Equipamentos eletrônicos devem ser descartados regulamente
Um consenso mundial está relacionado à proteção à natureza e os cuidados com o meio ambiente, em todos os setores produtivos da sociedade e seus equipamentos.
Desde a construção ou reforma de um imóvel até a produção em massa de bens de consumo, a natureza deve estar na pauta em maior ou menor grau de importância.
No caso da população em geral, atitudes simples podem ser tomadas no dia a dia, como melhor aproveitamento do transporte público, no caso de locomoção.
A manutenção da cidade com o encaminhamento de resíduos sólidos para a lixeira apropriada também é uma tarefa que deve fazer parte do cotidiano de forma natural.
No caso de comércios e indústrias, cada uma deve observar o que pode ser realizado de forma coletiva, junto aos profissionais que atuam na área, e a própria estrutura de negócio como um agente transformador diante da sociedade.
Planejamento estratégico com apoio técnico
A legislação de proteção ao meio ambiente nacional está em vigor desde os anos 1980, com a busca por soluções ambientais que atendam às características e necessidades básicas de desenvolvimento industrial e da própria sociedade.
Por isso, muitas plantas fabris passaram por uma adequação em suas estruturas, tanto na constituição física, com a implementação de filtros em chaminés e melhor aproveitamento de matéria-prima de origem natural.
Os profissionais também passaram por um aprendizado e valorização do uso consciente de elementos naturais, como melhor aproveitamento da luz solar e menor desperdício de água.
A contratação de uma empresa consultoria ambiental para aplicação de um planejamento adequado para cada setor também é implementado.
O setor da construção civil também foi afetado, levando em consideração que muitos empreendimentos imobiliários passaram a receber projetos visando o reconhecimento como empresa cidadã e amiga da natureza.
Por isso muitos conjuntos habitacionais, condomínios residenciais, empresariais e industriais contam com cisternas para captação de água de chuva, estações de tratamento de água exclusivas e telhas que reduzem o calor interno, evitando ao máximo o uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.
Local apropriado para encaminhamento e reciclagem
As empresas especializadas no desenvolvimento de projetos denominados verdes, por causa da cor relacionada à natureza, desenvolvem estudos de impacto ambiental e apresentam soluções que atendem à legislação vigente, evitando desperdício de materiais e melhor aproveitamento da água.
O uso de veículos elétricos faz parte de programas que visam a menor emissão de gás carbônico na atmosfera. Por isso, é comum encontrar muitas empilhadeiras e equipamentos que utilizam a energia elétrica em um canteiro de obras ou em uma planta fabril.
No setor da construção civil, a destinação de resíduos sólidos deve ser realizada por uma empresa especializada. Dessa forma, restos de concreto podem ser transformados em bloquetes e guias, por meio da reciclagem.
Aplicação de logística reversa é uma solução
A tecnologia implementada nos lares, nos centros comerciais e na indústria, de uma forma geral, criou um grande problema quando se trata de proteção à natureza e utilização de matéria-prima advinda da natureza.
Um aparelho que está presente no cotidiano da sociedade, de uma forma geral, é o celular, que facilitou a comunicação entre as pessoas proporcionando mobilidade e, ainda mais, disponibilizou um verdadeiro computador que cabe dentro do bolso de uma calça.
Com a possibilidade de troca constante, o aparelho celular se tornou um lixo eletronico reciclagem passou a fazer parte da realidade de muitas empresas. Os proprietários passaram a perceber que também fazem parte da utilização consciente desses equipamentos.
Por isso, os mesmo passaram a identificar e encaminhar seus lixos eletrônicos para locais apropriados, para que os mesmos pudessem ser reciclados.
Podemos destacar entre os lixos eletrônicos:
- Pilhas e baterias;
- Lâmpadas de qualquer tamanho;
- Computadores e notebooks.
- Celulares e tablets.
A fabricação desses equipamentos absorve grande demanda de matéria-prima e recursos da natureza e por isso mesmo, devem ser responsabilizadas quando se trata de logística reversa.
A associação com empresas especializadas no desmonte, descarte e reciclagem é incentivado por planos de contingência, verificando a possibilidade de reutilização de materiais, recuperação de equipamentos e transformação em outras peças.
Tudo isso em conformidade com a capacidade de reaproveitamento de peças metálicas, plásticas e afins, como os tubos de vidro de monitores e televisores ultrapassados.
A reciclagem de eletronicos é possível e tem grande repercussão positiva quando as empresas se adequam e atendem à legislação ambiental e diminuem o impacto na natureza.