Você sabe o que é dedetização?

Dedetização consiste em eliminar insetos, seus ovos e larvas, através de algumas técnicas específicas para cada ambiente e tipo de inseto, utilizando tipos específicos de venenos insecticidas.

O termo “dedetizar” vem do nome de um pesticida chamado DDT que ficou popularmente conhecido a partir dos anos 60. De modo respetivo à escrita desta palavra, existe a dúvida entre dedetização e detetização.

Para pronunciar, as duas palavras são quase iguais porém, a maneira adequada é dedetização, pois “detetização” não consta no dicionário.

Entretanto, para cada colônia de insetos a ser eliminada, utiliza-se o termo específico a partir do nome do inseto. Por exemplo: À colônia de cupins, descupinização.

À ninhada de ratos, desratização. E assim por diante. Cuidados que devem ser tomados durante a dedetização residencial:

  • Na aplicação de inseticidas gasosos, é recomendado que os moradores se ausentem do ambiente por pelo menos 6 horas;
  • Quando se utiliza iscas para captura de ratos, é necessário que as mesmas sejam disponibilizadas em locais de difíceis acessos, para que animais domésticos e crianças não tenham contato. Esses venenos podem ser letais a outros tipos de animais e causar grandes danos a humanos,
  • Antes do procedimento de dedetização, é necessário que o ambiente esteja limpo para a correta fixação dos compostos nas superfícies;
  • Se a dedetização precisar ser realizada em armários e guarda-roupas, para combate de traças e baratas, é necessário que sejam totalmente esvaziados, evitando que haja o contato do veneno com o que estiver guardado;
  • Utilizar somente produtos e equipamentos para o procedimento, que estejam calibrados e em boas condições de uso;
  • Ter cuidado com o manuseio de embalagens de inseticidas, evitando respingos e derramamentos.

A importância de contar com especialistas

O trabalho de uma empresa dedetizadora, é a prestação de serviços de controle das pragas domésticas (estas causam prejuízos econômicos e são prejudiciais à saúde do homem).

Essas empresas, muitas vezes, exploram também outros serviços, como: a limpeza e o desentupimento de fossas e esgotos, limpeza e eliminação de mofos e microrganismos nocivos, desratização e eliminação de cupins.

O prestador de serviços, também é responsável por fornecer o EPI (equipamento de proteção individual) adequado para o trabalho – não apenas para seus funcionários, mas também para um contratante que deseje acompanhar.

Os procedimentos da empresa de dedetização devem seguir às leis e normas governamentais vigentes, além é claro, da política corporativa da saúde, segurança e do meio ambiente.

Uma empresa de dedetização é principalmente responsável por fazer o controle de pragas e insetos, através de seu combate por extermínio.

O qual pode ser feito utilizando-se de métodos distintos, nos diversos tipos de dedetização, variando o valor de dedetização por metro quadrado. Tipos de dedetização:

Química

  • Inseticidas: São compostos químicos que provocam a morte de insetos, quando pulverizadas diretamente neles, ou no ambiente em que vivem;
  • Fórmulas e misturas: Combinações não passam de inseticidas em suas mais variadas formas, como em pó, granuladas, solúveis, etc.
  • Espalhantes adesivos: Esses espalhantes ajudam a fixar o inseticida na planta, protegendo-a do ataque das pragas.

Não química

Pode-se citar o CIP, que consiste é em sistema que reúne ações preventivas e corretivas, com o objetivo de impedir que vetores e pragas ambientais, se instalem em regiões urbanas gerando danos significativos. Desta forma, é feito o uso mínimo de produtos praguicidas, reduzindo os riscos de contaminação.

A dedetização e o meio ambiente

É importante ressaltar que os procedimentos da empresa de dedetização devem seguir às leis e normas governamentais vigentes, além é claro, da política corporativa da saúde, segurança e do meio ambiente.

Na composição do veneno no combate às pragas, são utilizados diversos produtos químicos. Deve-se realizar um bom planejamento e escolher o veneno adequado, dependendo do tipo de praga a ser combatida e das características do local.

Diferentemente dos processos de dedetização e extermínio de insetos, o controle de pragas urbanas pombos não prevê a morte das aves.

Mas sim, a apreensão e transporte para viveiros especiais, onde elas são castradas e colocadas em seu habitat natural (geralmente, são libertas em áreas de preservação ambiental).

Obs.: O orçamento dedetização tem variações abrangentes, conforme empresas e estados diversos. Intoxicações, envenenamentos e até mesmo incêndios, podem ocorrer por negligência ou ignorância no manuseio de substâncias químicas tóxicas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *