Veja como a reciclagem de resíduos pode ser um negócio lucrativo

Você quer ingressar na indústria da coleta de resíduos e reciclagem? Pois saiba que está no caminho certo, pois o ramo é promissor e o mercado ainda está praticamente aberto para novos investidores.

Então, se você decidiu começar uma empresa de gestão de resíduos, certifique-se de realizar estudos completos de viabilidade do negócio e também pesquisa de mercado.

Isso permitirá que sua empresa se instale adequadamente em uma comunidade, mediante o licenciamento ambiental, ou local que possa aceitar prontamente seus serviços.

Visão geral do setor de reciclagem de resíduos

As empresas que operam no setor de serviços de coleta de resíduos, basicamente, coletam lixos perigosos e não-perigosos, além de materiais que podem ser reciclados.

Os resíduos não perigosos incluem resíduos sólidos urbanos (resíduos domésticos), resíduos industriais e comerciais.

O gerenciamento de resíduos sólidos se beneficia, em grande parte, da expansão dos setores de negócios industriais, de construção e comerciais. À medida que esses setores se expandem, é natural que eles produzam mais resíduos.

Assim, também, a demanda constante do mercado residencial ajudou a estabilizar a receita total gerada pela indústria de serviços de coleta seletiva de lixo.

No futuro, a demanda por serviços de coleta de lixo continuará a ser impulsionada pelo crescimento populacional, privatização e criação de empresas. Além disso, a indústria se beneficiará do crescente interesse do público no setor de reciclagem.

Como qualquer outro negócio, se você for capaz de conduzir sua análise de custos, estudos de mercado e estudos de viabilidade antes de lançar sua empresa de gestão de residuos solidos, provavelmente não terá dificuldades para expandir o negócio.

Acima de tudo, iniciar e operar uma empresa nesse setor pode ser um desafio, mas a verdade é que ela pode ser gratificante ao mesmo tempo.

Um ponto positivo sobre essa indústria é que ela está aberta aos investidores de grande porte que possuem a capacidade de iniciar o negócio com uma frota de caminhões de coleta de lixo, como também aos aspirantes a empreendedores que podem começar com apenas um caminhão de coleta de lixo.

Além disso, o processo de coleta e gerenciamento de resíduos envolve caminhões de transporte de resíduos que passam por locais designados para coletar resíduos que são bem acondicionados em tambor de resíduos (ou galão plástico 20 litros) e, em seguida, descartá-los em locais aprovados pelo governo para triagem e reciclagem.

Nichos do setor de reciclagem de resíduos

O setor de gerenciamento de resíduos é regulamentado pelo governo federal e também por uma indústria que emite licenças para operar em uma área de nicho dentro do ramo.

Isso significa que antes que você possa se aventurar em outra área de nicho da sua operadora, espera-se que você adquira uma nova licença.

Por exemplo, se você tiver uma licença para operar uma empresa de gerenciamento de resíduos perigosos, não poderá se aventurar na coleta e no gerenciamento de resíduos médicos, por exemplo.

Você precisará, para isso, solicitar uma nova licença que lhe dará permissão para operar nessa linha de negócios.

Estas são algumas das ideias de nicho de especialização que uma empresa iniciante de gerenciamento de resíduos pode se especializar dentro da indústria:

  • Remoção e gestão de resíduos não perigosos;

  • Remoção e gestão de resíduos perigosos;

  • Remoção e gestão de resíduos médicos;

  • Remoção de resíduos radioativos e transporte local;

  • Remoção e transporte de materiais recicláveis;

  • Remoção e transporte de escombros, detritos de construção e demolição;

  • Operação da estação de transferência de resíduos;

  • Coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos;

  • Gestão de resíduos animais.

Escolhendo um local adequado para o seu negócio de gerenciamento de resíduos

Começar um negócio como empresa de coleta e gerenciamento de resíduos vem com seus próprios desafios; é um negócio que não pode ser iniciado em qualquer local de sua escolha.

Na verdade, você não terá permissão para iniciar uma empresa de coleta e gestão de resíduos em uma propriedade residencial, por exemplo.

Ou seja, o local que você escolher para iniciar sua empresa de coleta e gestão de resíduos é fundamental para o sucesso do negócio.

Portanto, os empresários estão dispostos a alugar ou arrendar uma instalação em um local visível; uma área onde a demografia consiste em pessoas com o poder de compra exigido e um local com barreiras mínimas para atravessar, especialmente no que se refere à construção de uma usina de reciclagem de lixo.

Enfim, o processo de operação no que se refere às empresas de coleta e gestão de resíduos depende em grande parte de suas áreas de atuação.

Por exemplo, as operações de uma empresa de coleta e administração de resíduos perigosos são muito diferentes de uma empresa de resíduos não perigosos.

Aqueles que estão envolvidos com resíduos perigosos são extremamente cuidadosos e prestam atenção aos detalhes por causa da natureza do negócio.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *