Grandes empresas e a reciclagem

A reciclagem é a melhor maneira de tratar materiais que foram descartados por serem considerados sem utilidade.

No Brasil, um estudo mostrou que cada brasileiro gera em média 1kg de lixo por dia, contando que, desde o último senso realizado, a informação é que no Brasil temos 208,5 milhões em população

Essa conta é fácil, em resumo, a quantidade de lixo gerada é muito grande. Muitas vezes, esses resíduos são lançados na natureza, ou são lançados nos chamados “lixões”, onde toneladas de lixo são despejadas em grandes parques a céu aberto.

Apesar de haver projetos de lei que proíbam a prática, ela continua acontecendo.

Todo o tipo de lixo é lançado nesses locais:

  • Sucata;
  • Produtos orgânicos;
  • Restos de obras;
  • Vestimentas em geral.
  • Aparelhos eletrônicos, etc.

Dentre outros produtos cuja decomposição é longa e demorada, como: embalagens plásticas, borracha, fraldas descartáveis, etc. O reaproveitamento desses materiais é fundamental para a preservação da natureza e conservação do planeta para as gerações futuras.

Materiais reciclados

Muitas empresas de grande porte economicamente, como construtoras que trabalham em grandes edificações,, têm a possibilidade de inserir em seus projetos, materiais recicláveis derivados de diferentes matrizes. Um desses materiais é o Abs.

É um termoplástico altamente resistente e com boa durabilidade. É resistente às altas temperaturas e conserva suas propriedades em baixas. Mesmo que sofra alguma dilatação, normalmente não é significativa na sua constituição nem atrapalha seu desempenho.

Abs reciclado tem várias utilidades e aplicabilidades e é amigo do meio ambiente.

Na reciclagem mecânica, o material é reprocessado para produção de pellets e se torna matéria-prima para novos produtos, possuindo muitas propriedades. O processos de reciclagem desse material envolvem: moagem, lavagem, extrusão, secagem e granulação.

Como fruto do processo de reciclagem do Abs, que é derivado do petróleo, o Abs granulado possui muitas vantagens, como: conservar sua propriedade, proporcionar ótimo acabamento estético e manter alta resistência e durabilidade.

Outro termoplástico muito aproveitado em várias ocasiões específicas é o poliestireno, pois seu material é de constituição diferente e não apresenta alta durabilidade

No Brasil, esse material leva o nome de isopor, amplamente utilizado no mercado de embalagens em geral, também é usado como isolante térmico e tem aplicabilidade na engenharia civil.

Empresas e suas responsabilidades com a reciclagem

A engenharia civil tem grandes responsabilidade que vão muito além de construir edificações seguras para que as pessoas possam utilizar, isso, de fato, já é uma grande responsabilidade, pois envolve a vida e a segurança de muitas pessoas, além do nome da empresa e o engenheiro responsável por ela.

No entanto, as condições de trabalho e, principalmente o impacto ambiental gerado pelas grandes construções, como: barragens, hidrelétricas, termelétricas e afins, podem trazer consequências negativas para o ambiente.

Um dos grandes problemas que a construção civil enfrenta, relacionados ao meio ambiente, é reciclagem.

A quantidade de detritos gerados das construções é grande e esses materiais precisam ser reconduzidos e tratados de maneira correta para que sejam reciclados ou descartados corretamente na natureza.

Bem como a mineração. esse setor produz uma grande quantidade de resíduos. Uma mineradora pode gerar dezenas de milhares de toneladas de lama com detritos da exploração, por dia. Esse número incide diretamente na natureza.

Embora o setor tenha assumido muitas responsabilidade e compromissos com o governo, como a Ral dnpm, que precisa constar em seus relatórios inúmeras atividades exercidas pela empresa no ano anterior, a reciclagem não está no lista de prioridades da prestação de contas da atividade.

Porém, algumas mineradoras tomam algumas medidas na tentativa de amenizar esse problema, tais como:

  • Utilização de resíduos sólidos como base para pavimentação;
  • Reprocessamento do resíduo sólido ou lama para extrair mais minério;
  • Secagem da lama e processamento do material para obter aditivos;
  • Utilização de resíduos sólidos para soterramento de vales.

Todas as medidas tomadas na tentativa de minimizar os impactos ambientais gerados por empresas, ou mesmo pela produção de lixo diário nas residências, são válido.

É preciso dar mais atenção ao processo correto de coleta seletiva, cobrar do governo medidas que possam ajudar a reduzir o risco ambiental gerado pelas grandes empresas e cobrar das grandes corporações atitudes melhores para com o meio ambiente.

Práticas nocivas ao planeta são prejudiciais a todos, inclusive aos que as praticam, pois eles estão aqui, na única Terra que conhecemos, onde as futuras gerações de suas famílias também estarão. Seja amigo do meio ambiente, faça sempre a escolha certa.