Você sabe a importância da consultoria ambiental?

Natureza, o que seríamos sem ela? Provavelmente inexistentes, afinal nós usufruirmos dela para sobreviver – nosso alimento, matéria-prima para tudo o que utilizamos. Pra auxílio desse recurso, contamos com a consultoria ambiental.

É fundamental preservar o meio ambiente, pois além de nos dar vida, ele também é responsável por toda a continuação dela.

Todos podem participar desta luta e nunca é tarde demais para se conscientizar, não espere o fim dele para tomar uma atitude, pode ser tarde demais e os danos podem ser irreversíveis.

Provavelmente você nunca parou para se questionar o quanto precisa do meio ambiente no seu dia a dia, como seria o resto de sua vida sem ele e outras questões como estas.

Além de oxigênio, ele nos proporciona alimentos, combustíveis, roupa, bebidas, até a cadeira que sentamos, muita das vezes, é feita de materiais naturais como a madeira.

Com essa grande variedade de utilidades e materiais que a natureza nos proporciona, muitas vezes, passamos dos limites, produzimos e retiramos demais, na maioria das vezes, sem devolver nada.

Por que a engenharia ambiental é tão importante?

A produção humana vem crescendo e ficando cada vez mais maçante. Quem também sofre com toda essa produção é a natureza.

Tiramos dela em grandes quantidades e esquecemos o quão finito os recursos podem ser, sem lembrar que existe um tempo para a geração de tudo.

Para tentar evitar catástrofes em quantidades alarmantes, em relação a essa utilização em massa sem consciência, legislações ambientais, que a cada ano ficam mais rígidas, foram criadas, como o licenciamento ambiental.

É por meio dele, que podemos e devemos fazer o controle das atividades humanas, que interferem nas condições ambientais, ou seja, graças a ele há a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso de recursos naturais.

Este licenciamento é uma exigência legal à todos os empreendimentos que trabalham com a natureza ou que de alguma forma podem modificá-la, pois foi criado com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do meio ambiente.

Devemos sempre pensar em como nossas ações refletem no mundo e em como o afetamos. Para nos ajudar com isso, temos a engenharia ambiental.

Que estuda todos os problemas ambientais causados em áreas ecológicas, sociais, econômicas e tecnológicas, sempre procurando promover o desenvolvimento sustentável.

Ela é uma ciência de suma importância, pois está sempre procurando formas de preservação, alertando o quão degradante nossas ações podem ser.

E a toda hora nos mostrando também benefícios que temos a receber nos reconciliando com a natureza. Outra forma para fazer o controle de como nos aliarmos à natureza é a consultoria ambiental.

Qual a função de uma consultoria ambiental?

Ela tem o principal foco em analisar e estudar todos os impactos ambientais ou estragos causados por projetos designados pelas empresas.

Em resumo: qual a pegada ecológica que o empreendimento está deixando ou pode deixar no meio ambiente. Diversas empresas não compreendem a importância de se ter um especialista na área.

E acabam deixando essa parte para pessoas, sem o entendimento sobre o assunto. Muitas vezes, a pessoa não sabe o que fazer e a consultoria ambiental da empresa acaba falhando.

Existem hoje diversas empresas terceirizadas, que cuidam dessa parte de consultoria. É recomendado que, se sua empresa ainda não tem um setor disso dentro dela ou de gestão ambiental, entre em contato com uma empresa terceirizada.

E contrate seus serviços, para evitar a degradação ambiental e que você pague multas ou tenha uma crise de imagem e financeira em sua empresa.

Um modo que também ajuda bastante a sustentabilidade, é o gerenciamento de resíduos da empresa, pois toda produção gera resíduos e muitos deles, ainda são reutilizáveis.

Basta você fazer o tratamento e a reciclagem PP correta destes, alguns até chegam a se tornar matéria-prima novamente.

O problema realmente é a falta de intenção e atitude por parte das pessoas, para se conscientizar de que a natureza pode acabar.

E pequenos atos, como desligar uma torneira ao escovar os dentes, optar por produtos biodegradáveis, comprar carros eficientes, consumir menos carne, não provocar queimadas, evitar lavar calçadas.

Além de reutilizar a água quando possível, diminuir o uso de embalagens e sacolinhas plásticas (levam muito tempo para se decompor), reciclar lixos (o uso de lixeiras recicláveis ajuda bastante).

Ou até mesmo, tomar cuidado ao descartar resíduos perigosos já ajuda de tamanha forma. De fato, precisamos de uma educação ambiental melhor.

Necessitamos abrir os olhos para o mundo e realizar as atividades necessárias que envolvam o meio ambiente, conservado-o de diversas formas.

É importante apoiar mais organizações que visam o consumo consciente, a preservação do meio ambiente, dos oceanos e o desenvolvimento sustentável.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *