dia a dia.

A importância do comprometimento sustentável

É imprescindível que cada vez mais políticas públicas ambientais sejam desenvolvidas, assim como a substituição de recursos degradantes por recursos sustentáveis, como é o caso da fibra de vidro.

Além disso, é necessário o comprometimento empresarial com esses novos recursos, a fim de utilizá-los como alternativas sustentáveis para a reposição de utensílios, assim como para práticas e hábitos internos de uma instituição.

O meio ambiente precisa de ajuda e é dever de todo o ser humano se comprometer com ele todos os dias.

É, também, é de grande missão e importância, que as indústrias e empresa se comprometam com a causa ambiental, a fim de ajudá-la através da utilização de novos métodos conscientes, e não prejudicá-la ainda mais.

Assim, fica evidente que a fibra de vidro é uma ótima alternativa para todas essas ocasiões e, principalmente, para manutenção do meio ambiente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *